Home > Bem-Estar > O bug nas redes lembrou-me como flow e surfe são essenciais

O bug nas redes lembrou-me como flow e surfe são essenciais

por | out 5, 2021 | Bem-Estar, Destaque | 1 Comentário

O bug histórico de ontem, 4, tirou do ar WhatsApp, Face e Insta, fazendo com que Mark perdesse uns bilhões, e outros milhares algum dinheiro. Porém, ficou a pergunta: quão importante são essas redes na vida da gente? Digo na essência. Ou melhor, como você se sentiria se sumissem do mapa essas três ferramentas? Perderia algo essencial? Muitos dirão que sim.

por Janaína Pedroso

Aparentemente, na contramão do mundo e apesar do estranhamento inicial, confesso que senti certo alívio. Afinal, já que não dependia de mim atender às demandas do zap, muito menos comunicar algo a seguidores sedentos por conteúdo, restou-me então relaxar, surfar e criar sem interrupções.

Mas certamente não fui a única que provou de bem-estar por ficar algumas horas longe das mídias sociais. A empreendedora Luana Ribeiro, 25, da Heyah Beachwear, também sentiu o mesmo. “Flui de uma forma que nem sei como explicar”, diz ela na breve pesquisa que fiz nos stories (veja a ironia). Sua fala me chamou a atenção, especialmente porque ela usou a palavra ‘flui’.

Logo, ficar distante das redes, especialmente do WhatsApp, comprovou uma das regras do estado de fuidez, ou Flow: fuja de distrações! Não é possível haver fluidez intelectual, física ou emocional sendo o tempo todo bombardeada por interrupções externas.

Contudo, ao que parece, limitar um período de tempo do dia para acessar as redes é o caminho para o sucesso. E talvez o segredo esteja em entender como lidamos com as redes, que sentimentos elas nos causam, e usá-las a nosso favor. Mas, nem sempre é simples como parece. E por vezes, o resultado desse relacionamento tóxico é uma mente estafada por mensagens e notificações sem fim, onde tudo é urgente e prioridade.

Cadu Lemos, pesquisador pioneiro sobre estado de Flow no Brasil, diz não haver sentido em organizar lista de prioridades, ou pelo menos não deveria. “Prioridade é singular, é uma só”, afirma Lemos. Portanto, quando listamos prioridades estamos praticamente fadados ao insucesso ou no mínimo ao sentimento de fracasso e ansiedade, por não conseguir cumprir com tudo.

Se prioridades diárias são uma fantasia, executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo é roubada, logo, ser distraída por notificações enquanto se deseja ter foco é insanidade.

Bom mesmo é fluidez.

Foto de Matt Hardy on Unsplash.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Previsão das ondas em Teahupo´o para Olimpíadas

Previsão das ondas em Teahupo´o para Olimpíadas

Nathan Florence domina as ondas de Teahupo´o como nínguem. Irmão do talentosíssimo John John Florence, transmitiu informações e sua análise sobre as condições do mar e a previsão das ondas em Teahupo´o durante as Olimpíadas. De acordo com o surfista, a previsão sugere...

Confira a estadia dos surfistas nos Jogos Olímpicos

Confira a estadia dos surfistas nos Jogos Olímpicos

A contagem regressiva para o início da disputa do surf nos jogos olímpicos parece ter sido iniciada. Alocados em uma simpática acomodação no Taiti, os surfistas brasileiros parecem estar cercados de familiaridade e afeto. Ao menos essa é a sensação ao conferir a...

Surfistas brasileiros reunidos para a disputa dos Jogos Olímpicos

Surfistas brasileiros reunidos para a disputa dos Jogos Olímpicos

Único país com equipe completa na competição, surfistas brasileiros dos jogos olímpicos vão em busca das medalhas nas ondas de Teahupo'o. No domingo, 21, atletas realizaram o primeiro treino oficial no local. O Time Brasil está completo em Teahupo'o, no Taiti, para a...

1 Comentário

  1. Léo

    Pra uma minoria que pode desfrutar (relaxar, surfar, criar etc.) da paralização das redes, fica a reflexão do “Flow”, mas pra grande maioria dos brasileiros, era uma segunda-feira normal, a falta das redes pode até ter influenciado de alguma forma, mas o trabalho e a luta constante pra sobreviver nas condições que nosso país se encontra não permitiu se dar ao luxo do “Flow”.

inscrição feita!

Pin It on Pinterest