Home > Notícias > Determinação que inspira: conheça Maya Reis

Determinação que inspira: conheça Maya Reis

por | set 19, 2024 | Notícias

Aos 11 anos, Maya Reis, surfista da Praia do Rosa, (SC), coleciona vitórias em competições regionais e nacionais. A jovem atleta surfa desde aos 6 anos e chama atenção pelo ímpeto e amor pelas competições desde cedo.

Acompanhar a menina pelas redes é se emocionar e pensar que se lá fora as mulheres têm tido mais atenção, por aqui a vigilância é permanente e o caminho ainda é árduo e longo. Maya precisa de vaquinha, além de promover revendas de premição pela internet para competir.

A mãe conta sobre o sonho da filha e a dificuldade de bancar os gastos essenciais para competir. “Desde muito nova, ela demonstrou interesse pelo surf. Com 7 anos, ela já falava sobre competir, e apesar dos nossos receios, Júlio (padrastro), sempre a apoiou”.

O bicampeão brasileiro Messias Félix é o atual treinador de Maya Reis, que começou a competir aos 8 anos, e rapidamente tem ganhado destaque nas competições.

“Nos primeiros campeonatos, ela usava uma prancha usada e um traje de neoprene antigo, sofrendo com as águas frias”, conta a mãe. “Foi emocionante quando uma pessoa anônima doou um novo traje de borracha, permitindo que ela surfasse com mais conforto”.

As viagens para competir fora do estado, como o Campeonato Catarinense Amador e o Surf Talentos, exigiam investimento. “Colocamos todo o lucro da pizzaria (negócio da família) nessas viagens e contamos com doações para que ela pudesse competir”, revela Adriane. “Foi um esforço coletivo, com sacrifícios pessoais, mas nunca deixamos de apoiar o sonho dela”.

Em 2023, o objetivo era se classificar para o Campeonato Brasileiro Amador. “Buscamos apoio de empresas locais, e marcas como a Ursofrango acreditaram no potencial dela”, diz Adriane. “Mesmo com contratempos, como o fechamento temporário da pizzaria após um acidente doméstico, continuamos firmes”.

Uma das marcas que apoiam a surfista é a Ursofrango, marca de streetwear fundada por Stefan Santille. “Vimos nela não apenas talento, mas uma determinação excepcional”, afirma Santille. “Nosso compromisso é potencializar jovens atletas, e a Maya representa o futuro do surf brasileiro”.

Aos 11 anos, Maya alcançou o 5º lugar na primeira etapa do Campeonato Brasileiro Amador e o 3º lugar no Catarinense, mostrando uma dedicação que inspira. “Ela treina incansavelmente, sabendo do esforço da família”, conta Adriane. “Nosso sonho é dar a ela as mesmas oportunidades que outros atletas têm”.

Agora, Maya se prepara para novos desafios nas próximas etapas dos campeonatos. A família segue em busca de apoio para continuar sua jornada, acreditando que, com o suporte certo, Maya poderá alcançar ainda mais conquistas no surf.

Maya Reis
Maya Reis surfa na piscina de ondas em Garopaba. Reprodução Instagram

Para contribuir com a Maya acesse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/mayano-brasileiro-amador-de-surf

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest