Home > Destaque > 7 Dicas para evitar a procrastinação do surf no inverno

7 Dicas para evitar a procrastinação do surf no inverno

por | ago 19, 2024 | Destaque

Surfar no inverno pode ser desafiador. Pessoalmente já me habituei com a queda de produtividade no surf durante meses mais frios. Sou super friorenta, e já entendi que determinadas coisas não funcionam para mim. Como acordar às 6 da manhã para surfar nos meses mais frios.

Por isso, compartilho algumas dicas e estratégias que me ajudaram a manter a positividade com relação ao meu desempenho e ritmo no inverno, e como evitar a procrastinação no surf invernal.

1. Invista em uma boa roupa de neoprene
Ter uma roupa de neoprene adequada para o inverno é essencial. Não dá pra falar em estimulo e ritmo sem uma roupa de borracha que te deixe aquecida (o) adequadamente. O inverno não é a melhor opção para fazer esse investimento, mas se você não tem uma roupa em bom estado a hora é agora. Opte por uma espessura que mantenha seu corpo aquecido, como 3/2mm, e em lugares mais frios, como o sul do país, talvez até uma mais grossa.

2. Estabeleça metas de curto prazo
Defina metas específicas para o inverno, como melhorar uma manobra específica ou aumentar o tempo de remada. Ter objetivos claros mantém você motivado a entrar na água, mesmo quando o frio tenta te desanimar. Estipular 3 quedas por semana, ou se você mora na capital e longe do mar, pelo menos um final de semana sim e outro não.

3. Crie uma rotina de aquecimento
O frio pode desestimular, mas uma boa rotina de aquecimento antes de entrar na água pode ajudar a aumentar a temperatura corporal e a motivação. Exercícios simples, como polichinelos, agachamentos e alongamentos dinâmicos, de mobilidade, vão preparar seu corpo e sua mente para o surf. Nos dias mais frios uma corrida cai muito bem.

4. Encontre uma parceira do surf
Ter companhia para surfar é um baita de um estímulo e uma motivação extra. Companheiros de surf podem encorajar a não desistir e a compartilhar a experiência, tornando as sessões de inverno mais divertidas e menos solitárias.

5. Aproveite as janelas de tempo
Fique de olho nas previsões e aproveite as janelas de tempo mais favoráveis, como os dias de sol e ventos amenos. Planejar suas sessões de acordo com as melhores condições torna surf no inverno mais atraente e produtivo. Aliás, o inverno tem dias lindos, de céu azul e uma paisagem que pode ser um atrativo e tanto! Sem falar no bem que faz para a mente estimular o corpo em um cenário de beleza natural!

6. Recompense-se após as sessões
Criar pequenos rituais de recompensa após cada sessão de surf pode ajudar a manter a motivação. Seja uma bebida quente, um bom café da manhã ou um tempo relaxando. Uma sessão de Yoga restaurativa é uma ótima pedida, com exercícios de alongamento que vão ajudar a restaurar e relaxar. Um bom escalda pés também pode ser uma ótima!

7. Mantenha um diário de surf
Registrar suas sessões de surf em um diário pode ajudar a monitorar seu progresso e a refletir sobre as conquistas, mesmo durante o inverno. Ver o quanto você evoluiu pode ser um grande motivador para continuar surfando, independentemente das condições climáticas. Escrever suas sensações, percepções e como você se sentia emocionalemente e fisicamente ajudam a compreender o seu ritmo e entender quais fatos e condições contribuem e atrapalham para sua evolução no surf!

E por falar em escrever, está aberto o período de pré-inscrição para a imersão de Surf e Escrita Criativa, em Itamambuca. Se você quer evoluir no surf através de práticas com profissionais experientes, e elaborar seus pensamentos por meio da escrita, a hora é agora!

Acesse e inscreva-se!

surf no inverno
Foto Johannes Hohls / Unplash.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Com o primeiro QS da história de Natal, Rio Grande no Norte, Circuito Banco do Brasil de Surfe encerra o calendário de 2024. É terra de Italo Ferreira que estará presente no evento, ao lado de outras estrelas. A quinta e última etapa será do dia 31 de outubro a 3 de...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest