Home > Duke Paoa > Ausência do consumo consciente por trás da destruição do planeta

Ausência do consumo consciente por trás da destruição do planeta

por | jun 5, 2018 | Notícias, Opinião | 54 Comentários

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Comprar. Ter. Consumir. Adquirir. Possuir. Deter. Portar. Desfrutar. Usufruir. São todos verbos associados a hábitos de consumo. Somos humanos e vorazes consumidores. Aliás, o “Largados e Pelados” é só uma série de TV a cabo, a realidade é que somos tão dependentes do consumo quanto um recém-nascido é de sua provedora. Fomos criados assim.

Por Janaína Pedroso

Até ontem achávamos que haveria um jeito para o problema. Afinal, o incrível homem e sua inteligência desenvolveria uma fórmula magnífica capaz de acabar com a poluição num passe de mágicas. Hum, deu ruim…e a realidade é bem cruel.

Nossos oceanos estão basicamente inundados em lixo (com o perdão do trocadilho). Mas, oceanos contaminados vão além da triste cena de assistir à icebergs de sujeira boiando à deriva, e o consumo de pet, treta park e marmitas descartáveis está longe de ser o único problema.

Símbolo máximo do consumismo, a terra do Tio San é capaz de transformar todos os seus desejos em realidade a menos que você acabe obeso e viciado em junk food. Assim, os Estados Unidos abrigam uma das mais maiores “Zonas Mortas” do planeta. As chamadas dead zones, são áreas em que não há mais vestígio de oxigênio nos mares, traduzindo em miúdos, lugares mortos. Habitats que normalmente seriam repletos de vida se tornam basicamente desertos biológicos.

Além das dead zones, hoje o planeta também divide espaço com cinco ilhas de lixo. Chamadas de Vortex, são enormes quantidades de lixo levados pelas correntes oceânicas. Dessa forma, formam-se cinco gigantescos redemoinhos, onde o lixo é  acumulado. Estudos recentes indicam que pelo menos 5 trilhões de peças plásticas, que juntas pesam mais de 250.000 toneladas flutuam nos oceanos. A maioria dos detritos de plástico afunda ou permanece nos Vortexes. No entanto, uma porcentagem significativa é levada à costa pela maré todos os dias.

Agronegócio, uma parceria pra lá de controversa

A parceria entre duas gigantes contribui para o cenário atual de degradação ambiental. De acordo com relatório do Greenpeace “Eating up the Amazon” (Devorando a Amazônia) a agricultura e pecuária são uma espécie de parceiros no crime. Afinal, cerca de 80% da produção mundial da soja é consumida pela pecuária. E um dos maiores patrimônios da humanidade está sendo depredado para acomodar vastos campos de soja e pasto.

Segundo especialistas, abrir mão de um bife é bem mais eficiente que deixar o carro na garagem quando o interesse é reduzir a poluição produzida pelo carbono. Desta forma, estudos revelam que a carne vermelha supera as do frango, porco e peixe quando o assunto é o impacto ambiental. Já que sua produção requer 28 vezes mais terra e 11 vezes a água do que as outras culturas.

E já que entramos neste assunto, aí vai uma boa dica para entender melhor quão nocivo pode ser o consumo inconsciente da carne vermelha.

https://www.youtube.com/watch?v=R6GrNENv2e0

A indústria pesqueira não fica atrás. E neste ponto, a Europa engrossa o coro como um dos continentes que mais lucram com a indústria da pesca no mundo. De acordo com a FAO (Food and Agricultures Organization of the United Nations), o valor do comércio global de pescado alcançou a estratosférica marca de US$ 150 bilhões em 2017.

A chave para reverter o quadro de degradação parece estar na lógica do consumo. Assim, somos motivados pela realidade, dados, pesquisas e estudos, que comprovem que já ultrapassamos o limite do “aceitável”. Certamente, precisamos mudar nossos hábitos. Precisamos consumir menos, comer menos carne, conhecer a origem dos nossos alimentos e produtos. Afinal, outras questões estão envolvidas quando se trata de produção em larga escala como crueldade, maus tratos, trabalho escravo e infantil.

Quando o inventor estadunidense John Wesley Hyatt criou o primeiro plástico industrial, após simplificar o processo de produção do celuloide em meados de 1872, ele não imaginaria que o concurso promovido por uma empresa de sinuca em Nova Iorque a fim de criar alternativas para substituir o uso do marfim, teria sido o início de uma contaminação generalizada de oceanos e alimentos.

Quão cruel é pensar que o marfim na época era usado para fabricar bolas de bilhar? Para quem tiver estômago uma boa dica é o documentário “O Extermínio do Marfim”.

Plantações infestadas de veneno, animais entupidos de hormônios. O cenário é um tanto desanimador, sejamos honestos.

Mas espere, não se deprima ainda. Pois há luz no fim do túnel! Os bons também estão se unindo para trazer soluções não tão magníficas como passes de mágica, nem tão rápidas quanto promete o capitalismo, mas plausíveis, significantes e edificantes até. Conheça algumas:

Parley Ocean Plastic

Em parceria com a WSL, (Word Surf League), esta iniciativa promete mudar a visão, postura e compromissos do homem diante da contaminação dos oceanos pelo plásticos. Chamando todos para ação, a iniciativa ocorre por meio de três passos: evitar o plástico o máximo possível, interceptar o lixo plástico nos mares e repensar o material por si só. (reciclagem, reuso). Para impactar, a Parley Ocean Plastic apresenta o incrível trabalho de Chris Jordan, que lançou recentemente uma obra prima documental, o Albatross filme que integra o Midway Project.

Waves for Water

Criado por um surfista, o projeto tem como missão levar água filtrada a comunidades pobres ao redor do planeta. Ações em países como Indonésia, Costa Rica e Brasil são promovidas com intuito de levar mais saúde e dignidade às comunidades marginalizadas pela sociedade. Está aí um bom projeto para se envolver.

Rede Agroecológica

Consumir produtos sem agrotóxicos e vindos direto de um produtor local. Com essa missão nasceu a Rede Agroecológica Caiçara que tem como principal objetivo fomentar a produção de alimentos cultivados na costa litorânea. Criada em 2013, a rede conta atualmente com vinte produtores e diversos  produtos, comercializados por meio do portal de economia solidária Cirandas, e através de um encontro semanal que ocorre próximo ao tradicional mercado de peixe da cidade de Ubatuba, às quartas-feiras das 09h às 13h. Para mais informações clique aqui!

Surfistas como atores de transformação

Nós surfistas temos uma espécie de dever em proteger os mares, as praias, e o meio ambiente num aspecto geral. Inegavelmente, estamos ligados a ele. Assim, somos dependentes dele. Apesar da avalanche de ondas artificiais, onde é prometida a felicidade instantânea em troca de uma porção de verdinhas (e olha que aqui, devo dar o braço a torcer, a felicidade deve ser mesmo garantida) é no grande oceano que encontramos a felicidade plena.

Ativista e surfista Alison Teal rema em meio ao lixo nas Maldivas, em Thilafushi, ilha artificial nas Maldivas, onde cerca de 400 toneladas de lixo são despejados todos os dias. Divulgação.

Apesar de imagens via satélite ainda não estarem disponíveis no Google Earth, já conseguimos imaginar o estrago. Presas no Pacífico, as cinco imensas ilhas de lixo flutuam a esmo a espera de um milagre. Enquanto ele não vem, milhares de containers cheios de mercadorias viajam todos os dias, todas as horas. No trajeto muitos caem nos mares na ânsia de chegar ao destino o mais carregados possível. Afinal, são muitos os navios de carga que não respeitam o limite máximo permitido. Não há números oficiais, mas registros apontam que centenas de milhares de acidentes envolvendo containers nos oceanos ocorrem anualmente. Mais um filho rebelde do consumo inconsciente.

A conta chegou. Embora, populações carentes como as de Indonésia e Índia pareçam levar a culpa num paradoxo complexo de decifrar é inegável admitir que os principais culpados desta história sejam os grandes polos consumidores. Portanto, não caia nesta armadilha.

Talvez não caiba mais apontar culpados, ou insistir em ações paliativas e decadentes, como a velha educação ambiental. O jargão “Não jogue lixo na praia” parece cansado.  Hoje devemos questionar hábitos de consumo tanto de produtos quanto de serviços. E quando consumidos, que nossos rastros e restos sejam devidamente destinados, dando ao plástico e aos demais detritos uma nova utilização por meio da reciclagem. A tarefa está longe de ser fácil.

 

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

O surf nunca esteve tão em alta. Recentemente, a ESPN e a World Surf League (WSL) anunciaram a ampliação dos direitos de transmissão do CT 2025 para as plataformas ESPN+ nos Estados Unidos e Disney+ na América Latina e Caribe, incluindo México, Peru, Argentina e...

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

54 Comentários

  1. Mariana

    Muito legal ver esse debate começar a ser mais frequente, inclusive no meio do surf. Rever hábitos de consumo é fundamental mesmo…

    • origemsurf

      Temos uma tarefa e tanto pela frente, já que não é fácil abrir mão de certos hábitos e costumes, mas infelizmente chegamos num ponto em que não tem mais volta. Ou mudamos ou mudamos…bjs Mari, Jana

  2. Luciano

    Ou mudamos nossos hábitos ou nos destruiremos… Além de comer menos carne (ou não comer carne) a consumir menos (e poluir menos), temos a obrigação de alertar o máximo de pessoas.

    • origemsurf

      Oi, Luciano. Tudo bem? Obrigada por interagir conosco 🙂 esse espaço não tem sentido sem vcs! É isso aí, temos que parar pra pensar, como disso o Luciano, e reavaliar nossos hábitos. Não adianta mais “tampar o sol com a peneira”. Eu acredito muito na vida simples. Sou feliz assim e tenho certeza que assim como eu outras pessoas também possam ser… Enfim, é uma longa conversa.
      Beijos e muito obrigada pela mensagem!
      jana

  3. Adriano Fabri

    Repensar – Recusar – Para daí pensar em reduzir – reutilizar e reciclar…

    • origemsurf

      Oi, Adriano! Sim. Repensar é o princípio de tudo! Obrigada pelo contato!! Bjs, Jana

  4. Alexandra

    Que bom que tocou nesse assunto, Jana!!! Reduce, reuse, recycle, este é o caminho pra gente usufruir e conviver com planeta Mãe Terra.

    • origemsurf

      sim, Ale! Nosso consumo causa a destruição, temos que aceitar isso e achar maneiras de diminuir nossas pegadas, que existirão de qualquer forma, basta que seja mais leve. Bem mais leve…

  5. RIcardo

    Acho válido e necessário ações como as propostas acima. Antes de ser pessimista ou otimista sou realista. Não sei se a humanidade vai conseguir reverter seus hábitos antes que seja tarde demais. Agora uma das soluções mais efetivas, mas que por tabu não se discute, é o controle da população. Mais cedo ou mais ter de será feito, com amor ou com dor.

  6. leah1spam

    안전놀이터

    Team bonding and team building activities are a great way to relive stress for employees while bringing them closer together. One of the best ways to do this is by hosting an office happy hour for employees providing a casual and stress-free environment. As stated on inc.com, company happy hours are driving employee happiness up 66 percent. A stronger bond between co-workers will make the days at the office run more smoothly, allow employees to understand each other better and increase cooperation. Getting together for happy hour is a great way for employees to build this bond. It gives employees the opportunity to learn things about their colleagues that they would never have known by simply working with them. This allows employees to see themselves as more than just co-workers and the more comfortable they feel with each other, the better the work environment will be.

  7. 전주출장안마

    Hello, I’m always enjoying your blog.Have a great day today.

  8. 거제출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  9. 밀양출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  10. 수원출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  11. 샌즈카지노

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  12. 더킹카지노

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  13. 안전놀이터

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  14. 통영출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  15. leahsevere

    Customer service is a team sport — and not just for your customer support team. Accept that you’ll never have a perfect grasp of every issue coming into the support center. Keep up with the big picture by maintaining open lines of communication with your team. And train every employee on your help desk software so they can all pitch in during busy times. Sure, you’ll want to pass highly technical cases to the experts, but everyone needs to be able to help out. Successful startups can tell you that when everyone spends time on the front lines, it’s easier to stay aligned around customers and maintain service levels when things get busy.통영출장안마

  16. 삼척출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  17. 의왕출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  18. 보령출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  19. leahbuellia

    One of the best parts of being a couple is always having someone to lean on. Remind your spouse that he or she can always count on you.보령출장안마 Tell them, “I’m here for you,” which actually says, “I’m your partner in life.” Being partners mean you are equals and that you stick up for each other and always have each other’s backs.

  20. 증평출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  21. boastfullea

    The best way to practice patience is to make yourself wait. A study published in Psychological Science shows that waiting for things actually makes us happier in the long run. Start with something small like waiting a few extra minutes to drink that milkshake and then move on to something bigger.삼척출장안마 You will begin to gain more patience as you practice.

  22. lhea1213legwarmers

    https://www.callme2580.com/team-군산출장안마
    The important thing is not to stop questioning. Curiosity has its own reason for existing. One cannot help but be in awe when he contemplates the mysteries of eternity, of life, of the marvelous structure of reality. It is enough if one tries merely to comprehend a little of this mystery every day. Never lose a holy curiosity.

  23. 영주출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  24. leacallme123mild

    Forgiving others is a process that takes time and effort. If you were abused by a parent, cheated on by a partner, or attacked by a stranger, forgiving the person who hurt you might seem impossible, and even unnecessary. This is especially true when the person that hurt you denies what they did, or isn’t even sorry. However, forgiveness isn’t something you do for them, it’s something you do for you. Forgiveness requires processing what occurred and how it impacted you, and finding a way to let go of the anger, pain, and desire for revenge. When you make peace with what happened, you can let it go and move on.
    영주출장안마

  25. 에볼루션코리아

    We provide all the technical solutions and staff we need for operators who provide world-class live and RNG-based play 24/7 on mobile, tablet and desktop.
    Whatever solution or combination of solutions the operator chooses, the Evolution Group brand ensures the world’s best quality.-kong”s112233

    에볼루션코리아

  26. stepcallmelea

    Normal behavior refers to expected behavior in individuals whereas abnormal behavior refers to behavioral patterns that go against the social expectations.
    증평출장안마

  27. 에볼루션카지노

    Our vision is to maintain and strengthen our position as the world’s number one Live provider as gaming markets continue to evolve globally. Our culture is rooted in our corporate values:
    kingkong112233
    에볼루션-카지노

  28. 영동출장안마

    Thank you for always the good blog I hope your business thrives.

  29. tickcallme27lea

    여수출장안마
    One of the paradoxes of life is that being impatient often makes it harder to achieve something. As with any skill, you get better at manifesting the more you practice.

  30. wedding cars near me

    Exclusive Hire is one of the best and prominent companies that you can trust when it comes to hiring a wedding car for corporate events, school proms, and weddings.

  31. naomi and ruth necklace

    One of the paradoxes of lifestyles is that being impatient regularly makes it tougher to reap something. As with any skill, you get higher at manifesting the greater you practice.

  32. Royal Promotion

    Apart from counting words and characters, our online editor can help you to improve word choice and writing style, and, optionally, help you to detect grammar mistakes and plagiarism.

  33. Wimpernshampoo

    Very useful post, every post very effective for visitors. thanks

  34. chemical company in malaysia

    Great, this website every post very effective and informative. thanks admin

  35. interior fit out services

    Valuable and effective content ideas, thanks for share admin

  36. florisis huedin

    Nice and informative website. thanks

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ausência do consumo consciente por trás da destruição do planeta | Portal Nova Contagem - […] <p>Para celebrar a Semana do Meio Ambiente o blog reúne as principais causas de poluição do planeta, em sua…

inscrição feita!

Pin It on Pinterest