Home > CEO > Surfe e Cocaína: Por que a mídia especializada tem falado sobre isso?

Surfe e Cocaína: Por que a mídia especializada tem falado sobre isso?

por | nov 24, 2018 | Notícias, Opinião

Há poucos meses fui surpreendida por uma manchete no mínimo curiosa: “Surfe e Cocaína”. Resultado de entrevista com o jornalista Chas Smith, autor de “Cocaine + Surfing: A Sordid History of Surfing’s Greatest Love Affair”, (Cocaína + Surfe: Uma sórdida história sobre o maior caso de amor do surfe).

Por Janaína

Mais algumas semanas outra revista resolve abordar a relação entre o esporte e a substância.

Confesso que não li a matéria, muito menos o livro escrito por Smith, que além de músico é professor universitário. Por outro lado, conheço o poder de devastação da droga consumida em larga escala no Brasil e no mundo.

Perdi minha mãe de forma trágica depois de lutar no mínimo dez anos contra o vício que roubara sua vida. Na ocasião ela estava em uma clínica de reabilitação, sofreu uma parada cardíaca e foi embora, dessa vez para sempre.

Durante anos vivi a história dos milhares de familiares que sofrem com a angústia que é conviver com a morte lenta e a degradação física, mental e emocional de um dependente químico.

Tentativas de tratamento, internações, sumiços, espera e o convívio constante com uma espécie de estado de alerta: quando será a próxima recaída?

Mas, afinal, o que o surfe tem a ver com cocaína?

Nada. E é simplesmente bizarro e oportunista, na minha opinião, tentar relacionar as duas coisas. Uma é morte, a outra é vida. Concordo com o jornalista Daniel Duane, da Go Outside America, quando ele afirma que o livro de Chas é cômico, apesar da crítica positiva que faz à obra. Afinal, a maior história de amor do surfe é a cocaína? Isso só pode ser piada.

A modalidade que durante anos foi marginalizada não precisa disso, mesmo porque a relação entre cocaína e surfe é nenhuma. Substâncias químicas são consumidas, antes de mais nada por pessoas que por sua vez praticam algum esporte, seja futebol, MMA, polo, basquete ou surfe.

Histórias trágicas sobre alcoolismo e dependência químicas não estão só nas favelas, mas nas famílias ricas, Senado,  escolas, casas noturnas, empresas, obras e multinacionais, e obviamente entre praticantes de esporte.

Álcool e substâncias químicas são responsáveis por grandes tragédias familiares, crimes, acidentes fatais. O surfe não.

A intenção não é rechaçar publicações que deram luz ao livro que tem a desfaçatez de afirmar que a maior história de amor do surfe é com a cocaína. Apenas dizer que a real história de amor do surfe é com a vida.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Surfe e Cocaína: Por que a mídia especializada tem falado sobre isso? – Destaques do Dia│Últimas Notícias & Manchetes - […] Créditos de imagem: Filipe Burjato. […]
  2. Surfe e Cocaína: Por que a mídia especializada tem falado sobre isso? - Portal Nova Contagem - […] <p>Há poucos meses fui surpreendida por uma manchete no mínimo curiosa: "Surfe e Cocaína". Resultado de entrevista com o…

inscrição feita!

Pin It on Pinterest