Home > Ambiente > I Surf Consciente reúne surfistas e ambientalistas em Itamambuca

I Surf Consciente reúne surfistas e ambientalistas em Itamambuca

por | set 26, 2023 | Destaque

No último domingo, 24, estiveram reunidos em Itamambuca, Ubatuba, surfistas, frequentadores e ambientalistas para o “I Surf Consciente”.

Laura Piatto, idealizadora do evento, e gestora do PGA Itamambuca e coordenadora do Projeto MMC Ubatuba, citou o histórico de atuação do PGA que tem como foco a despoluição do rio Itamambuca, para explicar a importância do encontro. “O I Surf Consciente é para evidenciar a importância da sociedade civil organizada em pressionar o poder público para atuar e responder às necessidades da população. Além disso, o evento é um marco histórico no debate da vocação que a Praia de Itamambuca tem em se tornar uma Reserva de Surf, tanto Nacional quanto Mundial, já que possui qualidade nas ondas, cultura surf e cultura oceânica, além de uma sociedade civil atuante e organizada. Queremos chamar a atenção para a conquista desse título”, diz Laura.

A roda de conversa contou com a contribuição de Mario Leite, vice-presidente da Associação do Quilombo, que reforçou o trabalho de preservação que realizam e a importância da representatividade do quilombo. Além da advogada e ambientalista Jaqueline Tupinambá, que falou sobre o histórico de atuação de toda sociedade civil na luta pela preservação do ambiente natural. Já Mônica Spegiorin reforçou o papel crucial do envolvimento da comunidade nas questões ambientais.

Surf Consciente com Limpeza da Praia de Itamambuca

A limpeza de rio e mar contou com a participação de mais de 100 pessoas, resultando na coleta de 5.865 itens recicláveis, 6.345 resíduos comuns e 634 bitucas de cigarro. Quem participou da limpeza teve a chance de ganhar brindes exclusivos do MMC Ubatuba, Instituto Argonauta, Bhava Biocosméticos, Cedotte Store, UU’HULL Surf Camp, Corpo e Mar e mudas de espécies nativas doadas pelo Dado Paisagismo.

As instituições que estiveram com estandes durante todo o evento foram: MMC Ubatuba, PGA Itamambuca, Instituto Argonauta, Tamoio Ubatuba e Aquário de Ubatuba.

I Surf Consciente em Itamambuca. Foto Tamoio Ubatuba

Organização: PGA Itamambuca e MMC Ubatuba Patrocínio oficial: Ubatuba Açaí e Green Haven Ilha Anchieta Parceiros: SAI, Movimento Onda Viva Itamambuca, Instituto Argonauta, Aquário de Ubatuba, SAMITA, Tamoio Ubatuba, Programa Brasileiro de Reservas de Surf, Aprender Ecologia, AUS, Flow Sustentável, Poiato Recicla, Quilombo Sertão de Itamambuca, Quilombo Sustentável e Instituto Terroá. Apoio: Petrobras, Cedotte, EAB Imóveis, Dado Paisagismo, Bhava Biocosméticos, Escola de Surf Sabrina Carrijo, Filipe Toledo Surf Store, UU’HULL Surf Camp, Corpo e Mar, Ubatuba Surf Clube e Origem Surf.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

O Layback Pro Prainha, quarta etapa da temporada 2024/2025 da WSL South America, ocorre de 11 a 14 de julho na Prainha, Rio de Janeiro. Com transmissão ao vivo pelo site da liga, a etapa marca o sétimo campeonato promovido pela marca Layback, desde 2021. Laura Raupp e...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest