Home > Destaque > Quem traiu o surfe brasileiro?

Quem traiu o surfe brasileiro?

por | jan 7, 2021 | Opinião | 8 Comentários

Etapa mundial em Sunset Beach cancelada, pandemia longe de acabar, resgate emocionante de Mickey Wright no Havaí e a reeleição de Adalvo Argolo à frente da presidência da maior entidade do surfe nacional. Realmente o mundo anda mais nonsense do que eu jamais poderia imaginar!

por Janaína Pedroso

Devo iniciar pelo fim, para garantir o trocadilho, de modo que ter novamente Adalvo Argolo na presidência da CBSurf, parece mesmo o fim da picada, dos tempos ou de qualquer bom senso.

Esclareço de antemão, que, pessoalmente, nada tenho contra o senhor Argolo. Na realidade, nunca o trombei em nenhuma banda por aí afora. 

Porém, a classe surfística clamava por mudança! O que houve então? Que cargas d’água ocorreu para que o baiano tivesse votos suficientes para seguir no poder? 

Oras bolas, rememoremos alguns pontos e com alguma sorte entenderemos juntos, eu e você, o que foi que levou a manutenção de Adalvo no poder:

Ausência de nomes não foi

Pela primeira vez em alguns bons anos, representantes de atletas e federações tinham mais opções, haja vista a existência de mais duas chapas. Uma delas formada pelo ex-atleta Jojó de Olivença e a outra pelo surfista e jornalista Ricardo Bocão. Pelas barbas de Netuno!! Mesmo assim o povo escolhe manter o senhor que vinha há tempos sendo alvo de denúncias e polêmicas? Sim, sim.

Articulação de atletas

Ao que parece, foi também pela primeira vez na história do surfe nacional que atletas e federações se mobilizaram para tentar evitar a reeleição de Adalvo. Especialmente o pessoal do SUP e do surfe, fizeram inclusive grupo no whatsapp para deixar bem claro que o desejo da maioria era por mudanças! 

Polêmica à vontade

Apesar de a CBSurf ter se livrado do fantasma da prestação de contas, não faltam polêmicas em torno da administração da entidade, que esse ano deve receber uma boa bolada em função das olimpíadas. Se é que haverá alguma…

Por fim, e apesar dos pesares, o presidente reeleito recebeu 8 dos 13 votos válidos:

Veja quem votou:

Federações: Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Oito integrantes da Comissão de Atletas da entidade:

Bruno Galini;

Nathalie Martins;

Suelen Naraísa;

Wiggolly Dantas;

Carlos Bahia (Longboard);

Luiz Phelipe Nobre (Para Surfing); 

Ivan Tadeu dos Santos (Stand Up Paddle);

Eder Luciano (Bodyboarding);

Alguém arrisca dar um palpite sobre quais entidades e representantes foram na contramão da “vontade popular”?! 

Onde está a Federação Paulista?

Para finalizar, por que a Federação Paulista está à margem de uma decisão tão importante como esta? Visto que é desse território a origem dos nossos campeões mundiais e destaques como Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Caio Ibelli, Miguel Pupo, Deivid Silva, Alex Ribeiro e tantos outros.

Eu não tenho respostas, você tem?

Foto de Austin Schmid

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
A importância do flow no surf

A importância do flow no surf

A importância do flow, estado de sinergia que, quando alcançado, pode transformar uma boa performance no surf em algo extraordinário. A conexão entre o surfista e o oceano é algo que transcende técnica ou preparo físico. O estado de sinergia que, quando alcançado,...

Revolução do surf feminino a partir de igualdade nas ondas

Revolução do surf feminino a partir de igualdade nas ondas

Definir este momento na história do surf feminino é desafiador. As recentes competições em Pipeline e Sunset deram ao público uma visão significativa do que esperar do futuro do surf feminino de competição. Por muitos anos, a superioridade masculina foi a norma,...

Quais são os principais tipos de surfistas

Quais são os principais tipos de surfistas

Do local raíz à mulher machista; saiba quais são os tipos de surfistas mais "inusitados". O universo do surf é vasto, um caldeirão de personalidades que compõem uma teia complexa, moldando a dinâmica do outside com certa diversidade e controvérsia. Desde os secret...

8 Comentários

  1. Aristides

    Se entendi a reportagem, a colunista não gostou da eleição de certo “baiano” para presidência do CBSurf em detrimento de outro baiano e um carioca. De permeio lamenta a ausência de paulistas. A Bahia ainda não meu deu uma prancha de surf, mas já me presenteou com régua e compasso.

    • origemsurf

      O termo ‘baiano’ usado no texto faz referência ao local de origem do indivíduo em questão, artifício usado na escrita para evitar a repetição de termos. Logo, ao invés de repetir o nome pessoal, usa-se referências como cargo, local de nascimento, etc

      • Jonathan

        Ótima reportagem!!

  2. Eduardo Andrade

    Não entendo de eleições na CBSurf, nem surfo. Gostaria de entender qual a razão de especificar a naturalidade do vencedor em detrimento da naturalidade dos demais coitados. Ser baiano é incompatível com o exercício da presidência da CBSurf?

    • origemsurf

      O termo ‘baiano’ usado no texto faz referência ao local de origem do indivíduo em questão, artifício usado na escrita para evitar a repetição de termos. Logo, ao invés de repetir o nome pessoal, usa-se referências como cargo, local de nascimento, etc.

  3. JORGE GUILHERME SCHURMANN DA SILVA

    Reportagem mal feita. Por favor revisar. Não ficou clara a votacao.

    • Jonathan

      Citando do artigo: Alguém arrisca dar um palpite sobre quais entidades e representantes foram na contramão da “vontade popular”?!
      Leitura mal feita. Favor revisar.

  4. farstg

    By the mid 20th century, humans had achieved a mastery of technology sufficient to leave the atmosphere of the Earth for the first time and explore space.Technology deals with human as well as other animal species’ usage and knowledge of tools and crafts, and how it affects a species’ ability to control and adapt to its natural environment. https://mgwin88tm.com/ The word technology comes from the Greek technología (τεχνολογία) — téchnē (τέχνη), ‘craft’ and -logía (-λογία), the study of something, or the branch of knowledge of a discipline.[1] A strict definition is elusive; technology can be material objects of use to humanity, such as machines, but can also encompass broader themes, including systems, methods of organization, and techniques.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest