Home > Campeonatos > Evento mundial de surfe na Argentina reúne atletas de onze países

Evento mundial de surfe na Argentina reúne atletas de onze países

por | mar 27, 2018 | Campeonatos, Notícias | 1 Comentário

Pelo sexto ano consecutivo, Mar Del Plata, Buenos Aires, sedia etapa da divisão de acesso do surfe mundial (QS). Além de atletas da América do Sul é esperada a participação de surfistas dos EUA, Nova Zelândia e Espanha.

Por Janaína Pedroso

Entre hoje, 27, e 01 de abril, ocorre o Rip Curl Pro Argentina com prova masculina de 1500 pontos e feminina de 1000. O evento conta com mais de noventa surfistas, sendo a metade deles, brasileiros.

A etapa torna-se estratégica para atletas Sul-americanos, a medida que a WSL (Word Surf League) passou a premiar ganhadores também por região (América do Sul, Oceania/Austrália, América do Norte, Europa, Havaí). O que possibilita ao vencedor disputar as chamadas etapas “primes” (de 6 mil e 10 mil pontos no ranking).

A esmagadora maioria dos títulos de campeões sul-americanos de surfe foram brasileiros, com exceção de 2016, quando Leandro Usuna, da Argentina. Surfistas como Gabriel Medina, Jean da Silva, Raoni Monteiro e Pablo Paulino já conquistaram o feito.

Entre as mulheres, Jacqueline Silva, Silvana Lima, Taís de Almeida e Nathalie Martins foram campeãs sul-americanas.

Silvana é bicampeã sul-americana de surfe (WSL). Foto WSL/Poullenot.

Além de inúmeros brasileiros da nova geração, para esta etapa era esperada a presença de Wiggolly Dantas, que faria sua primeira participação no QS depois de perder a vaga na elite do surfe mundial (CT). Segundo a assessoria do evento, o Ubatubense alegou estar lesionado e cancelou sua participação no evento.

Outras seis etapas pela América do Sul devem acontecer, inclusive duas delas no Brasil. Por enquanto, apenas uma está confirmada e ocorre no Chile, Arica. No pico das temidas e tubulares ondas de El Gringo (29 de maio a 03 de junho).

Confira a lista completa dos brasileiros que conquistaram o título de melhor surfista da América do Sul:

CAMPEÕES e CAMPEÃS DA AMÉRICA DO SUL (WSL):

  • 2017 – Thiago Camarão (BRA)
  • 2016 – Nathalie Martins (BRA-PR)
  • 2015 – Robson Santos (BRA-SP)
  • 2014 – Alex Ribeiro (BRA-SP) e Jacqueline Silva (BRA-SC)
  • 2013 – Gabriel Medina (BRA-SP)
  • 2012 – Jean da Silva (BRA-SC)
  • 2011 – Gabriel Medina (BRA-SP)
  • 2010 – Willian Cardoso (BRA-SC)
  • 2009 – Pablo Paulino (BRA-CE) e Taís de Almeida (BRA-RJ)
  • 2008 – Raoni Monteiro (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)
  • 2007 – Simão Romão (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)
  • 2006 – Marcondes Rocha (BRA-AL)

Fonte WSL South America

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

1 Comentário

  1. pgslot

    เสริมดวง สีเสื้อ มงคล ห้ามพลาด นักเสี่ยงโชค Pg มาเปลี่ยนแปลงชีวิตให้ดียิ่งขึ้นดังเช่นว่า pg slot เสริมดวงการคลังด้วยกระเป๋าเงินใหม่ แก้ปีชงให้สุขใจ และก็ที่ต้องมีให้ได้เลยเป็น เสริมดวงด้วยเสื้อ

inscrição feita!

Pin It on Pinterest