Home > Destaque > Morre Alberto Sodré, um dos maiores nomes da fotografia de surfe no Brasil

Morre Alberto Sodré, um dos maiores nomes da fotografia de surfe no Brasil

por | jan 31, 2021 | Destaque, Notícias | 4 Comentários

Alberto Sodré, o Cação, 61 anos, faleceu na madrugada de sábado, 30, no Hospital do Vale do Paraíba. De acordo com o portal Waves, o fotógrafo estava internado desde o dia 18, após complicações em uma cirurgia de redução do estômago, feita há 10 anos.

Cação, como era conhecido, foi um dos primeiros fotógrafos de surfe do país, tendo contribuído para a antiga revista Fluir e Hardcore, além da internacional Surfer Magazine.

Morador de Ubatuba, ultimamente, Sodré atuava como fotógrafo para campanhas publicitárias e outras produções relacionadas ao ambiente, automobilismo, entre outros.

Nas redes sociais, amigos e ex-colegas lamentaram a partida de Cação.

Escrevo este post muito abalado com a morte do meu querido irmão Alberto Sodré, o Cação, um legend do surf brasileiro e da fotografia do esporte. Nesta foto feita em 1986, eu e a minha querida Celia Almudena, entre outros amigos e amigas, protestamos contra a poluição do Rio Itamambuca, que ele tanto amava. Fica uma imensa saudade do Cação, um torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube, amante do surf, do automobilismo e, principalmente, de sua linda família. Que Deus o leve para junto da luz e zele por sua alma por toda a eternidade. Aloha, Cação, muita paz, meu irmão!

Alceu Toledo Junior, jornalista e colega de Cação.

Protesto em Itamambuca, contra a poluição do rio, registrada por Sodré, em 1986.
Alberto Sodré, o Cação, surfando na década de 80, no Havaí. Reprodução Instagram/Paul Cohen.
O talento inigualável de Cação. Foto Alberto Sodré.
Martin Potter pelas lentes de Sodré.

O blog lamenta a partida de Sodré e envia condolências à família e amigos.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

O surf nunca esteve tão em alta. Recentemente, a ESPN e a World Surf League (WSL) anunciaram a ampliação dos direitos de transmissão do CT 2025 para as plataformas ESPN+ nos Estados Unidos e Disney+ na América Latina e Caribe, incluindo México, Peru, Argentina e...

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

4 Comentários

  1. Marco Leotti

    As complicações não foram pela cirurgia em si e sim porque estourou um grampo, fístula.

  2. xcrty

    As we’ve all know INTERNET the most modern way to communicate with the people around the world. The INTERNET began to operate in the 1960’s. In this way, a single signal can be sent to multiple users. https://mgwin88tm.com/ The old fashion way in sending mails had been thrown out in some people. Mostly now uses E-MAIL for sending mails to different parts of the country or sending it to other countries.

  3. 샌즈카지노

    안녕하세요
    블로그가 좋내요
    오늘도 좋은하루되세요

inscrição feita!

Pin It on Pinterest