Home > Campeonatos > Evento mundial de surfe na Argentina reúne atletas de onze países

Evento mundial de surfe na Argentina reúne atletas de onze países

por | mar 27, 2018 | Campeonatos, Notícias | 1 Comentário

Pelo sexto ano consecutivo, Mar Del Plata, Buenos Aires, sedia etapa da divisão de acesso do surfe mundial (QS). Além de atletas da América do Sul é esperada a participação de surfistas dos EUA, Nova Zelândia e Espanha.

Por Janaína Pedroso

Entre hoje, 27, e 01 de abril, ocorre o Rip Curl Pro Argentina com prova masculina de 1500 pontos e feminina de 1000. O evento conta com mais de noventa surfistas, sendo a metade deles, brasileiros.

A etapa torna-se estratégica para atletas Sul-americanos, a medida que a WSL (Word Surf League) passou a premiar ganhadores também por região (América do Sul, Oceania/Austrália, América do Norte, Europa, Havaí). O que possibilita ao vencedor disputar as chamadas etapas “primes” (de 6 mil e 10 mil pontos no ranking).

A esmagadora maioria dos títulos de campeões sul-americanos de surfe foram brasileiros, com exceção de 2016, quando Leandro Usuna, da Argentina. Surfistas como Gabriel Medina, Jean da Silva, Raoni Monteiro e Pablo Paulino já conquistaram o feito.

Entre as mulheres, Jacqueline Silva, Silvana Lima, Taís de Almeida e Nathalie Martins foram campeãs sul-americanas.

Silvana é bicampeã sul-americana de surfe (WSL). Foto WSL/Poullenot.

Além de inúmeros brasileiros da nova geração, para esta etapa era esperada a presença de Wiggolly Dantas, que faria sua primeira participação no QS depois de perder a vaga na elite do surfe mundial (CT). Segundo a assessoria do evento, o Ubatubense alegou estar lesionado e cancelou sua participação no evento.

Outras seis etapas pela América do Sul devem acontecer, inclusive duas delas no Brasil. Por enquanto, apenas uma está confirmada e ocorre no Chile, Arica. No pico das temidas e tubulares ondas de El Gringo (29 de maio a 03 de junho).

Confira a lista completa dos brasileiros que conquistaram o título de melhor surfista da América do Sul:

CAMPEÕES e CAMPEÃS DA AMÉRICA DO SUL (WSL):

  • 2017 – Thiago Camarão (BRA)
  • 2016 – Nathalie Martins (BRA-PR)
  • 2015 – Robson Santos (BRA-SP)
  • 2014 – Alex Ribeiro (BRA-SP) e Jacqueline Silva (BRA-SC)
  • 2013 – Gabriel Medina (BRA-SP)
  • 2012 – Jean da Silva (BRA-SC)
  • 2011 – Gabriel Medina (BRA-SP)
  • 2010 – Willian Cardoso (BRA-SC)
  • 2009 – Pablo Paulino (BRA-CE) e Taís de Almeida (BRA-RJ)
  • 2008 – Raoni Monteiro (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)
  • 2007 – Simão Romão (BRA-RJ) e Silvana Lima (BRA-CE)
  • 2006 – Marcondes Rocha (BRA-AL)

Fonte WSL South America

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Onde assistir o ISA World Surfing Games 2024

Onde assistir o ISA World Surfing Games 2024

Saiba onde assistir ao ISA World Surfing Games que promete ser um dos eventos mais empolgantes do ano para os fãs do surf, reunindo os melhores atletas do mundo em uma competição que não só celebra o esporte, mas também oferece as últimas vagas para os Jogos Olímpicos...

ISA 2024: caminho para Olimpíadas e sustentabilidade em foco

ISA 2024: caminho para Olimpíadas e sustentabilidade em foco

Os Jogos Mundiais de Surf da ISA de 2024 prometem ser um marco no calendário esportivo global, reunindo os principais talentos do surf em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024. O evento, agendado para ocorrer de 23 de fevereiro a 3 de março, será realizado...

Mulheres brilham em condições clássicas no Hurley Pro Sunset Beach

Mulheres brilham em condições clássicas no Hurley Pro Sunset Beach

Ondas altas e performances belíssimas marcaram a estreia da categoria feminina no Hurley Pro Sunset Beach, a segunda etapa do calendário do Championship Tour (CT) da WSL. A líder do ranking, Caity Simmers, teve que se esforçar para se manter na competição. Com uma...

1 Comentário

  1. pgslot

    เสริมดวง สีเสื้อ มงคล ห้ามพลาด นักเสี่ยงโชค Pg มาเปลี่ยนแปลงชีวิตให้ดียิ่งขึ้นดังเช่นว่า pg slot เสริมดวงการคลังด้วยกระเป๋าเงินใหม่ แก้ปีชงให้สุขใจ และก็ที่ต้องมีให้ได้เลยเป็น เสริมดวงด้วยเสื้อ

inscrição feita!

Pin It on Pinterest