Home > Notícias > Cartaz do Corona Saquarema Pro 2024 é inspirado nos quadrinhos

Cartaz do Corona Saquarema Pro 2024 é inspirado nos quadrinhos

por | set 24, 2024 | Notícias

Com arte criada pelo artista Gustavo Perg e inspirada em histórias em quadrinhos, a WSL apresenta o pôster oficial do Corona Saquarema Pro 2024. A etapa decisiva do Challenger Series acontecerá entre os dias 12 e 20 de outubro, em Saquarema, Rio de Janeiro.

O Corona Saquarema Pro, apresentado pelo Banco do Brasil, encerra a temporada 2024 do Challenger Series, torneio que classifica os melhores surfistas do ranking para a elite do surfe mundial. O campeonato será realizado na Praia de Itaúna, em Saquarema, e como parte da divulgação do evento, a WSL (World Surf League) revelou ao público o pôster oficial da competição, que busca capturar diferentes perspectivas da competição e do esporte.

Este ano, a responsabilidade pela criação da arte de divulgação do evento ficou com o artista e ilustrador Gustavo Pergoli, conhecido como “Perg”, de 29 anos.

Inspirado pela estética das histórias em quadrinhos, Perg criou uma composição vetorial impactante. As cenas dos atletas surfando foram influenciadas por registros de edições anteriores, assim como por imagens captadas pelos fotógrafos e filmmakers Kaique Silva e Ana Catarina. A obra combina elementos variados e cores vibrantes para trazer à tona a dinâmica e o movimento característicos do surfe competitivo.

“O pôster utiliza as cores do Brasil e apresenta uma paleta predominantemente azul, em referência ao céu e ao mar. Em verde e amarelo estão os elementos gráficos que simbolizam a sensação de movimento e a dinâmica das manobras do surfe”, explica o artista.

Quanto à escolha dos elementos, Perg comenta que trouxe à obra momentos típicos de um evento de surfe, oferecendo diferentes perspectivas, como a visão da torcida, dos surfistas em ação — remando ou executando manobras —, além de incluir o Saquá, o primeiro mascote da WSL Brasil, inspirado no pássaro socó-dorminhoco, espécie típica da região de Saquarema.

“É muito simbólico saber que meu trabalho será visto em todo o mundo. Sempre tive uma ligação com esportes e aprendi a surfar. Ver minha arte envolvida com o surfe e ser capaz de apresentá-la globalmente é um grande motivo de orgulho para mim”, conclui Perg.

Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, destacou a importância de integrar arte e cultura ao mundo do surfe: “A WSL entende que investir em arte e cultura é uma forma de conectar esse movimento ao estilo de vida do surfe. A arte é uma poderosa forma de expressão cultural, e damos espaço para que diversos artistas possam se expressar por meio de nossos pôsteres, eternizando de maneira especial eventos como o Corona Saquarema Pro, que será marcante por definir os classificados para o Championship Tour do próximo ano.”

O Challenger Series é a divisão de acesso à elite do surfe global. Dos três níveis dos circuitos da World Surf League, ele está entre o Championship Tour (CT), que coroa os campeões mundiais, e o Qualifying Series, responsável por revelar novos talentos no esporte.

Nos últimos dez anos, o Brasil conquistou sete títulos mundiais no Circuito Mundial, com Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Ítalo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022, 2023). Entre esses campeões, Filipe Toledo venceu a etapa brasileira do CT quatro vezes — em Saquarema (2018, 2019 e 2022) e na Barra da Tijuca (2015). Ítalo Ferreira também triunfou em Saquarema nesta temporada, resultado que o levou ao Lexus WSL Finals, onde conquistou o segundo lugar no ranking mundial.

No feminino, o melhor desempenho em Saquarema foi de Tatiana Weston-Webb, que alcançou o terceiro lugar em 2018, 2022 e 2024. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Tatiana também participou do Finals deste ano, terminando o Circuito Mundial na terceira posição.

Saquarema Pro 2024
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest