Home > Destaque > Vans ressalta a importância da cultura do surf

Vans ressalta a importância da cultura do surf

por | maio 17, 2023 | Destaque

Vans Duct Tape Invitational & Festival Celebra o Legado Deixado para a Comunidade da Praia da Macumba, Rio de Janeiro

Estrale do surf mundial, Mikey Frebruary no Vans Duct Tape Brazil. Foto Divulgação

A plataforma Vans Duct Tape Invitational & Festival apresentada por Joel Tudor, tricampeão mundial de longboard, finalizou sua 11ª temporada celebrando a amizade, alegria, inovação e sustentabilidade, na Praia da Macumba, Rio de Janeiro, de 12 a 14 de maio. Inédito no Brasil, o evento busca celebrar a essência do Surf Clássico.

A estreia do festival no Brasil conectou a comunidade local a surfistas de vários cantos do mundo, além de muito surf, o evento promoveu workshops de pintura, oficina de pranchas, exposição de arte com surfistas internacionais, música e sustentabilidade. De acordo com a organização houve mais de 5 mil participantes durante o final de semana.

Preservando futuras gerações

O coletivo local do Rio de Janeiro, Recicla Surf, inspirado pelo amor à natureza e preservação ambiental foi escolhido como parceiro para a atividade aberta ao público de limpeza da Praia da Macumba, após o término do festival.

Na esteira ESG, A Vans trabalhou em estreita colaboração com organizações locais – como a Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro e Recreio Surfe Clube (RSC), gerando mais de 200 empregos temporários em cenografia, alimentação, produção e serviços prestados para a realização do evento.

Surf e inclusão

Foram promovidos Workshops de pinturas de camiseta e pranchas, oficina de pranchas pelos artistas Carlos Mudinho, Maria Amorim e Neco Carbone, sessões de skate na Praça do Pontal e Layback Park, première do filme “Vertentes” do surfista do time Vans Brasil, Tomas Hermes. Além de uma feira local comunitária com artesanatos e produtos naturais de oficina indígena.

Parcerias locais e compromisso social

Diversas parcerias com empreendimentos locais possibilitaram a realização do evento, como os quiosques de beira mar Point 5W e Rico Point, oferecendo alimentação e bebidas para os participantes, assim como os restaurantes Small Riders e Layback Park. A acomodação ficou por conta do Longboard Paradise Hostel e CDesign Hotel, para conforto e proximidade da praia.

Comprometida em propagar a autenticidade e expressão criativa, a marca também realizou uma doação de 16 pranchas Soft Tops desenvolvidas especialmente para o Vans Duct Tape, contando com oito pranchas produzidas por membros da equipe Vans e expostas durante o evento, ao CADES – ONG local do Recreio dos Bandeirantes que promove a educação por meio do surf. Contando com os brasileiros Pedro Barros (Time de Skate Vans Global) e Jasmim Avelino (Time de Surf da Vans Brasil), com o sul-africano Mikey February e a californiana, Karina Rozunko, a ativação uniu fãs do esporte para experimentarem as pranchas e apreciarem a criação de seus ídolos.

Formato competição Vans Duct Tape Invitational & Festival

Ao final do festival, depois de três dias de competição, o campeonato premiou os quatro primeiros colocados das categorias feminina e masculina, com prêmios em dólares de $8.000, $6.000, $4.000 e $2.000 respectivamente.

Justin Quintal (@jquinny), conhecido por seu estilo habilidosamente despretensioso, e Avalon Gall (@avalon.gall), uma estrela em ascensão no mundo do surf, saíram campeões.

Por fim, o Vans Duct Tape Invitational & Festival ressalta a importância da cultura do surf para a comunidade e natureza local, assim como reforça o compromisso da Vans com seus parceiros e fãs de surf clássico do mundo inteiro.

O vencedores Justin Quintal e Avalon Gall, com Joel Tudor. Vans Duct Tape Brazil
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

O surf de Yago brilhou em El Salvador. A etapa Surf City El Salvador Pro finalizada ontem, 09, mostrou que o Brasil está na briga por mais um título mundial. Apesar da vitória de John John Florence, os brasileiros Yago Dora, vice-campeão, e Gabriel Medina avançaram no...

A história por trás de um viral emblemático do surf

A história por trás de um viral emblemático do surf

A internet trouxe com ela alguns fenômenos e um deles é sem dúvida o viral, aquele vídeo ou foto que viraliza, e alimenta o algorítimo em escalas montanhosas; e o surf também surfa a onda. Quanto mais visualizações, mais o bicho ganha tração. No surf há inúmeras...

Como o surf tem me salvado esses dias

Como o surf tem me salvado esses dias

Uma folha em branco, um nó na garganta, uma vontade de chorar, medo. As cenas do RS são de entristecer qualquer um. Não bastasse a violência das águas que varreram de casas a corpos, dias após a tragédia, as cenas são ainda mais devastadoras. Crianças sem pais em...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest