Home > Destaque > Etapa do Baiano de Surf revela disparidade de gênero

Etapa do Baiano de Surf revela disparidade de gênero

por | out 3, 2024 | Destaque | 0 Comentários

Os atletas do surf de base disputaram o pódio da 5ª etapa do Baiano de Surf para defender posições no ranking. A disparidade de gênero chama a atenção. A Federação afirma que vem desenvolvendo um trabalho em prol da igualdade e de incentivo à participação de mais meninas e mulheres no surf.

Enquanto os meninos disputaram em sete categorias diferentes, houve apenas uma feminina.


O evento ocorreu na bela Praia do Renascer, em Ilhéus, válido para a disputa no Ranking Estadual Baiano de Surf de 2024. Cerca de 70 competidores, vindos de 15 municípios da Bahia – desde Mata de São João até Santa Cruz Cabrália, disputaram onda a onda nas categorias Sub 08 a Sub 18. Além de uma categoria do Surf Feminino.

Organizada pela Federação Baiana de Surf, com o apoio da SUDESB e a Prefeitura de Ilhéus, a etapa de Ilhéus do Baiano de Surf mostrou os novos talentos masculinos, em suma, do surf baiano.

Os pódios de campeões contaram com várias dobradinhas: Rafa Galeno e Rudá Nascimento pontuaram na Sub 10 e Sub 12; João Jesus “JJ” Fiorentino subiu no pódio da Sub 12 e Sub 14; Bernardo Bicalho foi destaque das categorias Sub 14 e Sub 16 e Brayan Pessoa foi o campeão das categorias Sub 16 e Sub 18. Na categoria Open, o grande campeão foi Gonçalo de Brito, de Salvador, e no Surf Feminino quem levou a melhor foi Luna Jiinly. Douglas Salvador, local de Ilhéus, ficou com o primeiro lugar do Bodyboard.

Chegando em sua 5ª etapa da categoria Amador – e com mais quatro etapas previstas ainda em 2024 – o ranking baiano continua indefinido, com os líderes de cada categoria com poucos pontos de diferença em relação aos seus concorrentes diretos. Com a meta de totalizar nove etapas do Surf Amador em 2024, a Bahia é um dos estados com o maior número de competições homologadas pela sua Federação.

É impossível não notar a disparidade entre participantes homens e mulheres. Tratando-se da base, é preocupante que um estado tão importante como a Bahia, contemple 24 garotos e 5 garotas.

De acordo com a Federação a disparidade é resultado da falta de interesse das mulheres no surf competitivo, “a FBSurf acompanha de perto a participação feminina no surf (e nos bastidores), mas essencialmente é uma questão particular de cada atleta em optar por não entrar nas disputas de campeonatos. Por exemplo, todas as categorias de base (Sub 08 a Sub 18) são mistas, podendo correr atletas do feminino e masculino. Além disso, como incentivo, nosso circuito amador também contempla uma categoria exclusivamente feminina, aberta, onde disputam atletas de todas as idades.”

baiano de surf
Meeting técnico, em abril, com parte das atletas do Surf Delas. Foto Leticia Freitas, Wahine Fotografia

A entidade afimar que fomenta e incentiva a inclusão e a diversidade dentro e fora da água. “Este ano, por exemplo, a Federação Baiana de Surf inovou com uma etapa exclusivamente dedicada às mulheres, chamada “Surf Delas” – com a segunda edição programada para acontecer em março de 2025. Na Etapa Surf Delas, que aconteceu em Itacaré, na Praia da Tiririca, tivemos a participação de atletas do surf, longboard e bodyboard. Inclusive, ja conto com vocês para nos ajudar a impulsionar a edição 2025 do Surf Delas!”

Por fim, a federação lembra do importante nome do estado, “nossa atleta de maior destaque da categoria de base em nível nacional é Maria Eduarda Cesar, de Serra Grande, campeã brasileira Sub 16 em 2023”

Próxima parada: Itacaré – Com data marcada para os dias 14 e 17 de novembro, a próxima etapa do campeonato Baiano de Surf será na Praia da Tiririca, Itacaré.

Além das categorias de Surf Amador, a etapa Itacaré do Baiano de Surf 2024 também vai contar com a participação dos atletas mais experientes do surf, disputando as categorias Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (acima de 55 anos).

CLASSIFICAÇÃO FINAL – ETAPA ILHÉUS

Sub 08
1 – Gustavo Dias
2 – Miguel Rodriguez
3 – Anthony Pessoa
4 – Andrey Neves

Sub 10
1 – Rafael Galeno
2 – Ruda Nascimento
3 – Yan Reis
4 – Raul Lorente

Sub 12
1 – João Jesus Fiorentino
2 – Ruda Nascimento
3 – Rafa Galeno
4 – Bernardo Lerner

Sub 14
1 – Bernardo Bicalho
2 – Numa Liory
3 – Yan Rodrigues
4 – João Jesus Fiorentino

Sub 16
1 – Brayan Pessoa
2 – Bernardo Bicalho
3 – Gabriel Leal
4 – Mauy Schmidt

Sub 18
1 – Brayan Pessoa
2 – Lucca Yamasaki
3 – Miguel Cerqueira
4 – Mateus Neves

Feminino
1 – Luna Jiinly
2 – Elane Cavalcante
3 – Kaylane Cardoso
4 – Adriele Aragão
5 – Laine Silva

Open
1 – Gonçalo de Brito
2 – Andre Atalainha
3 – Lucca Yamasaki
4 – Isaac Lorente

Bodyboard Open
1 – Douglas Salvador
2 – Paulo Artur

baiano de surf
backdrop do Baiano de Surf. Divulgação
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

Conheça os vencedores do Abu Dhabi Longboard Classic

Conheça os vencedores do Abu Dhabi Longboard Classic

Evento de longboard realizado nos Emirados Árabes Unidos aconteceu nas ondas da Surf Abu Dhabi, que utiliza a tecnologia da Kelly Slater Wave Company A habilidade de Alice Lemoigne, da França, em fazer nose-riding garantiu à surfista da Ilha Reunião sua segunda...

Ubatuba recebe evento de surf para pessoas com deficiência

Ubatuba recebe evento de surf para pessoas com deficiência

Nos dias 28 e 29 de setembro, a Praia de Perequê-Açu, em Ubatuba (SP), será palco da quinta e última etapa do Dream Challenger, um evento inclusivo de surfe que já beneficiou mais de 300 pessoas com deficiência ao longo de suas edições anteriores. Neste fim de semana,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest