Home > Campeonatos > Capítulo Perfeito divulga comissão técnica para eleger surfistas

Capítulo Perfeito divulga comissão técnica para eleger surfistas

por | dez 26, 2022 | Campeonatos, Destaque, Notícias

Surfistas, escolhidos por especialistas, serão julgados pelo público e devem agradar com performances em tubos

Capítulo Perfeito powered by Billabong, que ocorre em pico de tubos portugueses de Carcavelos, divulga nomes responsáveis por eleger surfistas da 9ª edição do campeonato de surf.

Comissão que irá definir quem competirá o Capítulo Perfeito powered by Billabong.

De acordo com a organização de Capítulo Perfeito, os olhos estarão voltados aos tubos. Realizada em Carcavelos, Cascais, o evento que consagrou Aritz Aranburu campeão em fevereiro deste ano, terá janela de espera de janeiro a março de 2023.

Os nomes cotados para compor a “Comissão de Notáveis” que elegerá os surfistas competidores para surfar e serem julgados por voto popular, inclui João Valente, jornalista e apresentador do Boia podcast; além de nomes relevantes da cena do surf de Portugal.

Tendo como único critério de julgamento a performance em tubos dos surfistas, a organização reserva-se o direito de atribuir o wild-card ao vencedor da edição  anterior, Aritz Aranburu, e ao surfista local da praia de Carcavelos que se sagrar vencedor dos Trials apresentado por UF Carcavelos Parede em memória de Dapin, prova de  triagem que ocorrerá dentro da janela de espera do evento principal. 

O lançamento oficial da 9º edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong acontecerá em coletiva de imprensa agendada para o próximo dia 04 de janeiro,

Comissão de Notáveis Capítulo Perfeito 2023 

1. Enrique Kike Lanzano – Treinador profissional de surf – credenciado pela Federação Portuguesa de Surf (FPS). Tendo  frequentado o curso Surf Science and Technology no Cornwall College e com uma  Pós-Graduação em Treino Desportivo com especialização em surf na FMH, tem no  seu currículo de treinador atletas como Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot, Nic von  Rupp, Luís Perloiro e Tomás Fernandes, entre outros. 

2. Francisco Cruz – Bicampeão nacional Masters 

Surfista há 36 anos, este local de Santa Cruz é bicampeão nacional de Surf  Master e ex-top 16 nacional, chegando a competir em algumas provas  europeias. Mentor de vários surfistas da nova geração, não perde os melhores dias de surf da zona Oeste, onde a “rainha do dia” raramente lhe escapa. 

3. Gonçalo Ruivo – Embaixador do surf português na Indonésia Gonçalo Ruivo é o maior embaixador português na Indonésia, organizando boat  trips nas diversas ilhas do arquipélago. Pelas suas embarcações já passaram a  maior parte dos melhores surfistas portugueses, sendo ele mesmo um tube  rider nato. 

4. Hugo Almeida – Videógrafo dos principais tube riders Formado em Design e Comunicação, Hugo é um dos mais ativos videógrafos portugueses da atualidade, tendo documentado sessões épicas de surfistas de  renome nacional e internacional como Nic von Rupp, Miguel Blanco, Pedro  Boonman, Carlos Burle, Maya Gabeira, Pedro Scooby e Kai Lenny. 

5. João Valente – Jornalista 

João ajudou a formar, há mais de 30 anos, a primeira revista de surf  portuguesa. É detentor de uma enorme cultura de surf, adquirida no contacto  permanente com a comunidade e através de uma infindável coleção de livros e  revistas. 

6. Paulo Rodrigues – Ex-campeão nacional e europeu 

Um dos grandes nomes da primeira geração de surfistas profissionais em Portugal. Ex-campeão nacional e europeu, fez parte do Capítulo Perfeito em  2014, em Carcavelos. Acumulando as funções de shaper e de treinador da nova  geração, não perde os melhores dias de surf na Ericeira, onde frequentemente  é um dos destaques. 

7. Tiago Oliveira – Soul surfer com “faro” para os tubos Um dos mais reverenciados surfistas da Ericeira, com um estilo inconfundível  dentro do tubo. Para a reputação de tube rider exímio contribuíram de forma  especial as suas performances em sessões épicas nos Coxos, considerada por  muitos a melhor onda portuguesa. A qualidade do seu surf fez com que fosse um  dos candidatos a participar no Capítulo Perfeito nas duas primeiras edições. 

8. Sebastião Furtado – Treinador profissional de surf A sua postura discreta pode mantê-lo longe dos holofotes, mas Sebastião  ‘Sebas’ Furtado não fica atrás dos surfistas mais mediáticos da sua geração no  que aos tubos diz respeito. Competiu durante uma década e atualmente é  treinador de surf, licenciado em Gestão de Desporto e Mestre em Alto  Rendimento com especialização no treino desportivo do surf. Com lugar cativo  na galeria dos melhores surfistas do Norte do país, procura incansavelmente o  tipo de condições que são a imagem de marca do Capítulo Perfeito. 

9. José Pyrrait – Treinador profissional de surf 

Aprendeu a surfar nas ondas do Rio de Janeiro, onde foi um respeitado local  numa das mais emblemáticas ondas do Brasil, o Arpoador. Com um profundo  conhecimento técnico adquirido em incontáveis horas dentro de água, as  opiniões deste reverenciado treinador de surf são ouvidas atentamente e os  seus conselhos procurados ativamente. 

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

O surf de Yago brilhou em El Salvador. A etapa Surf City El Salvador Pro finalizada ontem, 09, mostrou que o Brasil está na briga por mais um título mundial. Apesar da vitória de John John Florence, os brasileiros Yago Dora, vice-campeão, e Gabriel Medina avançaram no...

A história por trás de um viral emblemático do surf

A história por trás de um viral emblemático do surf

A internet trouxe com ela alguns fenômenos e um deles é sem dúvida o viral, aquele vídeo ou foto que viraliza, e alimenta o algorítimo em escalas montanhosas; e o surf também surfa a onda. Quanto mais visualizações, mais o bicho ganha tração. No surf há inúmeras...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest