Home > Notícias > Brasileiros lideram disputa por vagas no CT 2025 no Challenger Series em Portugal

Brasileiros lideram disputa por vagas no CT 2025 no Challenger Series em Portugal

por | set 26, 2024 | Notícias

Cinco surfistas brasileiros estão entre os top-10 do ranking masculino que define os classificados para o Championship Tour (CT) de 2025 e brigam no Challenger Series em Portugal. Ian Gouveia já garantiu sua vaga antecipadamente, enquanto Deivid Silva, atual campeão do EDP Ericeira Pro, retorna às ondas portuguesas para defender o título. Luana Silva, vice-campeã da etapa em 2023, também busca se manter na disputa pelo CT.

O EDP Ericeira Pro, apresentado por Estrella Galicia, marca a quinta etapa do Challenger Series 2024 em Portugal. A competição ocorre entre 29 de setembro e 6 de outubro, na icônica Praia de Ribeira D´Ilhas. Será a penúltima etapa antes do Corona Saquarema Pro, no Brasil, que fechará a lista dos 10 homens e 5 mulheres que integrarão a elite do CT da World Surf League (WSL) em 2025.

O Brasil detém a maioria das vagas masculinas para o CT, com cinco surfistas entre os top-10 após quatro etapas, sendo a mais recente o Lexus US Open of Surfing, na Califórnia. Ian Gouveia lidera o ranking e já garantiu sua reclassificação, após seis anos tentando retornar à elite mundial. Devido a uma lesão no quadril, Gouveia não competirá em Portugal. Outros brasileiros, como Samuel Pupo (2º), Alejo Muniz (4º), Michael Rodrigues (5º) e Miguel Pupo (6º), seguem na disputa direta pelas vagas.

Entre os concorrentes internacionais que também almejam um lugar no CT, destacam-se o australiano George Pittar (3º), o havaiano Jackson Bunch (7º), o mexicano Alan Cleland (9º) e o francês Marco Mignot (10º), que tiraram Edgard Groggia (BRA) do G-10 na última etapa. Groggia agora ocupa a 12ª posição, seguido por Caio Ibelli (20º) e Deivid Silva (25º), ambos com chances de retornar à elite.

Diferente do cenário masculino, entre as brasileiras somente Luana Silva (criada no Havaí), que já foi vice-campeã em Portugal, busca bom resultado para garantir sua vaga no CT 2025. Atualmente em sexto lugar no ranking, Luana precisa superar os 21.660 pontos da basca Nadia Erostarbe (5ª colocada) para entrar no G-5. A surfista já alcançou a final do EDP Ericeira Pro em 2021 e 2023, e agora tenta mais uma vez garantir sua reclassificação.

Disputa acirrada pelo G-10 masculino

Deivid Silva, campeão da etapa portuguesa em 2023, tenta repetir o feito para garantir sua vaga no CT, após não escapar do corte na elite neste ano. Outros brasileiros, como Caio Ibelli e Edgard Groggia, também estão na briga para entrar no G-10, precisando chegar, respectivamente, nas quartas e oitavas de final em Portugal. Mateus Herdy, Rafael Teixeira, Jadson André, Lucas Silveira, Heitor Mueller e Luel Felipe ainda têm chances, mas necessitam de resultados expressivos para se classificar.

O EDP Ericeira Pro será transmitido ao vivo pela WSL no site oficial e no aplicativo. A competição conta com o apoio da EDP, Turismo de Portugal, Mafra City Council, Ericeira World Surfing Reserve, Estrella Galicia e outros parceiros.

Finais do Challenger Series de Portugal: 2023: Deivid Silva (BRA) x Jake Marshall (EUA)
2023: Alyssa Spencer (EUA) x Luana Silva (BRA)
2022: Leonardo Fioravanti (ITA) x Ryan Callinan (AUS)
2022: Macy Callaghan (AUS) x Caitlin Simmers (EUA)
2021: Ezekiel Lau (HAV) x Jackson Baker (AUS)
2021: Luana Silva (HAV) x Gabriela Bryan (HAV)

Resultados das etapas do Challenger Series 2024: 1ª: Mikey McDonagh (AUS) e Erin Brooks (CAN) – Bonsoy Gold Coast Pro
2ª: Jordan Lawler (AUS) e Isabella Nichols (AUS) – GWM Sydney Surf Pro
3ª: Ian Gouveia (BRA) e Bella Kenworthy (EUA) – Ballito Pro
4ª: Alan Cleland (MEX) e Sally Fitzgibbons (AUS) – Lexus US Open of Surfing

challenger series portugal
Samuel Pupo foi vice-campeão nas direitas de Snapper Rocks na Gold Coast (Crédito da Foto: @WSL / Andrew Shield)
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

O surf nunca esteve tão em alta. Recentemente, a ESPN e a World Surf League (WSL) anunciaram a ampliação dos direitos de transmissão do CT 2025 para as plataformas ESPN+ nos Estados Unidos e Disney+ na América Latina e Caribe, incluindo México, Peru, Argentina e...

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest