Home > Destaque > Conheça a seleção sul-americana escalada no Mundial Junior da WSL

Conheça a seleção sul-americana escalada no Mundial Junior da WSL

por | jan 9, 2024 | Destaque

A seleção sul-americana está escalada para a estreia da etapa do Mundial Junior que acontece na Califórnia. São seis surfistas do Brasil e duas do Peru na disputa dos principais títulos das categorias de base no mundo. O campeão e a campeã mundial Junior Sub-20 da World Surf League, ganham convites para disputar vagas para a elite do Championship Tour no Challenger Series deste ano. O prazo da competição começa nesta terça-feira, 09, em Oceanside Pier e será transmitida ao vivo de San Diego pelo site da WSL.

O SAMBAZON World Junior Championships define os últimos títulos mundiais de 2023 da World Surf League. São 24 concorrentes na categoria masculina e 24 na feminina, sendo 14 selecionados pelos sete escritórios regionais no mundo e 10 convidados (wildcards) pela WSL. Os rankings da WSL South America classificaram os campeões sul-americanos Pro Junior de 2023, Ryan Kainalo e Isabelle Nalu, bem como os vice-campeões, Heitor Mueller e a peruana Kalea Gervasi. Mais quatro surfistas ganharam wildcards da WSL, a peruana Sol Aguirre e os brasileiros Leo Casal, Laura Raupp e Sophia Medina.

O formato da competição do é parecido com o utilizado nas etapas do World Surf League Championship Tour. A primeira fase não é eliminatória. Os 24 participantes são divididos em 8 baterias com três competidores em cada. Os vencedores avançam direto para as oitavas de final, com o segundo e terceiro colocados tendo uma segunda chance de classificação na repescagem. Nesta primeira rodada eliminatória, começa os confrontos diretos entre dois atletas, que prosseguem até a grande final.

Seleção sul-americana –

O Brasil é recordista com 9 títulos mundiais conquistados nas 22 edições do Mundial Junior da WSL disputadas desde 1998 até 2022. O primeiro campeão foi Pedro Henrique no ano 2000. Adriano de Souza ganhou o segundo em 2003, Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, depois Caio Ibelli conquistou o título de 2011, Gabriel Medina o de 2013, Lucas Silveira (2015), Mateus Herdy (2018) e Lucas Vicente (2019). Abaixo do Brasil, vem a Austrália com 6 títulos, o Havaí com 4 e mais três países têm um campeão mundial, África do Sul, Portugal e França.

Três surfistas vão tentar aumentar para 10 o recorde de títulos do Brasil. Eles foram escalados nos últimos confrontos da primeira fase. O novo campeão sul-americano, Ryan Kainalo, será o primeiro a competir nas ondas de Oceanside Pier, em San Diego. Ele vai enfrentar dois sul-africanos na sexta bateria, Luke Thompson e Mitch Du Preez. Heitor Mueller entra na sétima com o havaiano Shion Crawford e o australiano Harley Walters. E Leo Casal fecha a primeira fase com o norte-americano Taj Lindblad e o francês Sam Piter.

Oceanside Pier será o palco do SAMBAZON World Junior 2023 em San Diego (Crédito da Foto: World Surf League)

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade aponta estudo recente

Surfar traz felicidade, isso é o que mostra estudo recente elaborado por pesquisadores da Universidade de Bristol, em parceria com The Wave; envolvendo mais de 1300 surfistas. Os resultados foram divulgados em um relatório que contem dados interessantes sobre...

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

J-Bay Classic reúne veteranos em evento especial

Um seleto grupo de convidados chegou a Jeffreys Bay para o J-Bay Classic da World Surf League (WSL) apresentado pela Corona Specialty, que ocorre de 17 a 23 de junho de 2024. Entre os convidados estão Adriano de Souza, Mark Occhilupo, Stephanie Gilmore, Coco Ho e...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest