Home > Notícias > Simpósio Brasileiro de Medicina do Surf discute diretrizes sobre saúde do surfista

Simpósio Brasileiro de Medicina do Surf discute diretrizes sobre saúde do surfista

por | jun 14, 2024 | Notícias, Ubatuba | 0 Comentários

O IX SIMSURF, Simpósio Brasileiro de Medicina do Surf, idealizado por Dr. Marcelo Baboghluian, do Instituto Marazul, em parceria com o médico Guilherme Vieira Lima, reuniu em Itamambuca, Ubatuba, nos dias 07 a 09 de junho, referências das áreas de medicina, nutrição, psicologia, fisioterapia e treinamento físico. 

Foram três dias de imersão com aulas e palestras sobre temas e práticas ligadas à saúde do surfista. 

Além de um campeonato de surf, o simpósio contou com a presença da médica e esportista Karina Oliani, do Dr. David Szpilman, médico e fundador da SOBRASA, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, e de Alexander Rehder, fisioterapeuta de Gabriel Medina.

Criado em 1999, o Simpósio Brasileiro de Medicina do Surf surgiu a partir da dificuldade em encontrar estudos relacionados à saúde do surfista. 

Karina Oliani e Dr. Marcelo, durante o IX SIMSURF, em Ubatuba. Foto Daniel Salles.

De acordo com o Dr. Marcelo, médico de inúmeros atletas, incluindo Italo Ferreira, Gabriel Medina e Adriano de Souza, o surfista tem particularidades que necessitam de um olhar específico do ponto de vista clínico. 

“Não dá mais pra ver surfista passando limão em ferimento de coral, ou fazendo xixi em lesão por contato com água-via”

Dr. Marcelo Baboghluian

“O surfista é uma pessoa diferente, seja pelos aspectos da saúde, seja pelos aspectos comportamentais. O SIMSURF prepara profissionais da saúde para atender o surfista da melhor maneira possível”, diz o Dr. Marcelo.

Pelo segundo ano consecutivo o evento é realizado nas areias de Itamambuca, local em que o médico frequenta desde a década de 70, a nona edição do SIMSURF teve campeonato organizado pela AUS, Associação Ubatuba de Surf.

Dr. Marcelo conversa com Carlinhos, locutor de surf e personalidade da cidade de Ubatuba. Foto Janaína Pedroso.

“Este ano decidimos que por ser um evento relacionado ao surf, ele deveria ser feito na praia”, explica. 

A médica e esportista Karina Oliani, fundadora da ABMAR, Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esporte de Aventura, ministrou o workshop de montagem de kits médicos para viagens de surf e falou sobre a importância do encontro. 

“Achei o evento de altíssimo nível. É um momento muito rico, com todas essas trocas de informações entre médicos, fisioterapeutas e profissionais da saúde em geral. O encontro torna o ambiente mais preparado e especializado para atender o surfista e a comunidade em geral, principalmente com a prevenção do afogamento, que é tão importante”, diz Oliani.

Com a popularização do surf e o crescimento do número de praticantes, há a necessidade de expandir o conhecimento médico (físico e emocional) a respeito do surfista, seja ele um profissional ou não.

 “Considera-se que existam entre 4,5 milhões a 6 milhões de surfistas, e esse número é crescente. Nós não podemos ignorar isso, dado o sucesso dos nossos atletas e a entrada do surf nas Olimpíadas. E o número de surfistas tende a dobrar em menos de 10 anos”, acredita Dr. Marcelo.

Deste modo, o IX SIMSURF debateu assuntos relacionados aos limites da prática esportiva, lesões, fisioterapia no universo competitivo, o papel do surfista em casos de afogamento, entre outros temas. 

“O evento leva também em consideração o profissional de saúde surfista, que não trabalha diretamente com o surf, mas se relaciona constantemente com surfistas, seja na praia, surftrip, e precisa estar orientado em casos de urgências”.

Participantes do SIMSURF em ação para conscientização acerca da prevenção do afogamento aquático. Foto Daniel Salles.

A psicoterapeuta Maria Lucia Contreiras, que cuida da parte emocional dos atletas que passam pelo Instituto Marazul, também estava presente e lembrou a importância do psicólogo no cuidado com o atleta. 

No workshop “Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes no Surf”, ela ressaltou a importância da preservação da infância.

“Laços afetivos saudáveis, escolaridade e a oportunidade de brincar. É importante que a gente não se esqueça disso, crianças precisam brincar”, diz Maria Lucia Contreiras, psicóloga do Instituto Marazul.

O IX SIMSURF foi realizado peo SID (Surf Information Data), com apoio técnico Sobrasa, Instituto Marazul, REMAR. Apoio: Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf, Board World, South to South, Fazpaz e Hansá.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Projeto Ondas, de Jojó de Olivença, realiza no dia 6 de julho, sábado, no período da manhã, o “Mutirão de Limpeza de Praia”, na Enseada, em Guarujá, em frente ao Delphin Hotel - na altura do número 1295 da Av. Miguel Estefano. “É uma ação muito importante para...

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

Programa “Habitat em Ameaça”, em Regência, é produzido pela Hdaniel Studio conecta Esporte e Natureza para inspirar a salvar paraísos naturais. Na agitação da vida moderna, muitas vezes estamos distantes da Natureza, perdidos em nossas rotinas urbanas, cercados por...

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

A natureza vem sendo observada há séculos para evolução da ciência aplicada, com a biomimética. Mas talvez pele primeira vez, o surf, segundo esporte mais praticado no Brasil, pode ser beneficiado. Isso porque a BASF criou uma pele de tubarão sintética, e quatro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest