Home > Destaque > ‘Sou dependente dessa vida intensa que o mar oferece’, diz Koxa sobre querer superar o próprio recorde

‘Sou dependente dessa vida intensa que o mar oferece’, diz Koxa sobre querer superar o próprio recorde

por | out 9, 2019 | Destaque, Entrevistas, Tow-in | 9 Comentários

Daqui a dez dias Rodrigo Koxa embarca para Nazaré, Portugal. A viagem faz parte de um plano ambicioso: assegurar o recorde mundial da maior onda já surfada por um homem

A besta de 24,38 metros surfada por Rodrigo lhe rendeu uma menção no livro oficial dos Recordes, o Guinness Book. O paulista conta na entrevista a seguir como planeja superar a própria marca, durante a nova temporada de ondas gigantes em Praia do Norte.

por Janaína

O quiver

O atleta se prepara para encarar as ondas gigantes de Nazaré com nada menos que cerca de vinte pranchas. De uma 5´9 até uma senhora gun de 11 pés, além das pranchas convencionais, Rodrigo também conta com um quiver robusto para tow-in.

Tenho muitas pranchas em Portugal. Meu quiver é a junção de várias temporadas, levando prancha para Portugal, desde 2013.

Koxa
De 5´8 (4kg) até 5´11 (10kg), ao todo seis pranchas para tow in. Divulgação/Arquivo pessoal.

Natureza ou um bigrider? Quem é seu real adversário?

Rodrigo Koxa – Na verdade não tenho oponente dentro do mar. Busco sempre entrar em conexão com as adversidades que ele oferece. É como dançar com a natureza.

Tento encontrar essa harmonia, pois entendo o mar como o amor da minha vida. Não se enfrenta o amor, se vive.

Até quando será possível quebrar recordes?

Rodrigo Koxa – Eu tinha um sonho: surfar as maiores ondas da minha vida. Foi seguindo esse objetivo que consegui surfar a maior onda do mundo. Sempre pensando em me superar e acabou que deu certo.

Meus objetivos continuam pessoais. Ainda sonho em pegar minha maior onda da vida… Trabalho para melhorar minhas pranchas, treino muito com a equipe e acredito no conhecimento adquirido ao longo da minha vida.

Mas o combustível sempre foi o amor pelas ondas gigantes. Enquanto eu amar esse esporte, estarei estudando me superar. É uma paixão e o maior objetivo da minha vida.

Devidamente equipado em Portugal. Arquivo pessoa.

Surfar ou quebrar recordes: o que é melhor?

Rodrigo Koxa – Com certeza hoje sou muito realizado com o recorde e percebo uma paz dentro de mim. Paz que me faz agradecer e curtir ainda mais o esporte. Mas, uma constante vontade também de surfar mais. Não sei explicar, acho que sou dependente dessa vida intensa que o mar oferece.

“Não se enfrenta o amor, se vive.” Rodrigo Koxa vivendo Nazaré; arquivo pessoal.

Boa sorte, Koxa!

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

A Eurofarma, multinacional brasileira presente em 24 países, anunciou hoje a criação do Time Eurofarma, um projeto que visa apoiar atletas olímpicos e paralímpicos de diversas modalidades. Entre os selecionados está Maria Eduarda "Duda" César, jovem promessa do surf...

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo...

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele no surf. Afinal, sol, sal e vento fazem parte da rotina de qualquer surfista, mas também podem ser grandes desafios para a pele. A exposição constante ao sol acelera a perda de hidratação e a degradação do colágeno,...

9 Comentários

  1. Dado villas biaa

    Estes atletas de ondas grandes não tem limites, fazem da vida o esporte e do esporte a vida…

    • Carlos Alberto Monsanto Ferreira

      Atletas como Rodrigo Koxa e tantos outros Brasileiros que arriscam a vida e elevam sempre O nome do Brasil pelo mundo deveriam ser valorizados e incentivados pelo governo. Se utilizassem 0,00000000000000000000000000001% do que pagamos de impostos no Esporte , saúde e Educação seríamos o maior País do mundo em centenas de modalidades . Mesmo sem termos já somos um exemplo ao mundo . Pelo menos no SURF . Parabéns ao Rodrigo Koxa por ter dado a volta por cima após um trauma. Sucesso sempre e que nessa temporada entre uma bomba de 100 pés pra ti .

      • Dr Marcelo Baboghluian

        Parabéns pela entrevista.
        O surf, como esporte competitivo, se apresenta de várias formas. Consequentemente o perfil do atleta também muda conforme a modalidade que ele está inserido.
        Big Riders, que se dedicam a surfar ondas extremas, tem características psicológicas distintas. Dra Maria Lucia Contreras estuda o perfil destes atletas há 20 anos, com artigos publicados pela Federação Internacional de Medicina do Esporte e um capítulo do livro Psicologia do Esporte Aplicada, publicado no inicio dos anos 2000, dedicado exclusivamente a demonstrar as características que moldam esses atletas.

    • Luís Nadkarni

      O Rodrigo Koxa é um exemplo a seguir. Excelente Ser Humano e magnífico Desportista.

    • GERHARD GARZ

      Vida em sintonia com a natureza,

  2. mgwin

    An e-mail was developed through ARPANET as did the bulletin-board system. It has now different qualities; here are some of them; yahoo.com, yehey.com, mail.com, hotmail.com and more. People knew that it was a modern way in sending their mails to their families, friends, loved ones, and other relatives.

    https://mgwin88tm.com/

  3. MGWIN

    What do an administrative assistant, exercise physiologist, and music https://mgwin88tm.com/ composition major have in common? They are all among our top hires for software developer roles. Many stellar engineers have no formal certifications or degrees; some didn’t go to college. We believe that there’s no single “best” route to a role. Often, less-traveled roads can provide invaluable experience and unexpected perspectives.

  4. eghtesadafarin

    good news
    thanks

inscrição feita!

Pin It on Pinterest