O Eddie Aikau Big Wave Invitational, que rolou nesse último final de semana em homenagem à uma das maiores lendas do surf mundial, deu a um salva-vidas o título de melhor surfista da competição. Luke Shepardson, surfista e salva-vidas, assim como Eddie, venceu o evento na Baía de Waimea, Havaí em condições absolutamente épicas.
Transmitido ao vivo pelo YouTube, o Eddie Aikau Big Wave Invitational pode ser acompanhado por milhares de pessoas ao redor do mundo.
Em uma das competições mais sublimes do surf, a edição do Eddie Aikau Big Wave Invitational, celebra o surf de ondas grandes, em memória a uma das maiores lendas que o esporte já teve.
Nascido em 1946, Eddie Aikau morreu de forma trágica durante um resgate. Além de surfista, Eddie era salva-vidas, assim como Shepardson, que conquistou a vitória da icônica competição, tornando todo o evento ainda mais especial.
Apesar de histórico e monumental por si só, já que o evento é muito provavelmente único a medida em que só acontece em condições realmente perfeitas, a transmissão levantou algumas questões.
Sem muitas informações a respeito dos atletas que participavam, e muitas vezes sem saber ao certo quem estava surfando devido à falta de ‘letterings’ ou gráficos na tela, asistir ao evento pela internet foi um tanto frustrante.
O uso de drones para captar as imagens dos surfistas encarando aquelas ondas monstruosas também não pareceu uma boa escolha, já que as ondas acabam ‘achatadas’, parecendo muito menores do que são de fato.
Finalmente, a tecnologia que permitiu com que o evento chegasse a todos os lares e internautas que se conectaram ao Eddie Aikau Big Wave Invitational, foi ao mesmo tempo magnífica e decepcionante.
No fim do dia, melhor do que surfar e viver a experiência é poder assistir ao vivo e em cores, in loco, o que o surfe permite transmitir. Mas como quem não tem cão, caça com gato, certamente a transmissão do Eddie Aikau Big Wave Invitational é muito mais do que um presente à toda a comunidade do surfe, e os defeitos tornam-se então mero preciosismo…
0 comentários