Home > Destaque > Curta-metragem “Presence” propõe o surf como vivência espiritual

Curta-metragem “Presence” propõe o surf como vivência espiritual

por | nov 28, 2023 | Destaque

Dirigido pelas brasileiras Luiza de Andrade e Bia Vilela, conhecidas como Figas, o curta-metragem Presence percorre a temática da saúde mental sob a ótica do surf. O filme narra as dificuldades sentidas por Thati Braun, surfista amadora, que sofre com crises de ansiedade.

Tocante, sensível e ultra poético, o curta-metragem Presence une com maestria a estética do mar, como a beleza do movimento das ondas, quase uma dança, o barulho das ondas quebrando, perpassando e se contraponto às cenas do corpo da surfista e de ação.

Para a diretora Luiza de Andrade, o surf pode ser uma terapia para quem enfrenta a ansiedade, condição que se torna cada vez mais frequente com as jornadas de trabalho contemporâneas. “A ansiedade é uma epidemia silenciosa da contemporaneidade e a Thati já esteve neste lugar. Ver o efeito do surf em seu bem estar foi uma experiência reveladora sobre o potencial deste esporte em nos conectar com a natureza e com nós mesmos. A concentração que o surf exige para ler os sinais do mar proporciona uma disciplina muito íntima, um atalho para a serenidade de que precisamos tanto atualmente”.

“Nesta altura da vida, já tivemos experiência para entender que a vida é cíclica. Num dia estamos no topo, outro dia estamos no fundo, num azul profundo e incógnito, também conhecido como ansiedade, depressão, melancolia. É importante reconhecer que se trata de apenas uma fase para ter força para voltar para a superfície, respirar e se recuperar para a próxima jornada, a próxima onda. “O novo sempre vem”, isso é o que há de mais bonito no surf e na vida”, disse a diretora Bia Vilela.

A linguagem por si já seria um presente aos olhos do espectador, mas o curta vai além à medida que aborda com delicadeza e sinceridade um tema que ainda é capaz de produzir estereótipos e estigmas.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Começa MEO Rip Curl Pro Portugal 2025

Começa MEO Rip Curl Pro Portugal 2025

O MEO Rip Curl Pro Portugal 2025, apresentado pela Corona Cero, está confirmado para começar hoje, com ondas entre 1,2 a 2,1 metros (4 a 7 pés). A etapa do Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) inicia com a Rodada de Abertura Masculina, seguida pela Rodada...

JHSF recebe surfistas para testes do São Paulo Surf Club

JHSF recebe surfistas para testes do São Paulo Surf Club

Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Rob Kelly testam novas ondas na piscina de surf da capital paulista A JHSF recebeu surfistas profissionais para testes na piscina de surf do São Paulo Surf Club, localizado em frente à Ponte Estaiada, na zona sul da capital paulista....

Marcos Corrêa e Julia Nicanor vencem Taça Brasil da CBSurf 2025

Marcos Corrêa e Julia Nicanor vencem Taça Brasil da CBSurf 2025

A temporada CBsurf 2025 do surf brasileiro começou com altas ondas na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE). O Taça Brasil 10.000 Taíba 2025 foi palco de grandes performances, e os primeiros campeões do ano são Julia Nicanor e Marcos Corrêa. Um dia de sonho...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest