Home > Destaque > Com Anitta, Gabriel Medina lança documentário

Com Anitta, Gabriel Medina lança documentário

por | jan 30, 2020 | Destaque, Notícias | 26 Comentários

Gabriel Medina reuniu ontem (29), em São Paulo amigos, familiares e jornalistas para o lançamento do documentário que leva seu nome. A obra, dirigida por Henrique Daniel com roteiro de Lucas Paraizo, conta a vida do astro esportivo. O encontro teve a presença de Anitta, Thiaguinho, Rubens Barrichello, Matheus Herdy, Miguel Pupo, entre outros.

por Janaína Pedroso

O documentário, exclusivo da Globo Play, foi co-produzido em parceria com Canal OFF e HD Filmes e reúne imagens inéditas de Gabriel. A estreia ocorre amanhã (31).

Com cenas da infância, em Maresias, em VHS e imagens mais recentes em altíssima definição, a história da vida do surfista é retratada a partir de diversos depoimentos.

“Eu tenho que tirar o chapéu pra esses dois aqui (diretor e roteirista) porque tinha muita imagem e eles conseguiram encontrar um jeito, um caminho de contar essa história”, disse Medina.

“Estou muito ansioso, é uma noite muito especial, reunir família, amigos, pessoas que estavam presentes nos principais momentos da vida. Todo mundo conhece o Gabriel Medina de hoje, mas pouca gente sabe sobre o caminho que eu percorri pra chegar até aqui”, falou Gabriel em coletiva de imprensa.

“Está parecendo dia de final de mundial, não consegui nem almoçar direito e o dia chegou através de trabalho. Dedicação e um sonho.”

Medina, durante coletiva
Gabriel dá entrevista em noite de pré-estreia na capital paulista. Foto Filipe Burjato.

Sobre mais projetos relacionados ao audiovisual, Gabriel deixou pistas de que há sim possibilidade para outras obras. “Esse foi um grande projeto, e depois de um ano conseguimos concluir e o próximo passo é pensar em algo maior, com certeza virão muitas ideias, estou com 26 anos, tenho bastante tempo de carreira, com certeza deve aparecer algo, e por que não uma ficção?”

De acordo com o bicampeão, o documentário “Gabriel Medina” é um sonho, mas ainda há outros. Quando perguntado sobre o presente, qual o sonho do momento, o surfista é enfático: “ser tricampeão mundial, com certeza!”.

Um roteirista da ficção

Lucas Paraizo, roteirista do filme, aceitou o convite para escrever o roteiro do documentário com certa surpresa. Afinal, vindo do universo da ficção e apesar de carioca, ele passa longe do surfe. “Achei estranhíssimo, não sou um cara ligado no surfe”.

Lucas, roteirista da série de grande sucesso na TV Globo, ‘Sob Pressão’, contou que além de trabalhoso (o roteiro teve cerca de 80 páginas) foi um tanto desafiador, no sentido de decifrar a linguagem do surfe. “A família foi muito paciente comigo, eu fazia perguntas toscas, do tipo: o que é goofy (expressão referente ao posicionamento do surfista na prancha)?”, conta Paraizo.

Autor de alguns roteiros para documentário, como “Divinas Divas” de Leandra Leal”, e diversos longas-metragens, ele conta que independente do estilo é necessário um bom personagem.

“Gabriel Medina não é um filme de surfe, apenas. É um filme que fala de surfe, mas transcende. Fala de um menino brasileiro, com seus traumas, perdas e abandonos, mas com suas alegrias, união com a família, e sonhos. É um filme de superação”, finaliza.D

Diretor habituado

Henrique Daniel acompanha Gabriel Medina já há bom tempo. É ele quem dirige a série exibida pelo canal Off “Mundo Medina”, entre outras produções.

Apesar da proximidade, Daniel lembra que esta obra trata de algo inédito, e portanto, com registros nunca antes exibidos.

“Temos muito mais que sete anos de captação, houve uma pesquisa extensa pra ter acesso a registros dele ainda pequeno, acredito que esse seja o grande diferencial do projeto”. Explica Daniel.

“Gabriel Medina”: Minha visão sincera

Nunca gostei do papel de crítica, aliás depois da criação deste blog, passei a ter ainda mais cuidado com emissões de opiniões, verdades absolutas e comentários certeiros.

Porém, a você, leitor e leitora, devo um olhar, uma opinião sincera sobre o que eu, surfista e blogueira Janaína senti ao assistir “Gabriel Medina”. Então, vamos lá!

Pontos altos:

O documentário é revelador, emocionante e provocativo. A medida que mostra Gabriel Medina, ainda menino em Maresias, abandonado pelo pai biológico, o garoto se transforma em uma espécie de fiel escudeiro da mãe, Simone, acompanhando-a até em faxinas.

O roteiro é absolutamente matador. Foi bastante certeira a escolha por Lucas.

Outro aspecto muito positivo são os depoimentos, especialmente de Kelly Slater, que com absoluta clareza e inteligência é capaz de sintetizar em poucas palavras o que difere um surfista talentoso de um múltiplo campeão mundial.

Pontos baixos:

Erros de legenda, tanto de ortografia quando digitação. Ao logo do filme observei uns quatro erros. Episódios importantes ocorridos no ano passado ficaram de fora, como a bateria polêmica de Portugal contra Caio Ibelli.

A obra tem vida curta, à medida que este ano, com a disputa de mais um título mundial, o documentário ficará logo desatualizado. Algo que, neste caso, é inevitável, já que Gabriel está em plena forma e ao que parece, em busca de mais alguns títulos mundiais.

Confira os cliques da noite, por Filipe Burjato

Mateus Herdy curtindo uma pipoca antes da sessao.
Família reunida.
A cantora foi prestigiar a estreia.
Entre amigos.
Miguel Pupo, amigo de longa data.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

26 Comentários

  1. Wilton

    Que porra de Anitta é isso.

  2. MGWIN

    What do an administrative assistant, exercise physiologist, and music https://mgwin88tm.com/ composition major have in common? They are all among our top hires for software developer roles. Many stellar engineers have no formal certifications or degrees; some didn’t go to college. We believe that there’s no single “best” route to a role. Often, less-traveled roads can provide invaluable experience and unexpected perspectives.

  3. imensanaat

    You are an awesome student electric shutters

  4. ahansaze

    AhanSaze Company with more than 30 years of experience and more than 12,000 successful projects implemented in the country in the field of construction and installation of fences for wall: deer antler protection, shrub protection, lilium protection, reed protection, spear head protection and also Simple and wrought iron guardrail for windows and sliding accordion door guards … with an experienced staff and the best materials in the world. Manufacturer and exporter of more than 100 models of simple and wrought iron modern fences for windows and doors of houses and yards, gardens, villas, residential complexes, factories and …

  5. ahansaze

    ahansaze Company with more than 30 years of experience and more than 12,000 successful projects implemented in the country in the field of construction and installation of fences for wall

  6. antler

    the price of deer antler wall guard is one of the most important factors in choosing a wall guard

  7. door

    the best courtyard door of model

  8. imensazeh

    best metal of model

  9. imensazeh

    best guard fence of model

  10. slot789

    เว็บพนันออนไลน์ฝากถอนไม่มีขั้นต่ำ
    is a promotion, online slots, deposit 10, get 100 new Popular for people with small capital, really suitable for investors. With a small budget to play

inscrição feita!

Pin It on Pinterest