De 12 a 20 de abril, a Praia de Itaúna será palco do REMA WSL Saquarema Surf Festival, maior festival de cultura do surf à beira-mar da América do Sul. O evento, apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, presta homenagem a Léo Neves e inaugura oficialmente o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte).
“Trata-se de um grande evento feito para uma cidade acostumada e pronta para realizar campeonatos de surfe e oferecer o melhor do entretenimento às pessoas, sempre com uma recepção calorosa da população. Saquarema é o único local do mundo a realizar três eventos organizados pela WSL”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, que completa: “Esse é o primeiro QS da temporada e vale 6.000 pontos, uma boa chance para aqueles que almejam estar no Challenger Series 2026. Além disso, o evento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade, regional e nacionalmente.“
Competições e atletas confirmados
O festival marca o início do primeiro QS 6.000 da temporada 2025/2026 e conta com três competições da World Surf League South America: Qualifying Series, Pro Junior e Longboard Pro. Entre os surfistas confirmados estão:
- Jadson André, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Michael Rodrigues e Silvana Lima.
- Laura Raupp (campeã 2024), Tainá Hinckel (2023), Daniella Rosas (2022) e Sophia Medina (2021).
- O atual campeão do WSL Saquarema Surf Festival, Lucas Vicente.
Skateboarding Challenge e Sounds Of Saquá
O festival também conta com uma arena de skate, que recebe o Skateboarding Challenge nos dias 18 e 19 de abril. A competição será comandada pelo medalhista olímpico Pedro Barros.
A programação musical do Sounds Of Saquá trará bandas locais e apresentações especiais nos finais de semana.
A prefeita de Saquarema, Lucimar Pereira Vidal da Costa, enfatiza a importância do evento para a economia, o turismo e o esporte da cidade. “A cada ano que passa, vemos como o evento cresce e se transforma. Nesta quinta edição, reuniremos esportes e cultura de uma forma única, diferente, como só Saquarema sabe fazer. Nossa cidade respira esportes e o REMA, a primeira das três competições do ano com a chancela da WSL, aquece a economia, gera empregos e fomenta o turismo na cidade. A população está ansiosa para o evento e meu desejo é que todos, sejam moradores ou turistas, possam aproveitar e se encantar com a nossa cidade!”
Impacto na comunidade e sustentabilidade no festival de surf em Saquarema
O REMA promove diversas atividades para a população local, incluindo clínicas de surfe, mutirão de limpeza da praia e ações socioambientais. O evento também fortalece a economia local e incentiva novos talentos do surfe.
Desde 2021, o festival apoia o Centro de Treinamento Léo Neves, que oferece suporte gratuito a jovens atletas. Em 2025, 15 surfistas locais foram selecionados para competir no evento.
Parcerias e patrocínios do Saquarema Surf Festival
O REMA apresenta WSL Saquarema Surf Festival tem patrocínio de Cerveja Praya, Rip Curl e Monster Energy Drink e apoio da Ocean Drop. Conta com os parceiros institucionais Feserj, ASS e CT Léo Neves, além do suporte de Flamboiar e Surfguru como parceiros de mídia.
0 comentários