Home > Duke Paoa > Roteiro de surfe Peniche: verdadeiro paraíso de ondas

Roteiro de surfe Peniche: verdadeiro paraíso de ondas

por | jan 22, 2019 | Dicas, Notícias | 19 Comentários

Você, surfista de qualquer lugar do mundo, provavelmente já ouviu falar em Peniche. A cidade além de abrigar uma das etapas do circuito mundial, que ocorre em Supertubos, oferece outros locais ao longo da costa com ondas perfeitas

Peniche já foi uma ilha, mas com a ação dos ventos e as mudanças de maré tornou-se península. Por isso, quem vem surfar aqui precisa ficar de olho na direção do vento, já que terral (vento que sopra da praia para o mar) de um lado significa maral (contrário de terral, do mar para a praia) de outro.

Sobre ventos

Os ventos de quadrante Norte significam terral em Supertubos, Molhe Leste, Consolação e bancadas mais ao sul.

Já os ventos de Sul beneficiam Praia Norte, Baleal, Lagide, Almagreira e Belgas.

Saiba mais sobre os principais locais para surfar em Peniche

Supertubos: um dos mais famosos e talvez melhores tubos do mundo. O local oferece fundo de areia e está localizado na Zona de Reserva Ecológica. Além de receber etapa do circuito mundial (CT) da WSL (Liga Mundial de Surfe) é bastante frequentada por bodyboards.

Melhor momento da maré: vazia enchendo

Swell (ondulação favorável): variantes de oeste

Vento ideal: leste e quadrante norte

Altura máxima das ondas: acima de três metros

Mari nos enviou uma foto do namorado, o surfista Bernardo fazendo a cabeça em Supertubos. Foto Luke Dawson.

Molhe Leste:  o pico oferece ondas para ambos lados, direita e esquerdas, sendo as direitas consideradas mais longas e por isso melhores. O fundo é de areia e o visual tem ao fundo Molhe, ou cais como chamamos no Brasil.

Melhor momento da maré: meia maré enchendo

Swell: oeste e sul

Vento: leste e quadrante norte

Altura máxima das ondas: até 3 metros

https://www.youtube.com/watch?v=BwCGxWgLAVU

Consolação: onda extensa sobre fundo de pedra. É uma onda mais cheia, menos tubular e por isso ideal para manobras clássicas, como a batida, o cutback e a rasgada, por exemplo. Vale dizer que todo cuidado é pouco para entrar e sair do mar nesse pico, já que em meio às rochas exige-se todo cuidado (e o mínimo de conhecimento sobre o lugar).

Melhor momento da maré: cheia

Swell ideal: oeste

Vento: leste e norte

Altura máxima das ondas: acima de três metros

 

Porto Batel: a praia oferece ambas direções de onda (direita e esquerda) e  funciona bem com swell grande.

Melhor momento da maré: cheia

Ondulação (swell) ideal: norte

Ventos: leste e norte

Altura máximas das ondas: acima de três metros

 

Praia Norte: a praia é extensa e abrange Peniche à Baleal, oferecendo diversas bancadas que formam ondas longas e manobráveis. Muito frequentada por educadores e professores de surfe. Também funciona com grandes ondulações.

Melhor momento da maré: cheia

Ondulação ideal: norte

Ventos: leste e nordeste

Altura máxima das ondas: acima dos três metros

Lagide: muito frequentada por iniciantes, tem ondas mais cheias e muito extensas.

Melhor momento da maré: vazia enchendo

Ondulação ideal: noroeste e nordeste

Ventos: oeste e quadrante sul

Altura máxima de onda: acima dos 4 metros

 

Praia da Almagreira: fundo de areia com bancadas de ondas em ambas direções, direitas e esquerdas, que em dias clássicos são longas e tubulares.

Melhor momento da maré: meia enchendo

Ondulação ideal: norte e noroeste

Ventos: leste e quadrante sul

Altura máxima das ondas: acima dos 2 metros

Belgas: fundo de areia com vários picos de direitas e esquerdas e com pouco crowd (grupo de surfistas disputando a mesma onda). É uma onda forte e nos dias clássicos proporciona muitos tubos.

Melhor maré: todas

Ondulação ideal: norte

Ventos: leste e quadrante sul

Altura máximas das ondas: acima dos 2 metros

 

Por Mariana Broggi

 

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

Como a expansão da cobertura do CT 2025 reflete no Brasil

O surf nunca esteve tão em alta. Recentemente, a ESPN e a World Surf League (WSL) anunciaram a ampliação dos direitos de transmissão do CT 2025 para as plataformas ESPN+ nos Estados Unidos e Disney+ na América Latina e Caribe, incluindo México, Peru, Argentina e...

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

Erik Rehder é novo head de marketing da WSL Latam

A World Surf League (WSL) anunciou a chegada de seu novo head de marketing e planejamento da WSL LATAM: Erik Rehder. O executivo, de 34 anos, chega com a bagagem de ter atuado por oito anos na Vicar e ser responsável direto por cuidar da Stock Car. Rehder comemorou a...

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

Alejo Muniz confirma retorno ao CT após 8 anos de tentativas

O catarinense Alejo Muniz garantiu sua volta ao Championship Tour (CT) da World Surf League (WSL) após oito anos tentando a requalificação. Muniz conquistou a terceira vaga antecipada do Brasil no top 10 do Challenger Series, ao vencer o duelo brasileiro contra o...

19 Comentários

  1. Bruno

    Tudo muito bem explicadinho nos seus miiiinimos detalhes! Parabéns

    • origemsurf

      😉

  2. Fabiola

    Otimo texto, super didatico, pena eu não saber surfar.

    • origemsurf

      Oi, Fabiola
      Ficamos contentes em saber que o texto está didático 😉

  3. Andrea

    Adorei a matéria. Me despertou a vontade de estar aí. Descendo essas ondas. Beijo grande.Parabens!

  4. Carlos

    Tava pensando num lugar maneiro pra viajar e me amarrei em Peniche só de ler esse post. Valeu!

    • origemsurf

      Boa, Carlos! Peniche te espera 🙂 boas ondas!

  5. Ana Margarida

    Adorei! Tudo muito bem explicado. Facil de interpretar. Parabéns

    • origemsurf

      Oi, Ana, deixa eu te perguntar, os outros textos são difíceis de entender?! rs reparei que quase todos os comentários relacionados a esse post são relacionados à facilidade de compreensão… obrigada 😉

  6. Parto te os Cornos se te apanho na minha terra!

    Porquê que não vão vender a buceta da vossa mãe?

  7. Piranha

    Só se esqueceram de mencionar as piranhas que existem FORA DE ÁGUA!!! O melhor mesmo, É MANTEREM-SE LONGE!!! E em Peniche faz frio…

  8. Cláudio

    Peguei boas ondas em Peniche (supertubos), no entanto quebraram meu carro no porto batel e tem muita praia e pico só para locais e eles são foda…prefiro a Ericeira.

  9. Isaltino

    Tive lá e as ondas não são assim tao boas, claro que quando da bom da umas mas é raro, não compensa ir lá lidar com os locais, e fui aqui a um spot mencionado onde fui logo expulso pelos locais, nem na água entrei, são muito agressivos, fugi logo.

  10. Pedro Rodrigues

    Estive lá e até dá umas ondinhas mas nada de espetacular .
    Crowd horrivel ,sempre vento , com nuvens e nevoeiro . Para alojamento é muito caro . Super Tubos tem tanto Crowd mesmo com ondas de merda que é impossivel surfar.
    Na minha opinião não val a pena .

  11. Sylvia

    Opiniões divergentes são sempre bem vindas, e que bom que tem gosto pra tudo. Mas que pena que tem gente que não sabe se colocar com respeito… Ótimo texto, didático até para quem é leigo. Valeu!

  12. José

    Cara aquilo é bonito mas é muito foda mesmo, para quem gosta de surfar nos supertubos praia muito grande mas com locais muito complicados, convidaram me para surfar mas nao me deixaram apanhar onda nenhuma e ainda me queriam quebrar a cara, só porque tentei pegar uma onda.

  13. Mateus Conrado

    Primeira vez que tentei surfar em Supertubos, me estava aprontando para entrar na água quando um cara se aproximou de mim e me perguntou o que estava fazendo. Ele até que foi meio educado sabe, mas quando lhe disse que ia surfar, ele me convidou a voltar atrás porque estava cheio de locais dentro de água e poderia ter problemas e que até já tinham quebrado o nariz quebrado. Me sugeriu procurar onda na Ericeira onde todo o mundo é mais legal. Até que foi maneiro… mas fiquei com medo de voltar lá gente!

  14. Bebete

    Uhuuulll! Que vibe, quero ir a Peniche! Parece ser o paraíso das ondas, chegando c jeitinho td mundo tira onda! ✨ Ótimo texto, adorei saber um pouco mais sobre Portugal!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Roteiro de surfe Peniche: verdadeiro paraíso de ondas | Notícias Legais - […] minutos atrás foi postado pelo site Folha a informação “Roteiro de surfe Peniche: verdadeiro paraíso de […]
  2. Roteiro de surfe Peniche: verdadeiro paraíso de ondas - Portal Nova Contagem - […] <p>Você, surfista de qualquer lugar do mundo, provavelmente já ouviu falar em Peniche. A cidade além de abrigar uma…
  3. Roteiro de surfe Peniche: verdadeiro paraíso de ondas - Portal do Campo Grande - […] Surf</a>.</p> … Leia post completo no blog Leia mais (01/22/2019 – 11h46) Source: […]

inscrição feita!

Pin It on Pinterest