Home > Notícias > Layback Pro estreia no Nordeste com etapa do QS

Layback Pro estreia no Nordeste com etapa do QS

por | fev 6, 2025 | Notícias | 0 Comentários

A Layback Pro promove etapas do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) desde 2021 em Florianópolis (SC). Em 2022, passou a realizar um QS no Rio de Janeiro (RJ) e, neste ano, estreia na Região Nordeste. A Praia da Taíba, no Ceará, sediará o WSL Layback Pro Taíba, apresentado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, entre os dias 13 e 16 de março

Cauã Costa (CE) (Luiz Blanco / Layback)

O evento marca o retorno do Ceará ao calendário do QS após 14 anos. A última etapa no estado ocorreu em 2010, em Paracuru. Além do QS 1000, a competição incluirá uma seletiva sul-americana da categoria Pro Junior Sub-20 da WSL South America.

As disputas acontecerão no pico conhecido como Morro do Chapéu, na Praia da Taíba. O WSL Layback Pro contará com um acréscimo de 2.500 dólares na premiação do QS, totalizando 10.000 dólares, além da redução de quase 50% no valor das inscrições.

“Estamos muito felizes em levar o Layback Pro para o Nordeste e, em especial, para o Ceará, um grande celeiro de ídolos do surfe brasileiro,” afirma Bill Tassinari, diretor de marketing da Layback. “Além da premiação, essa etapa será a primeira da Layback incluindo a categoria Pro Junior, proporcionando mais visibilidade à nova geração.”

Apoio e estrutura do Layback Pro

O WSL Layback Pro Taíba é apresentado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e realizado pela Agência Esporte Arte. Conta com patrocínio de Monte Dourado e Dare App, apoio da Greenish e Ease Labs Cannabis Products, suporte da Federação de Surf do Estado do Ceará e mídia do site Waves.com.br. A transmissão ao vivo será produzida pela A Firma, no site da WSL.

A competição também terá uma programação paralela com ações ecológicas, aulas de yoga, feira de marcas locais e shows musicais ao fim do dia.

Retorno do QS ao Ceará

O estado já recebeu seis etapas do QS, sendo quatro na Praia de Icaraí (Caucaia), entre 1993 e 1999, uma na Praia do Futuro (Fortaleza), em 1998, e a última em Paracuru, em 2010, vencida pelo cearense Heitor Alves.

Amelio Junior, presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, destaca a importância do retorno da WSL ao estado. “O último QS foi em 2010, e considero que esse evento foi o maior do Ceará, com premiação de 125 mil dólares. Agora, essa nova etapa do Layback Pro oferece a oportunidade para surfistas locais se destacarem.”

Na categoria Pro Junior, a última competição no Ceará foi em 2019, também na Praia da Taíba, com vitórias de Mateus Sena (RN) e Tainá Hinckel (SC).

Definição dos classificados para o Challenger Series

O WSL Layback Pro Taíba será a oitava etapa do Qualifying Series promovida pela Layback e a penúltima da temporada 2024/2025 da WSL South America. O circuito define os campeões sul-americanos e classifica sete homens e três mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para o Championship Tour (CT).

Na semana seguinte, entre os dias 19 e 23 de março, o Layback Pro Floripa encerrará a temporada na Praia Mole, em Florianópolis.

Campeões da história do Layback Pro

  • 2021: Eduardo Motta (SP) e Laura Raupp (SC) – Praia Mole, Florianópolis
  • 2022: Michael Rodrigues (CE) e Daniella Rosas (PER) – Praia Mole, Florianópolis
  • 2022: João Chianca (RJ) e Summer Macedo (HAV) – Prainha, Rio de Janeiro
  • 2023: Luan Wood (SC) e Silvana Lima (CE) – Praia Mole, Florianópolis
  • 2023: Cauã Costa (CE) e Laura Raupp (SC) – Prainha, Rio de Janeiro
  • 2024: Lucas Silveira (RJ) e Tainá Hinckel (SC) – Praia Mole, Florianópolis
  • 2024: Cauã Costa (CE) e Arena Rodriguez Vargas (PER) – Prainha, Rio de Janeiro

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Mercado de intercâmbio cresce 15% em 2024 e segue aquecido

Mercado de intercâmbio cresce 15% em 2024 e segue aquecido

O mercado de intercâmbio internacional segue aquecido, encerrando 2024 com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Em São Paulo, o avanço foi de 10%. Para 2025, a projeção é ainda mais otimista, com expectativa de crescimento de 20%. Um dos destaques do...

WSL Taíba Pro agita o Ceará com QS 1000 e Pro Junior

WSL Taíba Pro agita o Ceará com QS 1000 e Pro Junior

A competição masculina do WSL Taíba Pro, evento do Qualifying Series (QS) 1000 e Pro Junior da World Surf League (WSL), começou com boas ondas na Laje Morro do Chapéu, em São Gonçalo do Amarante, Ceará. Destaques do primeiro dia foram os surfistas Mateus Sena (RN) e...

Eclipse Lunar e Lua de Sangue previstas para essa madrugada

Eclipse Lunar e Lua de Sangue previstas para essa madrugada

Espectadores do Brasil inteiro poderão acompanhar o primeiro eclipse lunar total de 2025. Um eclipse lunar é um fenômeno astronômico fascinante, mas você já pensou em como ele pode influenciar sua experiência no surf? Para surfistas, esse evento pode proporcionar...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest