Oito surfistas sul-americanos vão competir no Campeonato Mundial Júnior da WSL na Califórnia

A World Surf League divulgou os nomes dos 20 surfistas (10 mulheres e 10 homens) convidados para participar do Mundial Júnior. Esses atletas se juntarão aos 28 surfistas (14 mulheres e 14 homens) já classificados pelos rankings das regionais da WSL. Quatro surfistas da América do Sul estão entre os convidados liga, totalizando oito competidores do continente na disputa pelos títulos mundiais nas categorias de base do surfe. O Mundial Júnior da WSL ocorrerá nas ondas de Oceanside Pier, em San Diego, entre os dias 9 e 14 de janeiro, na Califórnia, Estados Unidos.


Os atuais campeões sul-americanos na categoria Junior Sub-20, Ryan Kainalo e Isabelle Nalu, juntamente com os vice-campeões, Heitor Mueller e a peruana Kalea Gervasi, já estavam qualificados pelo ranking da WSL South America. Além deles, a WSL concedeu convites a outros quatro surfistas sul-americanos: Leo Casal, Laura Raupp, Sophia Medina e a tetracampeã sul-americana Sol Aguirre, do Peru. Os três surfistas brasileiros tentarão conquistar o décimo título para o Brasil nesta categoria, enquanto as três brasileiras e as duas peruanas buscam o primeiro troféu de campeã Junior da WSL para a América do Sul.

A campeã sul-americana Isabelle Nalu vai disputar seu primeiro Mundial Junior (Crédito da Foto: @WSL / Daniel Smorigo).

A campeã sul-americana Isabelle Nalu, com apenas 16 anos, enfrentará seu primeiro desafio significativo, tendo como uma das suas principais adversárias a californiana Alyssa Spencer. Esta última se classificou para a elite do World Surf League Championship Tour de 2024 através do Challenger Series deste ano. Alyssa foi uma das três norte-americanas convidadas pela WSL para participar do SAMBAZON World Junior Championships. As vitórias em San Diego não apenas conferem prestígio, mas também garantem a participação em todas as etapas do Challenger Series em 2024. Isso significa que o campeão e a campeã mundial terão a chance de competir diretamente por vagas para o WSL Championship Tour de 2025.