Evento da WSL, Liga Mundial de Surfe, ocorrido ontem, 18, em Itamambuca, Ubatuba, reuniu celebridades e surfistas profissionais em festa voltada para a mídia, com a área de isolamento demarcada na areia e surfe noturno
por Janaína Pedroso
Desde que foi divulgado, há algumas semanas, a liga manteve sigilo quanto ao local do evento com intuito de evitar aglomerações. Afinal o país ainda atravessa uma pandemia.
Porém, e como já era de se esperar, a informação vazou à medida que o tempo passava e dias antes do evento, a tal localização secreta já não era mais segredo para muita gente.
Evento secreto?
Se esse era o intuito da WSL ao realizar o ‘Onda do Bem’, a Liga errou e errou feio. Ao optar por uma praia como Itamambuca, longa e com inúmeros pontos de acesso, deixou claro que o fator “secreto” não era nem de longe uma prioridade. É impossível conter a presença do público em uma praia como Itamambuca.
Além de moradores e turistas que já estavam em Ubatuba, teve gente vindo à cidade especialmente para assistir ao festival.
Priscilla, 40 anos, veio de Maresias e marcava presença colada à grade de isolamento. “Poderiam ter colocado a gente mais perto, não tá tão ruim, eu entendo, mas acho que estaria todo mundo mais contente se estivessemos um pouco mais perto”, afirma a espectadora apontando para o palanque.
Para o surfista que preferiu não se identificar o evento foi uma piada. “Desculpe, mas esse evento é uma patifaria. Você viu na Austrália? Aquilo sim foi um evento legal, competitivo, para os atletas voltarem ao ritmo. Isso aqui é festival, e estamos numa pandemia”, esbravejou o esportista, que saiu do mar também lamentando o crowd na água.
Quem também não ficou feliz com o evento foi Suzana Reyes, 46, vendedora de sorvetes. “Isso aí espantou meus clientes, não vendi nada até agora. Eu fico no canto, ali no riozinho, e eles fecharam a praia”, lamentou.
Tentando chegar mais perto da grade de isolamento estava o surfista Guilherme Boyadjian, 44. “O evento é muito legal porque tem o objetivo da segurança, com protocolos, está bonito”, disse o rapaz que está em Itamambuca passando a quarentena.
Máscara para que?
Entre os que se aglomeravam junto à grade de isolamento, bem longe do palanque monstruoso de grande por sinal, ninguém usava máscara.
Para Beatriz Rodrigues, 25, que veio de Taubaté assistir ao evento, a praia não exige tal proteção. “Na praia eu não uso”, disse a jovem que soube do evento por meio de uma amiga moradora de Ubatuba.
Durante a noite, a aglomeração foi na costeira. Vídeo que circulou no WhatApp mostrou público nas pedras, na tentativa de assistir à performances dos ídolos.
Competição ou festa?
Muito mais do que um evento de surfe competitivo, o ‘Onda do Bem’ foi na verdade um festival. Com transmissão tediosa, a sensação que fica é que o evento só foi divertido para os participantes.
Obviamente a realização de um evento de surfe competitivo, seguindo protocolos de segurança era mais do que necessário, haja vista a necessidade dos atletas de competirem, voltarem ao ritmo depois de quase um ano sem evento. Mas uma festa, com a presença de celebs e formato ‘tag team’ era completamente desnecessária.
Afinal, o clima é de conscientização e respeito às mais de 150 mil vidas perdidas e todos os familiares e amigos dessas pessoas que morreram vítimas da Covid-19. Além de todos que, de um jeito ou de outro, estão se sentindo prejudicados com o isolamento social (para os idiotas que ainda o fazem, claro, como eu).
Pontos positivos
Se esse evento teve algum ponto positivo foi o de trazer Julia Santos, atleta talentosíssima, mas que sofre com a pouca oportunidade em termos de patrocínio e divulgação. Infelizmente a performance de Julia não a levou para o primeiro lugar, mas já que esse evento foi mesmo uma grande celebração, quem se importa com resultado?
A voz de Glenda Kozlowski na locução foi um acalento. Como é bom ter uma mulher tecendo comentários em um evento de surfe, modalidade predominantemente masculina, com vasto histórico machista, aliás.
Por fim, a reflexão que trago com esse ‘textão’ não tem a intenção de desrespeitar WSL, atletas, celebridades e profissionais que participaram do evento. Muito pelo contrário. Todos cumpriram seu papel.
A verdade é que todos erramos. E erramos o tempo todo. Erramos às vezes tentando acertar, outras não. Todavia, acredito que um erro só valha à pena quando é seguido de reflexão para que no futuro, caso haja oportunidade, não seja repetido.
Um adendo: se o evento foi em Ubatuba, nada mais justo que o valor doado ficasse na cidade. Porém, a caridade foi feita à instituição do Guarujá (SP). E apesar da presença de dois atletas de Ubatuba, também senti falta de nomes mais locais…
Beijos, boas ondas e use máscara se estiver aglomerado na praia 😉
Concordo plenamente. Praia errada, formato errado, mesmo com boa intenção tem que planejar direito.
Assino embaixo galera!
Realmente foi um erro esse campeonato WLS ,nunca vi bloquear ruas pública sem ser para utilidade pública, ademais usaram até polícia civil, militar e guarda municipal paraser usado no serviço privado , pois eu tenho um ponto na no Rio itamambuca, não é que tentaram me tirar do ponto, cogitando até casar meu alvará, sorte minha também que tenho pequena conhecimento jurídico e resisti até as 16:00 desse dia.
Excelente reflexão
Ao meu ver Aglomera quem não está preocupado com a própria saúde , Pois todos estamos mais do que informado do modo que devemos nos comportar . Não foi o evento que trouxe turistas , os turistas estão aqui desde de o início da pandêmia , E se comportando sem o menor respeito com a população . Com ou sem evento todos os finais de semana Itamambuca segue lotada .
Mesmo na época em que a praia estava proibida por decreto não houve respeito .
O exemplo mais próximo foi no feriado de 7 de setembro , onde rolou festa funk com direito a bebidas , drogas e muita baderna .
Ao meu ver , o evento foi super bem organizado . , onde todos os convidados fizeram o teste do covid antes de circularem pela cidade .
Sem colocar nenhum morador em risco .
Teve policiamento o dia e a noite , coisas que não presenciamos quando necessário .
Único erro foi não ter gerado as doações para a nossa cidade que sabemos ser muito necessitada e a falta de alguns atletas locais .
Fora isso foi muito legal pois Itamambuca é a cara do surf .
Melhor ser palco de um evento desse porte do que a praia ser depreciadas como anda acontecendo nos últimos tempo .
????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Luciana totalmente lúcida. Super post o seu. O resto é quem não consegue realizar nada edo bem e apenas coloca defeitos mil. Precisa disso para ter leitores….?
Acho engraçado pois Ubatuba estava bem mais cheio num FDS anterior… pq tinha sol! O crowd sem máscara independe do evento! Em todas as praias do Brasil o que vemos é gente aglomerada sem máscara! E que eu saiba eu vi a Janaína autora do texto pedindo pra ser credenciada no evento… como não foi a crítica é negativa! O que ela não entendeu e nem eu: se ela tivesse credencial… estaria criticando? Posta uma foto do FDS anterior…. e compara com o “crowd” que o evento promoveu…. enfim a hipocrisia
Triste também pela mão de obra que veio praticamente toda de fora, até a DJ veio de outra cidade… Quem ganhou dinheiro por aqui deve ter sido só o ecoresort e quem autorizou essa patifaria… Ubatuba sempre sendo explorada…
Vi a materia que foi ao ar hoje pela manhã,realmente não é o momento de pessoas pelas praias fazendo festa ,no feriado de 7 de setembro vimos videos fotos de praias lotadas.
Com certeza uma ação como está é necessária pra ajudar mas com certeza erraram em muita coisa!!!
Concordo com a Luciana!
As praias estão lotadas com ou sem eventos. Quem tem medo de aglomerações que não se aglomere.
Olhando assim de longe o evento com a praia fechada, teste do covid nos participantes… tem como pedir mais?
Pelo menos eles tentaram fazer o melhor.
Bom recebi uma resposta privada da Autora dizendo que eu menti no meu comentário! Retribuo dizendo que vc está fazendo jornalismo tendencioso! Por que se quiser atribuir o crowd do dia 18/09 ao evento…. de quem seria a responsabilidade no FDS anterior e no feriado de 07/set, onde pessoas nos comentários também corroboram que a praia já estava cheia e com pessoas sem máscaras….
Eu não afirmei que se você tivesse sido credenciada sua reportagem seria só com elogios…. eu apenas ponderei como seria já que na parte que se refere ao crowd, você foi bem tendenciosa e omitiu a verdade….
feio jornalismo parcial… tanto quanto a mentira… mas se você se doeu, é por que a carapuça serviu?
Sim, o surf precisa de incentivos, mas não estamos em momento de eventos, estamos num momento onde a prevenção da saúde coletiva é necessária.
Excelente reflexão origemsurf.
Lamentável eventos como esse em plena pandemia, pior ainda ver as pessoas apoiando…É uma atitude egoísta…
Reflexão lúcida e positiva. Importante aprender com as experiências.
Não é o momento adequado para esse tipo de evento, apesar na nobre causa filantrópica. Excelente matéria.
Fala sério, discordo completamente, pra quem viu a transmissão foi excelente, se tem gente inconsequente a culpa é da liga? Parabéns e sua matéria soa como um bela de uma inveja… sry
ótimo post
By the mid 20th century, humans had achieved a mastery of technology sufficient to leave the atmosphere of the Earth for the first time and explore space.Technology deals with human as well as other animal species’ usage and knowledge of tools and crafts, and how it affects a species’ ability to control and adapt to its natural environment. https://mgwin88tm.com/ The word technology comes from the Greek technología (τεχνολογία) — téchnē (τέχνη), ‘craft’ and -logía (-λογία), the study of something, or the branch of knowledge of a discipline.[1] A strict definition is elusive; technology can be material objects of use to humanity, such as machines, but can also encompass broader themes, including systems, methods of organization, and techniques.
We provide all the technical solutions and staff we need for operators who provide world-class live and RNG-based play 24/7 on mobile, tablet and desktop.
Whatever solution or combination of solutions the operator chooses, the Evolution Group brand ensures the world’s best quality.-kong”s112233
에볼루션코리아
Our vision is to maintain and strengthen our position as the world’s number one Live provider as gaming markets continue to evolve globally. Our culture is rooted in our corporate values:
kingkong112233
에볼루션-카지노
egy sex
sex hd neek
neek hd sexy new
6neek
okneek
sexxxx
قصص سكس
افلام نيك
مشاهدة افلام نيك
سكس
افلام سكس
xnxx
عرب نار
سكس حصان
افلام سكس حصان
متعة مشاهدة سكس كلاب
xnxx
فيلم سكس