Em mês dedicado à conscientização em torno do tema, surgem as primeiras imagens do surfista. Após mais de quatro meses hospitalizado ele aparece quase irreconhecível
por Janaína
Mais magro, pálido, cabelos longos e olhar perdido. Sunny é alimentado por uma ex-companheira. As fotos foram compartilhadas no perfil @prayforsunny dedicado à recuperação do ex-atleta.
Relembre o caso
No dia 03 de maio, escrevi nesse blog sobre a confusão causada pela mídia especializada, que acabou decretando a morte de um dos maiores ícones do surfe havaiano da atualidade (ou seria de todos os tempos?).
Passado o susto, mal deu tempo de sentir qualquer alívio, afinal o estado de saúde do surfista era grave. Na verdade, até essa semana, pouco se sabia sobre sequelas e em quais condições vivia ou sobrevivia Vincent Sennen Garcia.
Quem foi Sunny Garcia
Sunny se tornou conhecido pelo talento no surfe, estilo forte e preciso, o famoso powersurf, mas também pelo temperamento agressivo e por protagonizar inúmeras tretas.
O astro havaiano talvez tenha sido até hoje o “garoto propaganda” mais pop do movimento Da Hui, ou “black trunks” (em função das bermudas pretas usadas pelos integrantes). O grupo nasceu no final da década de 70, sob o pretexto de defender o território havaiano contra a invasão dos “haoles” (gíria que descreve os surfistas que não pertencem a determinado local).
Em outras palavras, havaianos estavam putos com a postura dos australianos e americanos, que ao “descobrirem” as ondas perfeitas do arquipélago proliferavam feito praga. Essa história é bem longa, mas existem bons documentários que falam sobre esse período, como esse a seguir.
Para se aprofundar na história de Sunny também recomendo “Sun of a Beach”. A entrevista de André Caramuru Aubert a um dos maiores nomes do surfe mundial e publicada na Trip é no mínimo um presente.
Mas, de volta a maio deste ano, a comoção tomou conta da internet e em minutos a notícia de que Sunny estava morto se espalhou. Horas mais tarde, o erro havia sido corrigido, porém a verdade é que talvez aquele Sunny, que estávamos acostumados a ver, tenha mesmo morrido.
A vida é um sopro
A vida é um sopro. Toda vez que alguém morre ou alguma tragédia muda o curso da história, me pego pensando nisso. Nessa vida que já perdi minha mãe e minha melhor amiga. Senti na pele, no corpo e na alma a ferida da ausência. Na verdade, sinto até hoje.
Esses dias mesmo foi assim e quando consigo identificar que a inquietação que eu sinto é saudade, corro pro mar.
Foi segunda-feira e mesmo assim decidi surfar sem culpa, sem pensar em textos atrasados, posts no Instagram, audiência desse blog, nem nada. Ainda me dou o direito de curar meu luto ou mesmo tristezas levianas, insatisfações corriqueiras, oscilações hormonais, seja lá o que for, curo no mar.
Então, fui surfar de manhã e depois à tarde. Surfei até meu limite físico, até os braços não suportarem, e por volta das 17h, assumi que já não tinha mais forças, estava morta de cansaço.
As “dores” do surfe
Mal saí do banho já sentia dores musculares. Hoje, aos 36, sinto as dores do surfe de maneira mais intensa. Pescoço, cervical, ombros, coxa. Aliás, muitas vezes tenho apelado para um remédinho. Tento primeiro o alongamento, a liberação miofascial, e se os sintomas persistirem é na droga meu alívio. Santo dorflex.
E de tão cansada e tristonha com os rumos do país, não conseguia dormir. Já sentiu isso? O corpo exaurido e a mente a mil, que pesadelo! Os textos atrasados me assombravam, mulheres machistas e moribundas rondavam meus pensamentos, a máfia do surfe, os cartolas, os dinossauros federativos, essa droga desse governo autoritário… ahhh, eu que só queria dormir depois de um dia inteiro de surfe.
Apaguei. E só fui abrir o olho às cinco da manhã. Ainda estava escuro. Cerrei os olhos como quem falece e implorei para que não fosse 3 da manhã; dizem que acordar as três da manhã é problema. Não eram três, ufa. Nem bem clareou e eu fiz a besteira de abrir o Whatsapp.
Já disse que esse APP é coisa do demônio? Falo isso brincando, já que não acredito em Satanás, mas na maldade humana pura e simples. Enfim, esse aplicativo dos infernos me mostrava a foto de Sunny Garcia, sendo alimentado por duas mulheres. Levei algum tempo olhando aquela foto até entender que aquele homem prostrado, em algo que se parecia a uma cadeira de rodas, era Sunny Garcia. Por isso eu já vou indo pro mar surfar umas ondas de gratidão. Afinal, cada dia é um presente!
A vida é mesmo um sopro.
bjs e boas ondas
De início a menina ameaça contar o que, parece, será uma história interessante.
Após alguns breves e mal redigidos parágrafos nos damos conta que em seguida ao lançamento da isca, fisgou nossa atenção para contar um pouco de sua vidinha e seus perrengues de uma adolescência temporã que nos priva de sabermos mais sobre a sorte do personagem que, diga-se en passant, é um dos mais ricos da moderna história do surf.
Haja umbigo
Parabéns
hahaha obrigada José Eduardo de Mello Amorozo I love haters
Meu, sugerir que o Sunny foi o maior surfista havaiano de todos os tempos foi uma ofensa a quem vive o surf. Já ouviu falar de Eddie Aikau, Magda??
que texto confuso; perdi meu tempo.
É lamentável que a ilustre Jornalista da “folha” faça uma declaração de que o governo é autoritário. Em pleno ano de 2019, onde mais de 55mikhies de brasileiros elegeram Jair Bolsonaro para Presidente do Brasil. São 3 anos sem corrupção no governo federal, 3 anos de várias obras concluídas , obras essas abandonadas pelos governos corruptos passados, apoiados pela mídia que deles se beneficiou, incluindo esse jornaleco do qual vc participa. Quem gosta de políticos corruptos, a eles se assemelha .
Governo autoritário? Vai fazer teu proselitismo vagabundo de esquerda lá no meio do cu da tua mãe e fique por lá fumando tua maconha!!!
Governo autoritário? E no meio de uma matéria sobre suicídio? Hahaha avá
Tinha que ser coisa dessa mídia comprada Folha, Uol, etc
Vcs doutrinados desonram em usar o nome de um cara passando maus bocados, achando que ninguém ia perceber que está tentando induzir os leitores a realmente acharem que existe um governo autoritário. Esse tipo de lavagem cerebral que vcs fazem é exclusivo de mentes ditadoras.
Porra! Tudo indicava que você falaria sobre o caso da tentativa de suicídio do surfista. Kkkk! Só rindo!
Olá,
Acho que vc queria dizer “prostrado” e não “procrastinado”, certo? E o Sunny Garcia? E a conscientização em torno do tema suicídio? Reflita.
Abs,
Texto ruim hein? Melhor surfar mesmo. Comçou bem, achei que ia focar no Sunny, daí passou a falar do proprio umbigo. Afinal. Ele tentou se matar, estamos no mês de prevencao ao suicidio e vc nada falou sobre isso. É isso: vá surfar
Enfim um texto com personalidade e profundidade. Pessoal queria que falasse mais de suicídio e de Sunny. Você estava falando da nossa relação com a dor e com o mar. Quem procura só notícias, informes, texto especializado, não entendeu a importância desse texto. Parabéns, não está fácil ler textos como esses, curto mas preciso.
Obrigada, Flavio!! 🙂 bjão
A vida é um sopro… Sunny casca grossa, campeão mundial, herói no paraíso do Hawaii, fica a reflexão
um sopro curto, o jeito é aproveitar cada momento e valorizar o que faz sentido realmente, como nossas relações com quem amamos, hábitos saudáveis que nos preencham e até trabalhar com o que nos motiva eu diria 🙂 obrigada pela mensagem! bjs
Janaína, quando fizer referência a um assunto é importante não deixar o leitor com a sensação de que perdeu algo e ter que buscar essa informação em outras fontes.
E…procrastinado?
Também interessante ver, pelo lado oposto, o exercício cotidiano de alguns de destilar rancor. O problema não é a crítica, essa deve ser bem vinda, mas o hater, o cara que busca para onde direcionar seu ódio do dia. Como transformar beleza (o texto) em feiúra (nos comentários), essa é a especialidade do hater.
Não vi nenum hater aqui, acho que vcs snowfalkes estão com a sensibilidade muito a flor da pele.
Li algumas críticas pertinentes e só.
A autora, em vez de cair na real e reconhecer seus erros (uma consulta ao dicionário para procurar o significado de “procrastinado” por exemplo) e falta de foco no assunto anunciado, prefere desqualificar o crítico. Bem típico
Um pouco de humildade faz bem
não me refiro a todos os comentários, na verdade só a alguns, que no fundo são haters disfarçados de crítica, a começar a chamar a autora de menina. e sim, procrastinado, precisa corrigir!
Haters disfarçados de críticos… o cara tem um sensor. Em tempo: chamar de menina também é incorreto?
Mas que texto fraco! Que visão pobre! Sentimento de vergonha alheia. Perda de tempo e sentimento de ofensa ao meu ídolo , sua família e todos que dedicam suas preces e pensamentos pela recuperacao dele. Nunca subestime um campeão, quem é rei não perde a majestade.
????????????????????????
Gente, cada um querendo estender a discussão para seu lado. Deixemos a amiga desfiar seus pensamentos e sentimentos e bola p’ra frente. Quem gostou, legal. Quem não gostou, bora buscar um momento mais profundo para se informar. Abraços.
Thank you
Thanks
Thanks for posting
Thanks for sharing
VEGUS168S
VEGUS168S
IF YOU NEED TO RICH CICK BELOW
https://www.vegus168s.com/
Great content
VEGUS168S เกี่ยวกับเรา
안전놀이터
Really very happy to say,your post is very interesting to read.I never stop myself to say something about it.You’re doing a great job.Keep it up
VEGUS168S
IF YOU NEED TO RICH CICK BELOW
https://www.vegus168s.com/
The Judge
영주출장안마
Judgmental people are the types to tell you exactly what is and isn’t cool. They have a way of taking the thing you’re most passionate about and making you feel terrible about it. These types of people look down on others instead of appreciating and learning from people who are different from them. They cause you to suppress your individuality, so you’re best off without them and embracing yourself!
เว็บยิงปลา
is a promotion, online slots, deposit 10, get 100 new Popular for people with small capital, really suitable for investors. With a small budget to play
Playing a super b game !! https://www.vegus168s.com/