Home > Entrevistas > Gilvanilta: do sonho à realidade!

Gilvanilta: do sonho à realidade!

por | maio 26, 2016 | Entrevistas, Notícias, Surfe Feminino | 10 Comentários

Nesta semana, Gil assinou seu primeiro contrato de patrocínio com a estatal Furnas. A atleta, que aos 7 anos vendia coco na praia e já passou fome, hoje comemora a conquista de olho no circuito mundial de surf

Gilvanilta Ferreira tem 26 anos, nasceu e cresceu na comunidade de Ponta Negra, Natal. Surfista profissional há mais de 10 anos, a potiguar é dona de um estilo de surfe agressivo e repleto de manobras aéreas.

Sua inspiração vem das performances de Ítalo, Jadson, Medina e Silvana Lima. Há alguns dias Gil assinou seu primeiro contrato de patrocínio com a estatal Furnas. “Foi muito importante mesmo pra mim ter conseguido esse patrocínio. Inclusive tive uma proposta de morar no Rio, treinar e conviver com a Silvana, vai ser muito bom pro meu amadurecimento”

“Comprava a passagem de ida e só. Tinha que vencer de qualquer jeito senão não tinha como voltar pra casa.

Gil adianta que o novo patrocinador tem intenção de mandá-la para algumas etapas do QS (Qualifying Series), ainda esse ano. “Ainda não sei quais as datas e quais eventos vou participar. Vai ser irado! Estou muito feliz!” E completa, “Desejo que esse trabalho, que inicia em julho, possa perdurar até que eu consiga me classificar e entrar para o WCT.”

Até ontem era tudo diferente. Ela jamais teve uma marca que a apoiasse e mesmo assim participou de diversos circuitos estaduais em João Pessoa, Maracaípe e Fortaleza. “Comprava a passagem de ida e só. Tinha que vencer de qualquer jeito senão não tinha como voltar pra casa. Dormia no palanque do campeonato, comia biscoito e miojo”, relembra. “Colocava o troféu que tinha ganho na competição anterior debaixo do braço e saía em busca de apoio. As pessoas achavam graça e comentavam: olha só tão pequeninha, que bonitinha. E acabavam me dando um dinheiro, coisa de 20 reais”.

Se o patrocínio era um sonho até pouco tempo, o apoio de shapers de prancha nunca faltou. Alessandro Melo, Wendel Pirols e Felipe Souto, foram os caras que tentaram de alguma forma manter o sonho da potiguar vivo. Em vários momentos da vida, as pranchas serviram pra comprar comida. “Passei por fases muito complicadas e já sofri muito por isso. Hoje me sinto vitoriosa e tenho orgulho de tudo que enfrentei ao lado da minha mãe. Tinha dias que a gente sentava na mesa e ela dizia: hoje vamos comer camarão! Mas na panela o que tinha era feijão mesmo.”

Ontem Gil sonhava com a volta do circuito nacional de surfe feminino, hoje seu foco já é outro e vai muito além do nosso Atlântico.

Fique com um vídeo irado da Gil produzido pela Moana Filmes e uma galeria de fotos da atleta, que inclui imagem da sua primeira prancha.

https://vimeo.com/153166009

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo de volta ao CT 2025

Samuel Pupo confirma segunda vaga do Brasil no CT 2025 no Challenger Series de Portugal. Surfista passou na dobradinha com Rafael Teixeira. Os brasileiros Alejo Muniz, Miguel Pupo e Edgard Groggia também têm chances de estrelar na elite ano que vem. Assim, Brasil tem...

10 Comentários

  1. Pablo Oliveira

    Sucesso!
    Ela Merece muito!

    • OrigemSurf

      Boa Pablo!!

  2. CARLOS EUFRÁSIO - Natal/RN

    …PARABÉNS!!! À você, SUCESSO!!! Um forte abraço!

    • OrigemSurf

      isso aí Carlos! Obrigada pela msg, a Gil merece mesmo!!

  3. Jerônimo Vilar

    Que algumas lágrimas de tristeza do passado se tornem em sorrisos de agora em diante.

    • OrigemSurf

      Valeu Jerônimo. É isso! Tantos são, os surfistas que merecem uma oportunidade 😉

  4. Jailson Remigio

    Merece muito! Que DEUS continue a abençoar! AlohA #surfRN issaaaa

  5. jailsonremigio

    Muito merecido! Que DEUS continue abençoando essa guerreira.

    #surfrn na veia! Issaaaaaaaaa

    • OrigemSurf

      isssaaaaaa é isso aí Jailson!!! valeu!!Aloha

inscrição feita!

Pin It on Pinterest