Home > Destaque > Com cenas do surf capixaba dos anos 60, ‘Os Guru Sá’ lançam single ‘Marolar’

Com cenas do surf capixaba dos anos 60, ‘Os Guru Sá’ lançam single ‘Marolar’

por | jun 21, 2022 | Destaque, Música

Com influências de Surf Music, Garage, e mística psicodélica da década de 60, ‘Os Guru Sá‘, lançam single ‘Marolar’, disponível no YouTube e Spotify. O clipe traz imagens de 1968, dos primeiros registros de surfe em Camburi, Espírito Santo.

O trio é formado por Rodrigo Fernandes Calhau (baixo e voz), Lucas Bonini (guitarra) e Gabriel Queiroz (bateria) e nasceu durante a pandêmia.

“Os Guru Sá é uma banda pandêmica, surgiu durante a pandemia e a dinâmica foi a distância. Inclusive, é como continua até hoje, a gente se encontra pessoalmente mais pra surfar do que pra tocar. Já internalizamos a forma de produzir a distância”, diz Bonini.

Sobre as referências que Os Guru Sá carregam está a surf music, mas não só ela. “Não temos um estilo definido, nem um rótulo que nos define. Temos uma busca por um estilo próprio, mas se fosse falar de modo bem resumido o nosso seria rock com influências de Surf Music, Garage, e mísica psicodélica”, explica Bonini que além de guitarrista é documentarista.

Os outros integrantes da banda também dividem a rotina de músicos com outras funções, Rodrigo é professor e Gabriel é servidor público.

Sobre viver de música no Brasil, o guitarrista é enfático ao lembrar dos entraves do atual Governo aos diferentes setores da Cultura.

“É bastante desafiador viver de música no Brasil, sobretudo com o desmonte do setor cultural promovido pelo governo Bolsonaro. Muitas bandas acabam levando a questão musical como um hobby, como um projeto paralelo. Inclusive, este é o nosso caso hoje”.

Sobre a criação de Marolar

Lucas, que trabalha com audiovisual, como documentarista, explica o processo criativo do clipe, que surgiu a partir da junção de recortes de vídeos originais garimpados por ele.

“Dentre estes vídeos, inclusive, está a primeira gravação de surf no estado do Espírito Santo, na praia de Camburi. Esse registro é de 1968, e essa praia, por conta da grande industrialização que a cidade passou (construção de portos) deixou de ter ondas. Um impacto ambiental e social.”

Ficha técnica Marola ‘Os Guru Sá’

‘Marolar’ contou com guitarra, baixo e voz de Rodrigo Calhau, guitarra de Lucas Bonini, bateria de Gabriel Queiroz (gravada por Peu Magalhães), cítara, mixagem e masterização por Arthur Navarro.

os guru sá marolar
Cena do que seriam os primeiros registros do surf Capixaba, em 1968. “São da família de um senhor que eu conheci durante um surfe. A conversa começou sobre psicodelia, surfe no México, até ele revelar que tinha esses filmes”, diz Lucas.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Previsão das ondas em Teahupo´o para Olimpíadas

Previsão das ondas em Teahupo´o para Olimpíadas

Nathan Florence domina as ondas de Teahupo´o como nínguem. Irmão do talentosíssimo John John Florence, transmitiu informações e sua análise sobre as condições do mar e a previsão das ondas em Teahupo´o durante as Olimpíadas. De acordo com o surfista, a previsão sugere...

Confira a estadia dos surfistas nos Jogos Olímpicos

Confira a estadia dos surfistas nos Jogos Olímpicos

A contagem regressiva para o início da disputa do surf nos jogos olímpicos parece ter sido iniciada. Alocados em uma simpática acomodação no Taiti, os surfistas brasileiros parecem estar cercados de familiaridade e afeto. Ao menos essa é a sensação ao conferir a...

Surfistas brasileiros reunidos para a disputa dos Jogos Olímpicos

Surfistas brasileiros reunidos para a disputa dos Jogos Olímpicos

Único país com equipe completa na competição, surfistas brasileiros dos jogos olímpicos vão em busca das medalhas nas ondas de Teahupo'o. No domingo, 21, atletas realizaram o primeiro treino oficial no local. O Time Brasil está completo em Teahupo'o, no Taiti, para a...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest