Home > Destaque > Caity e Italo vencem a primeira edição do Surf Abu Dhabi Pro

Caity e Italo vencem a primeira edição do Surf Abu Dhabi Pro

por | fev 17, 2025 | Destaque | 0 Comentários

Caitlin Simmers, dos Estados Unidos e brasileiro Italo Ferreira venceram a primeira edição do Surf Abu Dhabi Pro, segunda etapa do Championship Tour (CT) 2025 da World Surf League (WSL).

A atual campeã mundial superou Molly Picklum, da Austrália na final, enquanto Ferreira, campeão mundial de 2019, derrotou Rio Waida, indonesiano. Com os resultados, ambos deixam os Emirados Árabes Unidos na liderança do ranking mundial.

O Surf Abu Dhabi Pro aconteceu em ondas artificiais produzidas pela tecnologia da Kelly Slater Wave Company (KSWC). As séries de três pés proporcionaram condições estáveis para os oito homens e oito mulheres que disputaram o título.

Simmers vence e assume a liderança do ranking

Em sua terceira temporada no Tour, Simmers disputou sua nona final e conquistou sua sétima vitória no CT. Após ficar em segundo lugar na abertura da temporada no Lexus Pipe Pro, a norte-americana ampliou sua vantagem na classificação.

Durante o evento, Simmers teve uma das melhores performances na piscina de ondas, especialmente na semifinal contra Gabriela Bryan, do Havaí, quando registrou a maior nota da competição, um 9,57.

Na final contra Picklum, a disputa se manteve equilibrada até a última onda. A australiana teve um início sólido, mas deixou margem para reação ao não completar sua segunda tentativa. Simmers respondeu com uma abordagem agressiva, garantindo a virada na última onda.

“A maior pressão em uma piscina de ondas é saber exatamente o que precisa fazer e ter a chance de executar, sem depender da sorte do mar. Isso torna a disputa ainda mais especial”, afirmou Simmers.

Picklum chega à final após eliminar Fierro e Brooks

Molly Picklum avançou pelo evento com consistência, superando as estreantes Erin Brooks, do Canadá e Vahine Fierro, da França; nas quartas e semifinais, respectivamente. Com histórico de bons resultados na segunda etapa do circuito nos últimos anos, a australiana chega a Portugal na vice-liderança do ranking.

“Foi especial assistir a todos surfando dessa forma. Essa experiência foi completamente diferente de qualquer outra competição”, disse Picklum.

Ferreira conquista a 10ª vitória no CT e assume a liderança

Desde a vitória no Tahiti Pro em 2024, Italo Ferreira manteve uma sequência de bons resultados. Após terminar a última temporada como vice-campeão mundial, o brasileiro começou 2025 com força total, chegando à semifinal em Pipeline e vencendo em Abu Dhabi. O título garantiu a ele o uso da lycra amarela de líder do ranking.

Ferreira teve um desempenho sólido ao longo do evento. Nas quartas de final, reeditou a final olímpica de Tóquio 2020 contra Kanoa Igarashi (JPN) e levou a melhor novamente. Na semifinal, superou Jack Robinson da Asutrália e manteve a regularidade na decisão contra Waida, com notas altas em suas primeiras ondas.

“Acordei me sentindo preparado para cada bateria. Em uma piscina de ondas, a cada tentativa você precisa ir mais forte e maior, e foi isso que fiz”, afirmou Ferreira.

Waida chega à final e se aproxima do Top 5

Rio Waida manteve confiança ao longo do evento, avançando sobre Jackson Bunch do Havaí e Ethan Ewing da Austrália. O indonésio chegou à sua segunda final nas últimas três competições e subiu para o sexto lugar no ranking mundial.

“Fiquei feliz por ter chegado à final, mas frustrado por não ter vencido. Isso só aumenta minha motivação para Portugal”, disse Waida.

Fierro e Robinson caem nas semifinais

Vahine Fierro foi a primeira surfista a registrar uma nota excelente na competição, com um 8,00 nas quartas de final contra Caroline Marks, campeã mundial de 2023. A francesa, conhecida por seu desempenho em tubos, mostrou versatilidade na piscina de ondas.

Jack Robinson também apresentou evolução em eventos realizados em piscinas de ondas. Após eliminar Yago Dora nas quartas, o australiano avançou até a semifinal, quando foi derrotado por Ferreira.

Siga o Origem Surf nas redes

Surf Abu Dhabi Pro
Os campeões de Abu Dhabi. Foto Thiago Diz/World Surf League.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

Surfista Maria Eduarda integra Time Eurofarma

A Eurofarma, multinacional brasileira presente em 24 países, anunciou hoje a criação do Time Eurofarma, um projeto que visa apoiar atletas olímpicos e paralímpicos de diversas modalidades. Entre os selecionados está Maria Eduarda "Duda" César, jovem promessa do surf...

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo...

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Como o colágeno pode ajudar a cuidar da pele no surf

Hoje vamos falar sobre os cuidados com a pele no surf. Afinal, sol, sal e vento fazem parte da rotina de qualquer surfista, mas também podem ser grandes desafios para a pele. A exposição constante ao sol acelera a perda de hidratação e a degradação do colágeno,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest