Os atletas do surf de base disputaram o pódio da 5ª etapa do Baiano de Surf para defender posições no ranking. A disparidade de gênero chama a atenção. A Federação afirma que vem desenvolvendo um trabalho em prol da igualdade e de incentivo à participação de mais meninas e mulheres no surf.
Enquanto os meninos disputaram em sete categorias diferentes, houve apenas uma feminina.
O evento ocorreu na bela Praia do Renascer, em Ilhéus, válido para a disputa no Ranking Estadual Baiano de Surf de 2024. Cerca de 70 competidores, vindos de 15 municípios da Bahia – desde Mata de São João até Santa Cruz Cabrália, disputaram onda a onda nas categorias Sub 08 a Sub 18. Além de uma categoria do Surf Feminino.
Organizada pela Federação Baiana de Surf, com o apoio da SUDESB e a Prefeitura de Ilhéus, a etapa de Ilhéus do Baiano de Surf mostrou os novos talentos masculinos, em suma, do surf baiano.
Os pódios de campeões contaram com várias dobradinhas: Rafa Galeno e Rudá Nascimento pontuaram na Sub 10 e Sub 12; João Jesus “JJ” Fiorentino subiu no pódio da Sub 12 e Sub 14; Bernardo Bicalho foi destaque das categorias Sub 14 e Sub 16 e Brayan Pessoa foi o campeão das categorias Sub 16 e Sub 18. Na categoria Open, o grande campeão foi Gonçalo de Brito, de Salvador, e no Surf Feminino quem levou a melhor foi Luna Jiinly. Douglas Salvador, local de Ilhéus, ficou com o primeiro lugar do Bodyboard.
Chegando em sua 5ª etapa da categoria Amador – e com mais quatro etapas previstas ainda em 2024 – o ranking baiano continua indefinido, com os líderes de cada categoria com poucos pontos de diferença em relação aos seus concorrentes diretos. Com a meta de totalizar nove etapas do Surf Amador em 2024, a Bahia é um dos estados com o maior número de competições homologadas pela sua Federação.
É impossível não notar a disparidade entre participantes homens e mulheres. Tratando-se da base, é preocupante que um estado tão importante como a Bahia, contemple 24 garotos e 5 garotas.
De acordo com a Federação a disparidade é resultado da falta de interesse das mulheres no surf competitivo, “a FBSurf acompanha de perto a participação feminina no surf (e nos bastidores), mas essencialmente é uma questão particular de cada atleta em optar por não entrar nas disputas de campeonatos. Por exemplo, todas as categorias de base (Sub 08 a Sub 18) são mistas, podendo correr atletas do feminino e masculino. Além disso, como incentivo, nosso circuito amador também contempla uma categoria exclusivamente feminina, aberta, onde disputam atletas de todas as idades.”
A entidade afimar que fomenta e incentiva a inclusão e a diversidade dentro e fora da água. “Este ano, por exemplo, a Federação Baiana de Surf inovou com uma etapa exclusivamente dedicada às mulheres, chamada “Surf Delas” – com a segunda edição programada para acontecer em março de 2025. Na Etapa Surf Delas, que aconteceu em Itacaré, na Praia da Tiririca, tivemos a participação de atletas do surf, longboard e bodyboard. Inclusive, ja conto com vocês para nos ajudar a impulsionar a edição 2025 do Surf Delas!”
Por fim, a federação lembra do importante nome do estado, “nossa atleta de maior destaque da categoria de base em nível nacional é Maria Eduarda Cesar, de Serra Grande, campeã brasileira Sub 16 em 2023”
Próxima parada: Itacaré – Com data marcada para os dias 14 e 17 de novembro, a próxima etapa do campeonato Baiano de Surf será na Praia da Tiririca, Itacaré.
Além das categorias de Surf Amador, a etapa Itacaré do Baiano de Surf 2024 também vai contar com a participação dos atletas mais experientes do surf, disputando as categorias Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (acima de 55 anos).
CLASSIFICAÇÃO FINAL – ETAPA ILHÉUS
Sub 08
1 – Gustavo Dias
2 – Miguel Rodriguez
3 – Anthony Pessoa
4 – Andrey Neves
Sub 10
1 – Rafael Galeno
2 – Ruda Nascimento
3 – Yan Reis
4 – Raul Lorente
Sub 12
1 – João Jesus Fiorentino
2 – Ruda Nascimento
3 – Rafa Galeno
4 – Bernardo Lerner
Sub 14
1 – Bernardo Bicalho
2 – Numa Liory
3 – Yan Rodrigues
4 – João Jesus Fiorentino
Sub 16
1 – Brayan Pessoa
2 – Bernardo Bicalho
3 – Gabriel Leal
4 – Mauy Schmidt
Sub 18
1 – Brayan Pessoa
2 – Lucca Yamasaki
3 – Miguel Cerqueira
4 – Mateus Neves
Feminino
1 – Luna Jiinly
2 – Elane Cavalcante
3 – Kaylane Cardoso
4 – Adriele Aragão
5 – Laine Silva
Open
1 – Gonçalo de Brito
2 – Andre Atalainha
3 – Lucca Yamasaki
4 – Isaac Lorente
Bodyboard Open
1 – Douglas Salvador
2 – Paulo Artur
0 comentários