Home > Mercado > Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

por | jun 26, 2024 | Mercado, Notícias | 0 Comentários

A natureza vem sendo observada há séculos para evolução da ciência aplicada, com a biomimética. Mas talvez pele primeira vez, o surf, segundo esporte mais praticado no Brasil, pode ser beneficiado. Isso porque a BASF criou uma pele de tubarão sintética, e quatro surfistas enxergaram neste produto uma oportunidade única para a modalidade. Assim surge a Shark Coat, que promete até 30% mais velocidade na prancha de surf.

Com exclusividade para distribuição no mercado de pranchas de surf (Brasil, EUA, Austrália), Shark Coat já começou a ser implantado em pranchas de surf e testado por surfistas como Eric de Souza, filho de Rico de Souza, que garantiu que de fato a velocidade da prancha é outra com o produto.

Inicialmente utilizada na indústria da aviação, a tecnologia que reproduz a pele de tubarão e minimiza a resistência (atrito), obtendo ganho de até 30% de velocidade, chega ao surf. A Shark Coat tem como objetivo levar inovação e tecnologia à modalidade, à medida que detém a exclusividade para a distribuição global do produto que pode ser aplicado em pranchas de surf, novas ou usadas.

Shark Coat reduz a resistência entre a prancha de surf e a água, permitindo um aumento notável na velocidade e, por consequência, na precisão de manobras, desde movimentos de borda até aéreos complexos, implicando diretamente no rendimento de alta performance.

“Quando conheci a tecnologia, criada a partir da observação e estudos sobre os tubarões, os grandes nadadores dos oceanos, pensei imediatamente no surf. Acreditamos que a Shark Coat pode ser um marco na evolução das pranchas de surf e da modalidade, assim como outros inúmeros momentos que marcaram época no que diz respeito à inovação”, diz Valter Pieracciani Msc, fundador e CEO da Shark Coat.

Para além do universo profissional, a inovação representa um avanço para surfistas comuns, à medida que Shark Coat possibilita um menor esforço físico durante a prática do surf, especialmente na remada, seja no momento do drop ou na hora de enfrentar a arrebentação, resultando em sessões de surf mais produtivas.

“Shark Coat é a união da velha guarda e nova geração, de olho sempre em soluções inovadoras que possam transformar cenários e elevar o surf a outro nível, seja para um atleta de alta performance ou um surfista comum”, diz Sergio Ficarelli, cofundador e COO da Shark Coat.

Tubarões como fonte de inspiração

Não é de hoje que diversas indústrias se debruçam sobre a observação da natureza para aprimorar tecnologias e avanços que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Pensando nisso, a BASF observou os tubarões, um dos animais mais rápidos e antigos da cadeia animal, para entender o motivo da velocidade e poder de propulsão. Descobriu-se que a estrutura da pele dos tubarões, composta por “placoides”, é responsável pela dinâmica e arranque, pois reduzem o “arrasto”, tornando a hidrodinâmica mais eficiente.

Assim foi criada esta tecnologia única que, a partir da reprodução em laboratório da pele do tubarão, pôde ser aplicada em aviões, resultando na redução drástica de combustível e emissão de CO2. De acordo com levantamento da BASF, a tecnologia foi responsável pela redução na emissão de mais de mil toneladas de CO2 por ano.

Agora, a inovação desembarca no universo do surf para minimizar uma das maiores dores do surfista comum, que é justamente aprimorar a remada e impor mais velocidade nas manobras e no momento de entrar na onda, além de revolucionar a categoria profissional, à medida que deve contribuir significantemente para o avanço de manobras progressivas, bem como a eficiência em ondas tubulares.

Como funciona a aplicação do Shark Coat na prancha de surf

Shark Coat é uma pele sintética adesiva que deve ser aplicada ao fundo da prancha de surf, criando uma fina camada que reveste a base da prancha. A tecnologia pode ser implantada tanto no final da fabricação da prancha, quanto após a prancha já ter sido usada.

shark coat

Onde encontrar Shark Coat

Neste momento do lançamento, a Shark Coat estará disponível para aplicação em São Paulo, capital, além de pontos na Califórnia, Havaí e Austrália. Confira onde você pode encontrar Shark Coat no Brasil:

·       Surf Trip (Moema, SP)

·       Todas as Ondas (Pinheiros, SP)

·       Em breve Santos, Rio de Janeiro e Garopaba.

Mais informações acesse https://sharkcoatbrasil.com/

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Projeto Ondas, de Jojó de Olivença, realiza no dia 6 de julho, sábado, no período da manhã, o “Mutirão de Limpeza de Praia”, na Enseada, em Guarujá, em frente ao Delphin Hotel - na altura do número 1295 da Av. Miguel Estefano. “É uma ação muito importante para...

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

Programa “Habitat em Ameaça”, em Regência, é produzido pela Hdaniel Studio conecta Esporte e Natureza para inspirar a salvar paraísos naturais. Na agitação da vida moderna, muitas vezes estamos distantes da Natureza, perdidos em nossas rotinas urbanas, cercados por...

WSL: Mundial em Saquarema começa amanhã

WSL: Mundial em Saquarema começa amanhã

Assim como a previsão indicava, amanhã, quarta-feira, a ondulação chega com tudo para dar início à etapa do mundial da WSL em Saquarema, Vivo Rio Pro. Prevista para começar às 7h da manhã ainda sem definição a respeito de qual categora dará o start: mulheres ou...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest