A Layback Pro promove etapas do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) desde 2021 em Florianópolis (SC). Em 2022, passou a realizar um QS no Rio de Janeiro (RJ) e, neste ano, estreia na Região Nordeste. A Praia da Taíba, no Ceará, sediará o WSL Layback Pro Taíba, apresentado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, entre os dias 13 e 16 de março
O evento marca o retorno do Ceará ao calendário do QS após 14 anos. A última etapa no estado ocorreu em 2010, em Paracuru. Além do QS 1000, a competição incluirá uma seletiva sul-americana da categoria Pro Junior Sub-20 da WSL South America.
As disputas acontecerão no pico conhecido como Morro do Chapéu, na Praia da Taíba. O WSL Layback Pro contará com um acréscimo de 2.500 dólares na premiação do QS, totalizando 10.000 dólares, além da redução de quase 50% no valor das inscrições.
“Estamos muito felizes em levar o Layback Pro para o Nordeste e, em especial, para o Ceará, um grande celeiro de ídolos do surfe brasileiro,” afirma Bill Tassinari, diretor de marketing da Layback. “Além da premiação, essa etapa será a primeira da Layback incluindo a categoria Pro Junior, proporcionando mais visibilidade à nova geração.”
Apoio e estrutura do Layback Pro
O WSL Layback Pro Taíba é apresentado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e realizado pela Agência Esporte Arte. Conta com patrocínio de Monte Dourado e Dare App, apoio da Greenish e Ease Labs Cannabis Products, suporte da Federação de Surf do Estado do Ceará e mídia do site Waves.com.br. A transmissão ao vivo será produzida pela A Firma, no site da WSL.
A competição também terá uma programação paralela com ações ecológicas, aulas de yoga, feira de marcas locais e shows musicais ao fim do dia.
Retorno do QS ao Ceará
O estado já recebeu seis etapas do QS, sendo quatro na Praia de Icaraí (Caucaia), entre 1993 e 1999, uma na Praia do Futuro (Fortaleza), em 1998, e a última em Paracuru, em 2010, vencida pelo cearense Heitor Alves.
Amelio Junior, presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, destaca a importância do retorno da WSL ao estado. “O último QS foi em 2010, e considero que esse evento foi o maior do Ceará, com premiação de 125 mil dólares. Agora, essa nova etapa do Layback Pro oferece a oportunidade para surfistas locais se destacarem.”
Na categoria Pro Junior, a última competição no Ceará foi em 2019, também na Praia da Taíba, com vitórias de Mateus Sena (RN) e Tainá Hinckel (SC).
Definição dos classificados para o Challenger Series
O WSL Layback Pro Taíba será a oitava etapa do Qualifying Series promovida pela Layback e a penúltima da temporada 2024/2025 da WSL South America. O circuito define os campeões sul-americanos e classifica sete homens e três mulheres para o Challenger Series, circuito de acesso para o Championship Tour (CT).
Na semana seguinte, entre os dias 19 e 23 de março, o Layback Pro Floripa encerrará a temporada na Praia Mole, em Florianópolis.
Campeões da história do Layback Pro
- 2021: Eduardo Motta (SP) e Laura Raupp (SC) – Praia Mole, Florianópolis
- 2022: Michael Rodrigues (CE) e Daniella Rosas (PER) – Praia Mole, Florianópolis
- 2022: João Chianca (RJ) e Summer Macedo (HAV) – Prainha, Rio de Janeiro
- 2023: Luan Wood (SC) e Silvana Lima (CE) – Praia Mole, Florianópolis
- 2023: Cauã Costa (CE) e Laura Raupp (SC) – Prainha, Rio de Janeiro
- 2024: Lucas Silveira (RJ) e Tainá Hinckel (SC) – Praia Mole, Florianópolis
- 2024: Cauã Costa (CE) e Arena Rodriguez Vargas (PER) – Prainha, Rio de Janeiro
0 comentários