Um elefante-marinho-sulamericano (Mirounga leonina), avistado em Ubatuba no dia 04 de março, retornou ao mar no dia 08, e desde então não havia sido mais visto. 

No entanto, há quatro dias, o animal resolveu fazer uma parada em Paraty (RJ), e ontem (14) foi avistado em Trindade, antigo reduto hippie. E hoje, 15, o animal retornou a Ubatuba, onde foi visto por moradores das praias de Prumirim e Justa. 

Com cerca de quatro metros de comprimento e duas toneladas, o animal, um macho juvenil, vinha sendo monitorado de perto pela equipe do Instituto Argonauta, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Carla Beatriz, bióloga, conta que essa não é a primeira vez que um elefante-marinho surge na região.  “Aqui em Ubatuba tivemos a ocorrência desta espécie em 2006 e 2007. Nessa fase, jovem, eles costumam ser solitários e errantes mesmo”, diz Carla que coordena o trecho 10 PMP-BS, Área SP.

Os elefantes-marinhos vivem nas ilhas subantárticas e possuem colônias na Patagônia. Contudo, os juvenis são frequentemente avistados sozinhos. 

Durante a estadia em Ubatuba, o animal descansou bastante, mas também aproveitou para visitar algumas praias. 

De acordo com os veterinários do Instituto Argonauta, o elefante-marinho apresentava um bom estado de saúde, e provavelmente realizava o processo de muda, que consiste na troca de pele e pelos. 

Ao que tudo indica, veio à Ubatuba relaxar e renovar os ares para seguir sua jornada pela bela Costa Verde. 

Brincadeiras à parte, vale ressaltar que eles são agressivos, especialmente ao se sentirem ameaçados. Portanto, caso encontre este jovem elefante-marinho por aí, mantenha a distância. 

Equipe monitora animal durante estada em Ubatuba. Foto divulgação/Instituto Argonauta.