Home > Notícias > Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

Conheça os vencedores do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

por | fev 19, 2025 | Notícias | 0 Comentários

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, organizado pela World Surf League (WSL), ocorreu ontem, nas lendárias ondas da Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, com condições desafiadoras de 7,5 a 10,5 metros (25 a 35 pés). Os melhores surfistas de ondas gigantes do mundo protagonizaram performances incríveis, aproveitando a constância das ondas em todas as baterias. O forte vento terral aumentou o desafio, exigindo que os competidores controlassem suas pranchas em meio a grandes solavancos, enquanto desciam a toda velocidade as enormes paredes d’água.

À medida que o swell crescia ao longo da tarde, os surfistas elevaram ainda mais o nível, proporcionando ao público um espetáculo impressionante de habilidade e comprometimento, condizente com as exigências da Praia do Norte.

Clement Roseyro vence o prêmio de Melhor Performance Masculina

Clement Roseyro da França, garantiu o prêmio de Melhor Performance Masculina com uma pontuação total de 21,83 (de um máximo de 30 pontos). Seu melhor desempenho aconteceu na primeira bateria, quando marcou 7,50 (de um total possível de 10 pontos).

Em sua segunda participação no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, Roseyro demonstrou um estilo único para surfar ondas gigantes e garantiu a premiação.

“Sou grato ao Nic von Rupp, somos uma equipe muito boa. Ele me ensinou muito, especialmente sobre pilotar o jet ski, e nós nos incentivamos a melhorar cada vez mais“, diz Clement Roseyro

O bicampeão da categoria, Lucas Chianca ficou com o segundo lugar, enquanto o estreante Ben Larg, atleta escocês, completou o pódio. Larg recebeu um convite de última hora para substituir Garrett McNamara, do Havaí, e ao lado de seu parceiro Andrew Cotton do Reino Unido, impressionou com suas curvas rápidas nas paredes monstruosas e mostrou grande habilidade no tow-in.

TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
Série de ondas durante o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge. Foto Damien Poullenot/World Surf League

Justine Dupont domina e conquista o prêmio de Melhor Performance Feminina

Recém-retornada à ação após o nascimento de seu primeiro filho, Justine Dupont da França, mostrou por que é uma das melhores do mundo. Com linhas fluidas e bem desenhadas nas gigantescas ondas da Praia do Norte, ela parecia confortável nas difíceis condições, pegando oito ondas ao longo do dia para construir sua pontuação.

Seu parceiro de equipe, Eric Rebiere, também francês, conseguiu apenas uma onda no placar, mas foi o suficiente para um bom início de campeonato.“Antes, eu sentia muito medo. Agora, depois do bebê, me preocupo mais se ele está dormindo ou comendo. Isso, pelo menos, me distrai do medo“, contou Justine Dupont

Michelle des Bouillons do Brasil ficou com o vice-campeonato, sendo rebocada por Ian Cosenza em algumas das maiores e mais limpas ondas do dia. Já a estreante Laura Crane do Reino Unido mostrou solidez ao pegar duas ondas antes de ajudar seu parceiro Antonio Laureano, de Portugal, a entrar em algumas bombas.

Nic Von Rupp e Clement Roseyro vencem o prêmio de Melhor Performance em Equipe do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge

A dupla Nic von Rupp, de Portugal e Clement Roseyro, da França, começou forte logo na primeira bateria do dia. Von Rupp fez um excelente trabalho rebocando seu parceiro para algumas das maiores ondas, enquanto Roseyro demonstrou um grande conhecimento do mar, ajustando suas linhas para esculpir curvas agressivas no ponto mais crítico da onda e finalizando com segurança.

Von Rupp testou seus limites e, segundo ele próprio, forçou um pouco demais no início, o que resultou em algumas quedas pesadas. No entanto, no segundo turno de baterias, Roseyro conseguiu melhorar sua pontuação com uma excelente onda de backup, garantindo a vitória da equipe.

“Caí muito na primeira bateria, estava bem irregular, mas dei tudo de mim. No ano passado, deveríamos ter vencido, então voltamos este ano treinando forte. Foi uma longa temporada, passamos muito tempo aqui. Estamos felizes que Clement conseguiu duas notas boas para nos colocar no topo do ranking.” Disse Nic Von Rupp.

Os vice-campeões Lucas Chianca e Pedro “Scooby”, vencedores do prêmio no ano passado, fizeram uma boa apresentação, mas não conseguiram superar Von Rupp e Roseyro.

“Foi um dia muito difícil. As ondas não estavam tão grandes e, com o vento forte, estava muito irregular. Tudo se resumiu à escolha das melhores ondas.” Disse Pedro

O TUDOR Nazaré Big Wave Challenge foi transmitido AO VIVO pelo Red Bull TV, WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL.

A temporada 2024/2025 do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge tem o patrocínio da TUDOR e da Red Bull.

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Céfyra, Jasmim e mar: filme conecta surf feminino e mitologia

Céfyra, Jasmim e mar: filme conecta surf feminino e mitologia

Inspirado em lenda mitológica, novo filme com Jasmim percorre praias icônicas do Rio e celebra a força do longboard feminino O novo filme protagonizado por Jasmim, referência do longboard feminino brasileiro, mergulha em uma narrativa poética que mistura surf,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inscrição feita!

Pin It on Pinterest

TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
TUDOR Nazaré Big Wave Challenge
Esportistas à beira mar estão dispostos a proteger o oceano, aponta estudo
Céfyra, Jasmim e mar: filme conecta surf feminino e mitologia
Laura Raupp e Lucas Silveira fazem história com bicampeonato no WSL Layback Pro 2025