Home > Destaque > WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

WSL amplia presença de mulheres para CT 2026

por | nov 13, 2024 | Destaque

Hoje, 13 de novembro, a World Surf League (WSL) anunciou a ampliação da presença feminina no Championship Tour (CT) de 2026, com 24 surfistas. Atualmente são 18 surfistas mulheres no ranking CT e 35 homens.

De acordo com a liga, a decisão foi motivada pelo desempenho das atletas e pelo compromisso com a evolução da modalidade. A ampliação do número de surfistas oferecerá mais oportunidades para as mulheres competirem no mais alto nível.

Com o novo formato, o grupo feminino de 2026 incluirá as 14 melhores surfistas do CT, as 7 melhores classificadas da Challenger Series, duas Wildcards de temporada da WSL e um Wildcard de evento.

“Estou empolgada em ver os números crescerem,” disse Caity Simmers, campeã mundial de 2024. “O surf feminino é tão especial. Quero ver mais disso, e acho que muitas outras pessoas também. Estou realmente ansiosa para ter mais amigas no Tour. Acho que o mundo merece ver o quanto elas surfam incrivelmente bem e como se dedicam. Fico muito feliz que elas terão mais oportunidades para mostrar isso.”

“Isso é uma ótima notícia! É um sinal dos tempos e reflete a profundidade do talento no surf feminino,” disse Stephanie Gilmore, oito vezes campeã mundial. “Fico constantemente impressionada com a evolução e o número crescente de mulheres participando do surf ao redor do mundo. O futuro é promissor!”

“Estou realmente animada ao saber que mais mulheres poderão estar no CT,” disse Caroline Marks, campeã mundial de 2023 e medalhista de ouro olímpica. “Minha primeira vitória em evento também foi na primeira competição com premiação igual, o que foi um grande avanço. É incrível pensar que, assim como eu pude seguir minha carreira sem me preocupar com premiação igual, as futuras gerações terão uma chance muito maior de entrar no Tour e viver seu sonho, sabendo que há um lugar para elas.”

“Não poderia estar mais orgulhosa do nível em que o surf feminino está hoje,” disse Sally Fitzgibbons, veterana do CT há 15 anos. “Ampliar o Tour é o próximo passo lógico nessa progressão natural. Em todo o mundo, as mulheres estão se destacando cada vez que entram na água, e no Tour, vemos disputas intensas e rivalidades acirradas. É isso que todos querem ver. Estou muito feliz que isso está acontecendo.”

Desde a nova gestão em 2013, a WSL acredita ter apoiado um progresso significativo no surf feminino, desde a melhoria e aumento dos locais de eventos para mulheres até a premiação igual em 2019 e a implementação de um calendário combinado em 2022. Para a liga, essa última mudança reforça a dedicação da WSL em fomentar talentos e aumentar as oportunidades no surf feminino.

O CT de 2025 começa em 27 de janeiro na famosa Banzai Pipeline, no North Shore de Oahu. Para a WSL, o surf feminino em Pipeline é resultado de gerações de evolução, e o retorno a cada temporada homenageia as pioneiras que abriram o caminho e inspiraram a próxima geração de talentos.

O calendário completo do Championship Tour 2025 e saber mais acesse WorldSurfLeague.com.

wsl mulheres ct 2026
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

A Eurofarma, multinacional brasileira presente em 24 países, anunciou hoje a criação do Time Eurofarma, um projeto que visa apoiar atletas olímpicos e paralímpicos de diversas modalidades. Entre os selecionados está Maria Eduarda "Duda" César, jovem promessa do surf...

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo...

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele no surf. Afinal, sol, sal e vento fazem parte da rotina de qualquer surfista, mas também podem ser grandes desafios para a pele. A exposição constante ao sol acelera a perda de hidratação e a degradação do colágeno,...

0 comentários

inscrição feita!

Pin It on Pinterest