Home > Notícias > ‘Sou a primeira campeã gay do mundo’, diz surfista na maior premiação do surfe global

‘Sou a primeira campeã gay do mundo’, diz surfista na maior premiação do surfe global

por | abr 2, 2019 | Notícias, Surfe Feminino, WSL | 4 Comentários

Premiação anual e mais prestigiada do surfe mundial, a WSL Awards, ocorreu no último domingo (31) em Coolangatta, Austrália, e foi marcada por discurso a respeito de um dos maiores tabus do surfe

Além de premiar inúmeras personalidades como Gabriel Medina e Stephanie Gilmore, a noite de gala teve a havaiana Keala Kennelly, discursou sobre homossexualidade no surfe profissional, entre outros assuntos.

Confira parte do discurso da atleta

“Quanto de vocês já sabiam, aos sete anos de idade, o que gostariam de ser quando crescessem? Eu sabia. Queria ser campeã mundial.


E aos 25 anos parecia que o sonho iria se tornar realidade. Mas nos últimos momentos vi a vitória escorrer entre meus dedos e terminei como número dois do mundo. Fiquei devastada. Estava destruída porque era como se minha vida tivesse terminado.


Hoje o que vejo é que aquele não era, definitivamente, meu maior sonho. Eu não estava sonhando grande suficiente.


Afinal, agora faço parte de uma liga de atletas que está literalmente forçando os limites sobre o que o ser humano é capaz, inspirando homens e mulheres com o que fazemos.


Precisei sonhar maior porque aos 25 anos eu estava ‘dentro do armário’, afundada em vergonha, vivendo com medo e eu me odiava por isso. Porque não via possibilidade de ser campeã mundial e gay ao mesmo tempo.


Hoje sou a primeira campeã gay do mundo. E estou orgulhosa do que me tornei. Sou eu, exatamente como sou e não como os outros esperam que eu seja.


Espero com isso inspirar outros atletas que estão sofrendo em silêncio.

Equidade de salários e agradecimentos

Keala finalizou o discurso falando sobre a recente conquista das mulheres ao garantirem salários iguais em premiações nos principais circuitos mundiais da WSL.

A surfista agradeceu a Sophie Goldschmidt, primeira CEO mulher a assumir o cargo e a todas as atletas, que antes de Keala, já lutavam por direitos iguais.

Ao final, um recado

“Sonhe os maiores e mais loucos sonhos, porque você nunca saberá quais deles se tornarão realidade, obrigada”

Assista à fala da atleta

Reprodução YouTube / Surftoday.com

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

4 Comentários

  1. Luciana

    É um preciosismo desnecessário. Por acaso está na ficha de inscrição o que o atleta costuma fazer na vida particular, sobretudo em 4 paredes?

    • origemsurf

      Oi, Luciana. Preciosismo desnecessário a atleta assumir sua sexualidade publicamente? Acredito que é uma questão que diz respeito a ela somente, não? Curioso seu comentário. Vou te contar, uma vez ouvi de um dirigente de uma Federação muito importante de surf: “elas são as laranjas podres”. Elas eram as homossexuais… Por acaso, ninguém precisa ser lésbica ou não e muito menos colocar isso na ficha de inscrição(que sádico esse trecho do comentário) pra correr campeonato. A questão é que ninguém precisa se sentir pior, ou ser julgada, ou prejudicada de fato por qualquer que seja a preferência sexual… Me desculpa, mas aparentemente você não entendeu o propósito do texto nem muito menos os motivos do discurso da atleta.

  2. wawa

    เว็บยิงปลา

    is a promotion, online slots, deposit 10, get 100 new Popular for people with small capital, really suitable for investors. With a small budget to play

  3. megaslotgame

    ambpoker เกม บนมือถือ เว็บไซต์ผู้แทนจากค่ายที่ได้รับความนิยมมีชื่อเสียง MEGASLOTGAME เป็นผู้ให้บริการใหม่มาแรง 2022 ปรับปรุงจาก ASK ME BET ผลิตเกมพนันออนไลน์ ออกมามากมายสไตล์อย่างปลอดภัย 100 %

Trackbacks/Pingbacks

  1. ‘Sou a primeira campeã gay do mundo’, diz surfista na maior premiação do surfe global – IEB Org - […] discursa na WSL Awards, maior premiação do surfe global. … Leia post completo no blog Leia mais (04/02/2019 –…

inscrição feita!

Pin It on Pinterest