Home > Destaque > O Anti-herói

O Anti-herói

por | out 28, 2019 | Destaque, Opinião, WSL | 11 Comentários

Sobre a vitória de Italo Ferreira é incontestável a superioridade do brasileiro sobre o sul-africano, com quem competiu. Mas, há outros fatos inegáveis nesta história como a nota 10, voos e aterrissagens perfeitos, liderança do ranking e “foda-se” ao final

por Janaína

Pois é, Italo mandou um claro “fuck”, ao melhor português, durante a fala da premiação no Meo Rip Curl Pro Portugal.

Além do mais, o surfista de Baía Formosa, já deu outras provas de que, além de muito talento, assemelha-se ao que na literatura é chamado de “anti-herói”.

Para Victor Brombert, professor da Universidade de Princeton e autor do livro “Em Louvor de Anti-heróis” (Ateliê Editorial), heróis reproduzidos em clássicos literários, em sua maioria baseados em Deuses mitológicos, distanciam-se em demasia da vida real, mortal e paradoxal. Portanto, foi preciso recriar heróis mais próximos de nós.

Além de parecer não possuir qualidades inerentes a um herói clássico, exceto quando voa disparando manobras que mais parecem ter saído de um longa metragem da Marvel, Ferreira fala palavrão, toma energético antes da bateria, descolore os cabelos, rebela-se contra a maçante rotina “militar” de treinos, troca o coach pela namorada, mete um “foda-se” no discurso final.

Com isso, Italo personifica o perfeito “anti-herói”, que diferente do que muitos pensam está longe de ser um vilão, mas um herói com características humanas: dualidade, rebeldia, insatisfação.

Ferreira, ao se mostrar um exemplo de ser humano, homem pós-moderno de carne e osso, dá chance de outros milhares de meninos e meninas, que assim como ele são de origem simples e têm sobretudo dentro de si todos os conflitos do mundo, de um dia serem Italo.

A saber, não há certo e errado nessa corrida. Porém, há quem se identifique com o jeito autêntico de Ítalo, outros talvez prefiram o modelo clássico de surfista competidor como Medina, Slater. Aliás, é através de forças opostos que se alcança o tal equilíbrio.

Ainda há quem acredite que Gabriel Medina está longe de ser o modelo perfeito de um herói do surfe. Afinal, ele ouve pagode, oras. Bem como, o foda-se de Ferreira está anos luz do “morte aos parasitas”, proferido pelo eterno rebelde Dadá Figueiredo.

Seja como for, a vitória de Italo Ferreira traz vida ao tour e a certeza de que nunca na história da modalidade o Brasil teve tantos heróis, clássicos ou não.

Com a vitória, Italo assume a liderança do ranking mundial a uma etapa do fim. Foto WSL / divulgação.

Errei: Baía Formosa não fica em Natal, como mencionado nesse texto.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

A Eurofarma, multinacional brasileira presente em 24 países, anunciou hoje a criação do Time Eurofarma, um projeto que visa apoiar atletas olímpicos e paralímpicos de diversas modalidades. Entre os selecionados está Maria Eduarda "Duda" César, jovem promessa do surf...

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo...

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele no surf. Afinal, sol, sal e vento fazem parte da rotina de qualquer surfista, mas também podem ser grandes desafios para a pele. A exposição constante ao sol acelera a perda de hidratação e a degradação do colágeno,...

11 Comentários

  1. Rodolfo

    Forçou a barra com esse lance de anti-herói. Não acho que se precisa rotulá-lo pra encaixar em caixinhas. Bastava dizer que é autêntico. Alguém autêntico, por si só, não gosta das tais caixas. Fod…m-se elas. 🙂

    • robs

      Tambem achei.

      • Lemolit

        Meu Deus. Que texto horroroso. Não entendi o propósito, tão pouco a tese apresentada. Conceitos muito frágeis.

    • Ferllann

      Falou tudo!
      A mídia escolheu o Medina como queridinho; Infelizmente Felipinho, Ítalo e qualquer outro que aparecer, apesar de brasileiros, serão vítimas desse tipo de tratamento.
      A tal de “Brazilian Storm” acabou, agora a mídia é Medina e o resto que se F###!
      Lamentável.

      • Lemolit

        Por que a mídia escolheu o Medina? Será que foi porque “foram com a cara dele”? Assim como a mídia escolheu Messi, Pele, Senna, Jordan, Federer e cia, os mehores serão escolhidos. A mídia não escolhe o quase melhor. Não escolhe o segundo.

    • Dado villas boas

      Muito legal a reportagem e os comentários, independente de qualquer coisa, que aéreo foi esse?????????????

  2. Mauricio Gil

    Baía Formosa não fica em Natal, mas no Rio Grande do Norte. É o último município do estado antes da divisa com a Paraíba.

  3. Reginaldo

    Salve matéria da hora ítalo é monstro e tbm merece estar onde está líder e agora disputa aberta pipe vai ficar pequena pra tanto talento nacional. Que fique no Brasil esse título ambos serão merecedor

  4. Luciana Pereira

    Adorei a reflexão, importante para olhar o homem além do sport. Sorte aos brazucas!

  5. Everton

    Sou cada vez mais fã do Ítalo!! E sei que ele trabalha duro pra estar surfando nesse nível, não só com o Coach de surf, mas também com treinadores físicos de ponta, Coach Mental e cursos extra surf que estão trazendo esses resultados!! O anti-herói trabalha muito! E levar a namorada é um bônus! ????????‍♂️

  6. MGWIN

    What do an administrative assistant, exercise physiologist, and music https://mgwin88tm.com/ composition major have in common? They are all among our top hires for software developer roles. Many stellar engineers have no formal certifications or degrees; some didn’t go to college. We believe that there’s no single “best” route to a role. Often, less-traveled roads can provide invaluable experience and unexpected perspectives.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest