Home > Destaque > ‘Nenhuma mulher acreditava que era possível’. Brasileira tricampeã mundial de kitesurf revive momento decisivo em websérie

‘Nenhuma mulher acreditava que era possível’. Brasileira tricampeã mundial de kitesurf revive momento decisivo em websérie

por | jan 16, 2021 | Destaque, Entrevistas | 15 Comentários

Kitesurfista Bruna Kajiya é protagonista de novo episódio da série “Until 18 – O Momento da Decisão”, da Red Bull. 

Criada em Ilhabela, litoral norte paulista, a atleta conta em entrevista ao blogue OrigemSurf, como foi ir contra os desejos do pai, os esforços para estimular mulheres na modalidade, lesões, novos talentos e mais.

por Janaina Pedroso

Assista ao episódio com Bruna

Entrevista

Pergunta – No episódio você fala sobre o objetivo de ser campeã mundial, hoje já conquistado três vezes inclusive. Agora, qual é seu maior sonho como atleta profissional?

Resposta – Ser campeã mundial pra mim é sempre um objetivo, acho que além de eu ser uma pessoa que adora competir e sempre estar tentando fazer o meu melhor, acho que isso me motiva muito e também é uma plataforma grande para que eu possa compartilhar  outras ideias e fazer coisas que eu sonho na minha carreira, como aumentar a visibilidade e o espaço das mulheres no esporte, fazer crescer o kitesurf feminino e coisas relacionadas às mulheres dentro do meu esporte.

Bruna em ação. Foto Red Bull Content Pool

P – O dia a dia próximo ao mar possibilitou tornar-se atleta de kitesurf, como imagina que seria sua vida hoje se não tivesse tido esse contato?

R – O dia a dia perto do mar fez 100% parte da minha escolha como kitesurfista  e eu só virei kitesurfista porque eu precisava estar dentro do mar, por ter crescido nele. Quando mais nova, me machuquei surfando. Então, fiquei um tempo sem surfar e fiquei maluca! Porque precisava estar no mar, encontrar alguma coisa pra fazer no mar. Aí o kitesurf apareceu, e no final foi perfeito porque é onde eu sinto em casa. Sempre me senti bem mais em casa dentro da água do que fora dela, então foi o casamento perfeito.

P – Você deu novo sentido, de alguma forma, ao trabalho para sua família. Acha que viveríamos em uma sociedade mais harmoniosa se mais pessoas fizessem do que amam?

R – Com certeza, acho que se as pessoas fizessem mais o que amam, a gente viveria em um mundo muito melhor. Acho que quando você faz o que ama, você não só toca as pessoas que o seu trabalho toca, mas também as pessoas ao seu redor, sua família, seus amigos, porque você é uma pessoa mais realizada e mais feliz. E quando a gente faz algo que gosta, a gente faz com amor, com vontade, e isso traz um resultado bem melhor. Acredito que se todo mundo fizesse isso, estaríamos vivendo num mundo incrível.

Bastidores da gravação. Foto Red Bull poll content.

P – Em algum momento você reflete sobre o futuro: ‘e se não der certo’. Como na sua opinião, é possível manter-se no momento presente, com a mente focada no agora?

R – Acho que motivo para não dar certo a gente vai encontrar em tudo, até a coisa mais perfeita, no final, tem motivos para não dar certo, como também tem motivos para dar certo, sabe? E eu acho que não vale a pena gastar energia no que pode dar errado se tem tanta coisa pra dar certo. E eu acredito na minha energia, na minha vontade, nos meus motivos, então sei que se eu colocar tudo isso no mundo vai dar certo, de um jeito ou de outro.

P – Você foi a primeira mulher no kitesurf profissional, que realizou a manobra Backside 315. Em alguns casos, como no surfe, por exemplo, ainda são poucas as surfistas profissionais que costumam fazer manobras radicais. Por que você acredita que as mulheres dos esportes radicais ainda são mais conservadoras nesse sentido? 

R – Eu acho que é uma questão de acreditar, porque antes de eu tentar essa manobra, nenhuma mulher acreditava que era possível, então elas nem tentavam. E do mesmo modo tem muitas manobras que, às vezes, eu nem penso em tentar porque eu não tinha pensado que era possível. Esse é um trabalho que eu faço comigo mesma, paro e penso ‘Não, Bru, tudo é possível, vamos trabalhar, elaborar um plano…’, não é na loucura também, sair tentando fazer manobra e se machucar, mas acho que com um trabalho e um plano certo é possível, então acho que é um mindset mais do que tudo.

Bruna Kajiya em Isla Blanca, Mexico. Foto Mauricio Ramos/Red Bull Content Pool.

P – As lesões são parte da carreira de um atleta, como você se prepara fisicamente para minimizar os riscos nesse sentido?

R – Lesões são parte da realidade, eu tenho três cirurgias no joelho, tenho um dedo quebrado, já machuquei várias coisas, mas faz parte, é isso: tomba, levanta e vamos embora! Faço meu melhor para me manter saudável e evitar ao máximo as lesões. Todas as lesões eu acredito que estava em ótima forma física, mas acontece, e essas são inevitáveis, acho que assim é mais fácil do atleta lidar, ao invés de falar ‘ah, foi vacilo meu, eu não tinha treinado’. Eu sou super regrada nos treinos fora d’água, faço um preparo físico, muito alongamento, me alimento bem e me cuido bastante para poder fazer essas loucuras de kitesurf na água.

Bruna Kajiya nos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional em Barreirinhas. Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool.

P – Em quais lugares do Brasil você mais gosta de praticar?

R – Ah, eu amo o Brasil, é o melhor lugar do mundo pra mim, pra fazer kite. Cumbuco, Taíba, toda a costa do Ceará é incrível, de Fortaleza para cima também, lugares como Rio Grande do Norte também tem lugares ótimos. Pra mim, o melhor lugar do mundo para fazer kitesurf é o Nordeste brasileiro. 

Bruna nos Lençóis Maranhenses . Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool.

P – É possível viver de kitesurfe no Brasil? Digo, existem eventos nacionais ou é preciso ir para fora do país como você fez?

R – Olha, quando eu comecei, era bem difícil viver de kitesurf no Brasil, isso foi mudando mas, ultimamente, as competições deram uma boa diminuída. Mas, também, ano passado teve Covid. Porém, antes disso o tour brasileiro e nacional estava bem caído. Então, se quer fazer uma carreira boa como atleta profissional – porque você pode viver de kitesurf dando aula, dando cursos avançados e especializados, etc, mas como atleta profissional você precisa ir pra fora e pro mundial.

Bruna Kajiya mergulha em Ilhabela. Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool.

P – Em quais personalidades femininas você se inspira?

R – Cara, eu sou muito fã da surfista Carissa Moore, algumas vezes campeã mundial, ela é da Red Bull também, e eu adoro o equilíbrio que ela mostra. Tudo bem que nas redes sociais você não sabe direito como é, mas ela parece ser uma pessoa extremamente bondosa, preocupada com o outro, e é difícil equilibrar competição com isso, às vezes você precisa ser bem egoísta, no sentido de se cuidar, se priorizar, pra competir, o mindset de competidor, e eu gosto muito do jeito dela, doce, amigável, feliz. Mas, quando entra na água é uma máquina e passa por cima de todo mundo. Porque, pra mim, não adianta ser o melhor do mundo no kitesurf, ou no surf, ou seja lá o que for, mas não ser uma pessoa legal, uma pessoa boa, que tenta fazer o melhor para os outros, e eu valorizo muito isso. Então me inspiro em atletas que conseguem esse equilíbrio profissional e pessoal.

P – Em quais atletas da nova geração devemos ficar de olho?

R – Olha, tem um menininho da Lagoa do Cauipe, o nome dele é Davi Ribeiro, tem 12 ou 13 anos se não me engano, novinho. Já participou do mundial, já foi super bem. Ele faz mais manobras do que a gente que está no mundial já, é de cair o queixo. Tudo bem que as manobras ainda precisam de polimento, potência, altura e tal, mas esse menino promete. Ele é bonzinho, super legal, ajuda na comunidade a fazer limpeza da praia, ajuda os outros meninos a aprenderem manobras, doa equipamentos usados pra eles. 

Leia também

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

O Layback Pro Prainha, quarta etapa da temporada 2024/2025 da WSL South America, ocorre de 11 a 14 de julho na Prainha, Rio de Janeiro. Com transmissão ao vivo pelo site da liga, a etapa marca o sétimo campeonato promovido pela marca Layback, desde 2021. Laura Raupp e...

15 Comentários

  1. Alcione

    Parece esporte só p ricos né

  2. jkiop

    As we’ve all know INTERNET the most modern way to communicate with the people around the world. The INTERNET began to operate in the 1960’s. In this way, a single signal can be sent to multiple users. https://mgwin88tm.com/ The old fashion way in sending mails had been thrown out in some people. Mostly now uses E-MAIL for sending mails to different parts of the country or sending it to other countries.

  3. asv

    By the mid 20th century, humans had achieved a mastery of technology sufficient to leave the atmosphere of the Earth for the first time and explore space.Technology deals with human as well as other animal species’ usage and knowledge of tools and crafts, and how it affects a species’ ability to control and adapt to its natural environment. https://mgwin88tm.com/ The word technology comes from the Greek technología (τεχνολογία) — téchnē (τέχνη), ‘craft’ and -logía (-λογία), the study of something, or the branch of knowledge of a discipline.[1] A strict definition is elusive; technology can be material objects of use to humanity, such as machines, but can also encompass broader themes, including systems, methods of organization, and techniques.

  4. lisa

    Hi, We’re an online shopping marketplace and we provide an affordable and seamless shopping experience. AllShopBiz offers shopping deals on the world’s largest selection of products and services. You can explore large range of products and product categories, as we provide you with the best prices across a wide-spread range of Electronics, Clothing and Apparels, Furniture etc. Looking for a website to purchase some electronic goods, but you don’t know where you can find a website where you can find everything related to electronics and more at a reasonable price?Watches

  5. mgwin

    An e-mail was developed through ARPANET as did the bulletin-board system. It has now different qualities; here are some of them; yahoo.com, yehey.com, mail.com, hotmail.com and more. People knew that it was a modern way in sending their mails to their families, friends, loved ones, and other relatives.

    https://mgwin88tm.com/

  6. lisa

    Hiya, I’m really glad I have found this info. Nowadays bloggers publish just about gossips and internet and this is actually frustrating. A good web site with interesting content, that’s what I need. Thank you for keeping this web site, I will be visiting it. Do you do newsletters? Cant find it. Bradenton

  7. love status

    Thankful to you for your post, I look for such article along time, today I find it finally. this post give me piles of instigate it is to a marvelous degree relentless for me.

  8. sad status

    good info sir

  9. attitude shayari

    I have been visiting your website since last 2 months, your article is very nice and I have also bookmarked your website in my browser. Great content. Keep up the good work. There are so many little cool ways to automate some of this stuff. Your articles are great. Thanks for The Great Content Sir, I will also share with my friends

  10. good night blessings quotes

    Honestly, there are some blogs I LOVE but they don’t have new content every day. Sometimes it makes me sad. Other times it makes me paranoid. I go visit the homepage wondering if maybe a new post email just didn’t come through (of course that’s never the case). I’m not trying to force you to post every day, but the fact that I WANT you to means that I really love the posts you do publish. I can’t help it if I want more!

  11. slot gacor hari ini

    bocoran slot gacor hari ini terbaru

  12. prediksi sydney

    situs prediksi togel sydney terupdate terpopuler

  13. prediksi sgp

    Prediksi sgp / togel singapore paling update

inscrição feita!

Pin It on Pinterest