Home > flat > Nem só de surfe vive o homem

Nem só de surfe vive o homem

por | dez 3, 2018 | Lifestyle, Notícias | 14 Comentários

Faz só um mês que cheguei em Portugal e toda minha vida já mudou. Tudo aqui é diferente. Tudo é uma vivência completamente nova.

Por Mariana Broggi

Desde o último texto, já conquistei muitas coisas. Até mesmo o tão necessitado emprego! Agora trabalho em uma cafeteria e desde então comecei a ter uma rotina, um tanto quanto corrida – como era esperado – mas de muito aprendizado e cheio de descobertas.

Nesse fluxo de mudanças constantes, não consegui surfar muito. O sonho das ondas perfeitas vem aos poucos, pra concretizá-lo é necessário ter calma e conciliar a uma forma de sustento e a toda experiência de viver em outro país. Afinal, nem só de surfe vive o homem e aqui em Portugal aprendi a lidar melhor com isso… Há todo um universo a ser conhecido, visto, sentido e absorvido.

A verdade é que começar uma vida longe de casa nem sempre é fácil, mas qualquer desafio pode ser superado quando se tem disposição pra aprender e se habituar a coisas novas. É esse pensamento que tem me dado força pra encarar medos e alcançar tanto conhecimento em tão pouco tempo.

Adaptação é um processo e nesse quesito eu engatinho. Todos os dias ainda aprendo as coisas mais banais, desde as diferenças na comunicação, até o caminho pra chegar em casa.

Esses dias saí a pé e na volta me perdi por quase uma hora. Moro em Ferrel, um vilarejo bem pequeno, mas ainda me confundo com suas ruas e vielas. Sei ir sozinha a um total de quatro lugares: o mercadinho e a padaria da rua, a praia e o trabalho.

Aqui parece um pouco interior e a cultura é mesmo muito diferente. Padaria se diz pastelaria e não ache que é como no Brasil com salgados dos mais variados recheios e sucos naturais. Aqui, no máximo, e se muito, de laranja. Também não tem pão francês. Em compensação tem pastel de nata, croissant, palmier e muitos doces tradicionais. E vários outros tipos de pães, como bolinha, vianinha, baguete e o de melhor nome: cacetinho!

Nesse momento, minha vida é aproveitar ao máximo toda essa experiência, mas a saudade já aperta, principalmente da família e do calor.

Ainda busco a natureza perto das ondas e cada encontro traz mais sentido a todas essas escolhas. Desbravo um mundo novo infinito que não sei onde vai dar… Talvez essa seja a melhor parte.

Paraíso a 15 minutos a pé de casa. Meu novo refúgio de paz.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

Inscrições abertas para o Longboard Ubatuba Festival 2024

Inscrições abertas para o Longboard Ubatuba Festival 2024

A Federação Paulista de Surf anunciou hoje a abertura do período de inscrição para etapa única do Longboard Ubatuba Festival 2024, que definirá os campeões paulistas deste ano. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro na Praia do Sapê, em Ubatuba, e oferecerá...

14 Comentários

  1. Ana Clara

    Linda! É isso! Voa que te amo!

  2. Mo

    Muito legal o seu texto, parabéns!!

  3. Bruna bessa

    Paciência é a chave mari, boa sorte! To amando seus textos

  4. Xan Sousa

    Sua experiência inspira.

  5. Carla

    Nossa! Simhei com vc essa noite!! Feliz q tudo esta se enoaminhando!
    Bjo

  6. Maria Fernanda

    lindaaa!!! pastel de nata com canela é vidaaa! aproveita! haha

  7. Maria Fernanda

    lindaa! pastel de nata é vida!aproveite haha

  8. Bruno

    Era assim que eu imaginava que ia ser mesmo fico feliz de estar tudo dando certo continua assim que vc vai longe beijos

  9. Rodrigo Broggi

    Isso aí linda, a curiosidade é uma pequena metáfora do “estar vivo”. Siga encarando problemas, dificuldades, barreiras culturais e linguísticas com esse espírito, afinal, assim como nas ondas podemos sempre nos adaptar às condições que nos circundam e pouco a pouco ir criando intimidade. Dentro de pouco tempo tenho certeza que você será parte integrante desse ambiente novo e, com certeza, com muito protagonismo.

  10. Carolina

    Lindo como a expansão que ocorre fora, explorando novos lugares, vai pra dentro, na mesma proporção. Se explore, se descubra e mergulhe cada vez mais na profundidade dentro de você

  11. Mariah

    Ameiii!!! Muito bom ler seu relato passando por essa fase incrível e difícil como eu. No final temos o mesmo pensamento de que tudo vale a pena! Parabéns pelo texto!!

  12. Sylvia

    Isso filhota, um dia de cada vez. Tenho orgulho todos os dias da sua escolha de viver novas experiências, de se jogar e de se desafiar. O “frio na barriga” faz parte de tantos aprendizados. Adoro ler seus textos, me sinto mais perto da sua vida. Vai fundo, meu amor.

  13. Patricia

    A saudade dói mesmo, mas com o tempo ela vira a certeza do amor dos que cá estão. Agora é a hora de conquistar seus novos amores daí. Muito bom acompanhar esse seu processo e entender suas escolhas. Ótimas escolhas! Sempre torcendo por você!

  14. Julia Reis

    Linda mari! Tudo vai dando certo aos poucos o importante eh viver cada diaa

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nem só de surfe vive o homem – Destaques do Dia│Últimas Notícias & Manchetes - […] Créditos de imagem: Arquivo pessoal. […]
  2. Urandir - Just True News | ESPORTE | ESPORTE – Nem só de surfe vive o homem - urandir 2018 - […] Créditos de imagem: Arquivo pessoal. […]
  3. Nem só de surfe vive o homem - Portal Nova Contagem - […] <p>Faz só um mês que cheguei em Portugal e toda minha vida já mudou. Tudo aqui é diferente. Tudo…

inscrição feita!

Pin It on Pinterest