Home > Bem-Estar > ‘Surfe mental’ para aliviar sintomas da quarentena

‘Surfe mental’ para aliviar sintomas da quarentena

por | mar 26, 2020 | Bem-Estar, Coronavírus, Destaque | 13 Comentários

Já perdi a conta de quantos dias estou sem surfar, mas já sinto os efeitos que a ausência do contato com a água salgada tem feito.

por Janaína Pedroso

Naturalmente, diante de outro cenário, talvez não ‘doesse’ tanto assim. Aliás, já me preparava mentalmente para um período sem surfar. 

Afinal, a gravidez, ora ou outra, ‘falaria’ mais alto e me obrigaria a manter meu corpo afastado do contato físico com uma prancha de surfe e eventuais quedas ou colisões.

Mas o fato é que a gestação vai bem, meu corpo está perfeitamente em harmonia. Sinto-me disposta, como se eu jamais tivesse vivido sem essa barriga.

Surfando com meu filho, grávida de 5 meses. Foto Patrícia Vaccaro.

Apesar de saber que cada gravidez é de um jeito e cada mulher reage de uma forma às transformações (e não são poucas), eu, por enquanto, estou perdidamente apaixonada por cada alteração sofrida no meu corpo físico.

Acontece que eu estou impedida de sair de casa. Uma escolha obviamente, pois me considero uma pessoa minimamente coerente e sei que, neste momento, o isolamento é a única forma de não contribuir para o caos social que se anuncia.

Infelizmente nem todo mundo parece dar importância. E tem sido um tanto angustiante observar famílias inteiras indo pra praia como se estivessem em férias. Agora mesmo, um velho de sunga tossia em cima do neto, que por sua vez estava de mãos dadas à avó, também velha. Senti uma raiva louca do trio.

Mas, se existe alguma coisa boa nessa tragédia, e sempre existe, é a chance que cada um de nós está tendo de reavaliar condutas, hábitos e valores. Honestamente, não espero que haja mudanças radicais e que quando esse pesadelo passar o mundo se torne amigável, mas acredito que para alguns terá grande efeito.

A verdade é que o que me salvou hoje foi uma live. Comecei o dia com um alongamento bem tranquilo, hatha yoga de leve. Mal sabia que o dia seria bravo.

Amanhã devo tentar o mind surfing, já ouviu falar? O “surfe mental”, técnica que beira a prática meditativa, e que na verdade deve ser feito enquanto se observa o oceano. Mas, como nem isso tenho, será mesmo de olhos fechados.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Com o primeiro QS da história de Natal, Rio Grande no Norte, Circuito Banco do Brasil de Surfe encerra o calendário de 2024. É terra de Italo Ferreira que estará presente no evento, ao lado de outras estrelas. A quinta e última etapa será do dia 31 de outubro a 3 de...

13 Comentários

  1. Lima

    Velho e uma velha, mostra bem que vc tem pouca consideração com os IDOSOSOS

  2. Lima

    Em tempo. IDOSOS

    • Lavínia

      Estava gostando muito da sua narrativa. Mindsurf
      na quarentena me interessam. Sua foto surfando grávida me impressionou, mas tombei com sua forma de ser referi as pessoas. Velho, trio! Tem que pensar nisso se quiser ser apreciada.

    • Paty

      Seu texto é uma aberração ????

  3. Alex

    Sou praticante e admirador do surf, ao ver o link do texto pensei que poderia encontrar algo bacana, mas ao ler o seguinte trecho “…um velho de sunga tossia em cima do neto, que por sua vez estava de mãos dadas à avó, também velha.” pude notar a mediocridade do seu texto, que em nada acrescenta a quem tem respeito pelos outros, idependente de suas atitudes.

  4. Daniel

    Pessoa tão inteligente ignorar a experiencia de vida dos outros , respeite para ser respeitado mais tarde .

  5. Leonardo

    Q pessoa escrota q escreveu nesse texto…! Um dia vai te chamar de velha espero q reaja bem!

    • Ricardo

      respeito também faz bem para vc.
      responsabilidade tb para os idosos.

      na paz

  6. Sérgio

    Ele não quiz ofender os idosos e sim há atitude de alguns idosos que parecem estarem brincando com uma situação de pandemia e pior que isso podem se contaminar e contaminar outros, assim pergunto-lhes como iremos dar fim ao vírus se existem pessoas na maioria ” VELHOS” não se cuidando e não estão nem aí, Respeito se dá através de respeito mútuo. Não julgue pra não ser jungado. Também estou indignada.

  7. Cláudia

    Entendi o que vc quis falar no referido texto acima, sua indignação é a minha, pena que alguns indivíduos não perdem o mal hábito de atirar pedras, de julgar, grosseiros, AINDA da tempo de refletir, de ser generoso, de respeitar o outro, de pedir perdão, ser perdoado e amar o outro como vocês se amam, amanhã pode SER TARDE demais.

  8. Lavínia

    Estava gostando muito da sua narrativa. Mindsurf
    na quarentena me interessam. Sua foto surfando grávida me impressionou, mas tombei com sua forma de ser referi as pessoas. Velho, trio! Tem que pensar nisso se quiser ser apreciada.

  9. Pedro vinner

    É um peso ser infeliz em certos momentos mas .estamos aqui para evoluirmos .nesse planeta procurando reparar nossos erros . Forte na paz e boas ondas para todos .. ..

  10. mgwin88

    In 1991, was introduced to the people of what we call now as the WORLD WIDE WEB.WORLD WIDE WEB is the part of the Internet that most users see and use and which has made it so popular. This gave birth to a big boom in web usage. The web continuous its growth in a very incredible way. There are now a billion of pages of the web and thousands more.
    .
    .
    .

    https://mgwin88tm.com/

inscrição feita!

Pin It on Pinterest

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026
Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas
Pela primeira vez, QS acontece em Natal