Home > Destaque > Curta-metragem “Presence” propõe o surf como vivência espiritual

Curta-metragem “Presence” propõe o surf como vivência espiritual

por | nov 28, 2023 | Destaque

Dirigido pelas brasileiras Luiza de Andrade e Bia Vilela, conhecidas como Figas, o curta-metragem Presence percorre a temática da saúde mental sob a ótica do surf. O filme narra as dificuldades sentidas por Thati Braun, surfista amadora, que sofre com crises de ansiedade.

Tocante, sensível e ultra poético, o curta-metragem Presence une com maestria a estética do mar, como a beleza do movimento das ondas, quase uma dança, o barulho das ondas quebrando, perpassando e se contraponto às cenas do corpo da surfista e de ação.

Para a diretora Luiza de Andrade, o surf pode ser uma terapia para quem enfrenta a ansiedade, condição que se torna cada vez mais frequente com as jornadas de trabalho contemporâneas. “A ansiedade é uma epidemia silenciosa da contemporaneidade e a Thati já esteve neste lugar. Ver o efeito do surf em seu bem estar foi uma experiência reveladora sobre o potencial deste esporte em nos conectar com a natureza e com nós mesmos. A concentração que o surf exige para ler os sinais do mar proporciona uma disciplina muito íntima, um atalho para a serenidade de que precisamos tanto atualmente”.

“Nesta altura da vida, já tivemos experiência para entender que a vida é cíclica. Num dia estamos no topo, outro dia estamos no fundo, num azul profundo e incógnito, também conhecido como ansiedade, depressão, melancolia. É importante reconhecer que se trata de apenas uma fase para ter força para voltar para a superfície, respirar e se recuperar para a próxima jornada, a próxima onda. “O novo sempre vem”, isso é o que há de mais bonito no surf e na vida”, disse a diretora Bia Vilela.

A linguagem por si já seria um presente aos olhos do espectador, mas o curta vai além à medida que aborda com delicadeza e sinceridade um tema que ainda é capaz de produzir estereótipos e estigmas.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Porque a escrita criativa e o surf combinam perfeitamente

Porque a escrita criativa e o surf combinam perfeitamente

Quando pensamos em surf, é comum imaginar ondas cristalinas, pranchas e um contato direto com a natureza, já a escrita criativa traz à mente ideias ou uma tela em branco, lugar onde pensamentos ganham forma. A princípio, essas duas atividades podem parecer opostas,...

Dia Nacional da Praia: dicas e cuidados com o sol

Dia Nacional da Praia: dicas e cuidados com o sol

No dia nacional da praia, a Australian Gold apresenta itens essenciais para quem deseja manter o espírito praiano vivo, mesmo nos meses de temperaturas mais baixas No dia 30 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Praia, data que comemora o estilo de vida praiano e...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest