O Panamá vem se consolidando como um destino ímpar para os amantes do surf, de aprendizes a experientes, devido a uma combinação de beleza natural, diversidade cultural e ondas excepcionais.

Com vasto litoral, que recebe ondulações tanto do Oceano Pacífico quanto do Mar do Caribe, o país oferece variedade de destinos de surf, que devem agradar desde o novato até o mais exigente.

Este guia navega pelos cinco principais destinos de surf no Panamá, cada um com suas características únicas, desde beach breaks até desafiantes reef breaks.

Confira os cinco principais destinos de surf no Panamá:

  • Veraguas: considerado um dos picos de surf mais confiáveis ao longo da costa do Pacífico do Panamá, Santa Catalina, na província de Veraguas, é uma cidade litorânea que oferece o maior beach break da América Central, com águas claras e vida marinha abundante. Não perca La Punta, Punta Roca, Punta Brava, Ilha Cebaco e Playa Estero para emocionantes aventuras de surf. Melhor temporada de ondas: de março a outubro.
  • Los Santos: em Los Santos, a Playa Venao está situada ao longo da costa sudeste da Península Azuero – conhecida como uma praia isolada de areia dourada, sendo ideal para surfistas de todos os níveis. Com ondas longas e boa formação, é um lugar perfeito para iniciantes e intermediários. É possível explorar as proximidades de Guanico e Cambutal para ondas maiores em uma experiência mais desafiadora.
  • Riviera Pacifica: para surfistas que procuram uma sessão não muito longe da Cidade do Panamá, a Riviera Pacifica é o local perfeito. Chame, Malibu e El Palmar oferecem ondas longas e tubos com uma amostra variada de ondas para cada tipo de surfista. Faça uma pausa nas praias de areia branca e siga para El Valle de Anton para caminhadas em cachoeiras e tirolesa entre as sessões de surf.
  • Gulf of Chiriqui: descubra a ilha intocada de Morro Negrito no Golfo de Chiriqui. Este paraíso oferece swells consistentes e uma variedade de ondas únicas, desde picos ocos rápidos até beach breaks de areia. Experimente a emoção de Punta Burica e explore Los Olivos para relaxar entre uma onda e outra.
  • Bocas Del Toro: este arquipélago de ilhas na costa noroeste do Caribe do Panamá é conhecido pelos surfistas por seu incrível número de picos que existem a apenas alguns quilômetros um do outro. A meca do surf, em grande parte desconhecida, já foi comparada a alguns dos principais destinos do mundo. Três das ilhas são excelentes pontos de surf – Isla Colon, Bastimentos e Carenero. Os visitantes podem pegar táxis aquáticos de ilha em ilha e aproveitar os picos favoritos, como Paunch, Dumpers, Bluff e The Carenero Point – uma longa esquerda que atrai surfistas intermediários a avançados de todo o mundo.
Santa Catalina, Panamá. Foto divulgação / Visit Panama
Destinos de surf no Panamá
Bocas del Toro, a mais famosa entre os amantes de tubo. Foto divulgação / Visit Panama