Etapa brasileira de surfe feminino ocorreu no último final de semana, em Itamambuca, Ubatuba, reunindo surfistas de dez estados
Ao todo foram 134 surfistas competindo durante três dias, em sete diferentes categorias: sub 10, sub12, sub14, sub16, profissional adulta, profissional junior e longboard.
Iniciado após jejum, o evento ganhou título de circuito esse ano. “Hoje contamos com uma verba federal”, explica Suelen Naraísa, irmã de Wiggoly Dantas, idealizador do evento.
O recurso público veio da Secretaria Especial do Esporte, acomodada hoje dentro do Ministério da Cidadania, já que o atual governo extinguiu o Ministério do Esporte.
Ao todo, foram sete categorias, incluindo longboard
Nairê Marquez, de Ubatuba, foi destaque no evento
Nairê Marquez, de 13 anos, fez três finais, vencendo duas delas ( sub 14 e sub 16). A surfista ainda conquistou o quarto lugar na categoria Pro Junior, disputada por surfistas de até 18 anos.
Deu Monik Santos, de Pernambuco, na principal
A final da categoria principal foi disputada entre a pernambucana, a cearense Larissa dos Santos (vice-campeã), Camila Cássia de Ubatuba (terceiro lugar) e a paranaense Jessica Bianca (quarto). O terceiro lugar de Camila Cassia faz com que a atleta se mantenha na liderança no ranking.
Yanca Costa, do Ceará, que venceu a etapa passada, terminou em sétimo. Apesar do resultado, ela é vice-líder do ranking Abrasp.
Peruana vence a sub 10
Apesar de brasileiro, o evento contou com a participação de uma surfista do Peru. Catalina Zariquiey, 10 anos, é de Mancora e foi campeã peruana do ano passado nas categorias (sub 10 e sub 12).
Maju Freitas fatura na Pro Junior
Maju Freitas conquistou o primeiro lugar na segunda categoria mais importante do evento (atletas até 18 anos), seguida de Júlia Duarte, Mariana Areno do Rio e Nairê, de Ubatuba.
Além da vitória, Maju, que estrela elenco de “Super Grommets – Colonia de Férias”, do canal Off, chegou nas semifinais da categoria profissional adulta.
Nos pranchões
Mainá Thompson, do Rio de janeiro, levou a melhor no longboard. A atleta também comemorou a boa performance da filha, Lanay Thompson (segundo lugar na sub10).
O pódio foi completo por Jasmin Avelino, de Santa Catarina, Thiara Mandelli do Paraná e pela surfista e oceanógrafa Renata Porcaro, de Ubatuba, São Paulo.
A próxima etapa do Brasileiro de Surf Feminino já está confirmada, será entre os dias 18 a 20 de outubro, novamente na Praia de Itamambuca. Até la!
Confira os resultados:
RESULTADOS
Pro Adulta
1ª Monik Santos – PE
2 ª Larissa dos Santos – CE
3 ª Camila Cássia – SP
4 ª Jessica Bianca – PR
5 ª Tais Almeida – RJ
5 ª Júlia Duarte – RJ
7 ª Yanca Costa – CE (RJ)
7 ª Maju Freitas – RJ
Pro Junior
1 ª Maju Freitas – RJ
2 ª Júlia Duarte – RJ
3 ª Mariana Areno – RJ
4 ª Nairê Marquez – SP
Sub 16
1 ª Nairê Marquez – SP
2 ª Kiane Hyakutake – SC
3 ª Pamella Mel – SC
4 ª Isabela Saldanha – SP
Sub14
1 ª Nairê Marquez – SP
2 ª Luara Mandelli – PR
3 ª Laura Raupp – SC
4 ª Pamella Mel – SC
Sub12
1 ª Gabriely Vasque – PR
2 ª Natalia Gerena – SP
3 ª Luara Mandelli – PR
4 ª Luana Reis – SP
Sub10
1 ª Catalina Zariquiey – Peru
2 ª Lanay Thompson – RJ
3 ª Carol Bastides – SP
4 ª Luiza Teixeira – SC
Longboard
1 ª Mainá Thompson – RJ
2 ª Jasmin Avelino – SC
3 ª Thiara Mandelli – PR
4 ª Renata Porcaro – SP
0 comentários