Home > Campeonatos > Final de etapa mundial de surfe é decidida entre Brasil e Argentina

Final de etapa mundial de surfe é decidida entre Brasil e Argentina

por | mar 31, 2018 | Campeonatos, Notícias, Surfe Feminino | 2 Comentários

Rip Curl Pro Argentina

Muita disputa e pouca onda! Se pudéssemos resumir a etapa mundial de surfe, da segunda divisão, na Argentina, diríamos que foi regata a fúria latina e muita merreca.

Por Janaína Pedroso

De um lado Wesley Santos, o típico brasileiro (se é que é possível generalizar de forma tão simplista um povo). O menino de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, que ganhou ainda pequeno o apelido de “menino sorriso”, representa o astral do povo que sofre, mas mantém o riso largo a qualquer custo.

Seu oponente, um típico argentino. Facundo Arreyes é autoestima e confiança em pessoa. Chega a soar até um pouco arrogante. “Muitos me acusam de ser brasileiro, mas sou argentino, sou de Buenos Aires! Não tenho documentos brasileiros!” Bradou Facundo à repórter, após ter vencido nas quartas.

Estereótipos a parte, é interessante ver ressurgir a velha e ferrenha rivalidade entre os dois países, que segundo historiadores vem de muito antes do futebol. O cientista político argentino Vicente Palermo afirma que historicamente era comum que argentinos olhassem para os brasileiros com olhar superior.

Wesley vibra em Playa Grande! Foto WSL / Beto Viedo.

No mar, os ânimos são bem mais amenos, é verdade, o surfe não tem ainda a tradição para criar dualidades comparadas a Pelé versus Maradona. Surfistas do século XXI parecem não estar muito interessados nos velhos moldes da República, nem tão pouco nas batalhas em campo.

 

Mas sejamos sinceros, no campo ou no mar, ganhar da Argentina é bem mais gostoso!

ETAPA FEMININA

Entre as mulheres, quem se deu melhor foi Dominic Barona. Depois de garantir a vitória no Peru, há algumas semanas, foi a vez da equatoriana liquidar os sonhos da argentina, Josefina Ane.

Entre as brasileiras, Camila Cassia de Ubatuba, fez uma excelente performance e avançou até as semifinais!

Camila Cassia, de Ubatuba, chega até as semifinais do Rip Curl Pro Argentina de 2018. Foto WSL / Beto Viedo.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

2 Comentários

  1. among us

    Great job to publish such a profitable website. the article is not only useful but also really creative

  2. pgslot

    เสริมดวง สีเสื้อ มงคล ห้ามพลาด นักเสี่ยงโชค Pg มาเปลี่ยนแปลงชีวิตให้ดียิ่งขึ้นดังเช่นว่า pg slot เสริมดวงการคลังด้วยกระเป๋าเงินใหม่ แก้ปีชงให้สุขใจ และก็ที่ต้องมีให้ได้เลยเป็น เสริมดวงด้วยเสื้อ

inscrição feita!

Pin It on Pinterest