Home > Destaque > Pela primeira vez, QS acontece em Natal

Pela primeira vez, QS acontece em Natal

por | out 24, 2024 | Destaque

Com o primeiro QS da história de Natal, Rio Grande no Norte, Circuito Banco do Brasil de Surfe encerra o calendário de 2024. É terra de Italo Ferreira que estará presente no evento, ao lado de outras estrelas.

A quinta e última etapa será do dia 31 de outubro a 3 de novembro na Praia de Miami, em Natal. O evento faz parte do “Festival Tamo Junto BB”, que vai promover competições de outras modalidades olímpicas a partir de 30 de outubro na Arena das Dunas, como skate, vôlei de praia e corrida de rua.

O bicampeão mundial Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e a atual campeã sul-americana da WSL, Tainá Hinckel, vão prestigiar todas as modalidades do Festival Tamo Junto BB. Já o campeão mundial Italo Ferreira, primeiro medalha de ouro da história do surf nas Olimpíadas, bem como a duas vezes vice-campeã mundial, Silvana Lima, e Juliana dos Santos, vão participar desta etapa inédita do Circuito Banco do Brasil de Surfe no Rio Grande do Norte.

Será a primeira vez que o Italo vai competir no seu estado, depois que entrou na elite mundial da WSL em 2015.

“Minha presença no campeonato pode ter um impacto positivo, porque as pessoas me acompanham de longe, quando estou no Circuito Mundial. E esse evento não é só um campeonato de surf, mas um festival que atrai diversos públicos como vôlei, skate, então acho que vai agregar muito para o Rio Grande do Norte”, disse Italo Ferreira. 

Desde sua criação em 2022, o Circuito Banco do Brasil de Surfe tem sido vitrine de novos talentos. Este ano, o circuito cruzou o Brasil, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, com etapas do Qualifying Series (QS), que pontuam para os rankings sul-americanos e classificam surfistas para o Challenger Series.

As competições deste ano também passaram por estados como Rio de Janeiro, Alagoas e São Paulo. Ao todo, o Circuito já realizou 12 etapas em 8 cidades, com Natal sendo a nona e última do calendário de 2024.

A estreia, em Garopaba, Santa Catarina, em 2022. Em 2023, foram cinco etapas, incluindo Salvador (BA), Ubatuba (SP) e a histórica competição em uma piscina de ondas na Praia da Grama, interior de São Paulo. Em 2024, o circuito trouxe de volta etapas em Torres (RS) e na Praia do Francês (AL), locais que não sediavam QS há mais de 20 anos. A temporada se encerra agora com o primeiro QS da história em Natal (RN), na Praia de Miami.

Laura Raupp: campeã antecipada

Laura Raupp, de 18 anos, venceu três das quatro etapas de 2024 e garantiu o título por antecipação. Laura conquistou as primeiras etapas em Torres (RS) e Saquarema (RJ), perdeu na terceira para a peruana Daniella Rosas em Alagoas, mas retomou a liderança ao vencer em São Sebastião (SP).

Ranking do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024

Com quatro etapas disputadas, os rankings masculino e feminino estão acirrados. No feminino, Laura Raupp lidera com folga, seguida por Daniella Rosas e Julia Duarte. No masculino, Nacho Gundesen tem uma pequena vantagem sobre José Francisco, Matheus Navarro e outros concorrentes. A decisão do título acontecerá nas ondas de Natal, com transmissão ao vivo pelo site da World Surf League.

qs em Natal
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens. De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho...

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

Pesquisa busca desvendar percepção ambiental de surfistas

O Instituto Ecosurf lançou uma pesquisa inédita que tem como objetivo compreender a percepção ambiental dos surfistas em relação às mudanças climáticas e à poluição marinha. A iniciativa, denominada "Raio-X Ecosurf", busca aprofundar o conhecimento sobre a relação de...

Challenger Series 2024: novos nomes e retornos surpreendentes

Challenger Series 2024: novos nomes e retornos surpreendentes

O último Challenger Series de 2024 chegou ao fim em Saquarema com muitas reviravoltas e novidades. No ranking do Championship Tour (CT), surgem novos nomes e o retorno de atletas consagrados. Deivid Silva, vice-campeão desta etapa, garante seu retorno à elite,...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest