No dia 29 de novembro, uma quarta-feira, aproximadamente 90 crianças do Instituto Italo Ferreira, localizado em Baía Formosa, Rio Grande do Norte, serão atendidas para exames oftalmológicos.

Para Italo Ferreira, a importância dessa parceria com a Oakley vai além do que ele imaginou para o projeto social. “Quando a gente pensou em criar o Instituto tivemos muitos sonhos, mas sempre com os pés no chão e sabendo que qualquer iniciativa que fizéssemos ia mudar a vida dessas crianças e das famílias. Ter uma marca que me apoia como atleta, mas que também acredita no meu propósito de vida é motivo de muito orgulho pra mim”.

Além das crianças atendidas no Instituto, os irmãos mais novos delas tabém poderão fazer seus exames.

“Essa ação inédita com o atleta e seu instituto é fundamental para a conscientização dos brasileiros. Na América Latina, 1 em cada 3 pessoas sofre de baixa visão não corrigida, e a Fundação OneSight EssilorLuxottica, em parceria com o Instituto Italo Ferreira, está trabalhando para aumentar o acesso aos cuidados com os olhos”, disse Daniele Cangemi, head da OneSight EssilorLuxottica Foundation Latin America.

Italo e as crianças do Instituto. Crédito divulgação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, aproximadamente 23 milhões de crianças são portadoras de miopia, astigmatismo e hipermetropia. No Brasil, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que 30% do público infantil em idade escolar tem problemas refrativos- sendo a miopia um dos mais comuns – enquanto 10% das crianças na faixa dos sete aos dez anos precisam usar óculos. Apesar disso, dados do CBO apontam que 80% nunca fizeram uma avaliação visual. (informação veiculada no Diário de Pernambuco)