Home > Opinião > Brasil é o país do surfe

Brasil é o país do surfe

por | jun 23, 2019 | Opinião, WSL | 20 Comentários

O brasileiro Filipe Toledo vence o Oi Rio Pro 2019 em Saquarema

Me desculpe a tradição havaiana, as origens polinésias ou ainda o pioneirismo australiano, mas o Brasil é o país do surfe.

Nada, nem lugar algum, se compara à etapa que acaba de consagrar o brasileiro Filipe Toledo campeão, na verdadeira capital do surfe.

Barrinha (Thiago Diz / WSL via Getty Images)

A torcida lotou a faixa de areia em Saquarema. Aliás, que areia? Era tanta gente que não se via um só grão.

Eu fiquei doente, ainda estou me sentindo meio fraco e foi essa energia que me deu forças. Tem sido um ano difícil pra mim, por motivos pessoais.

Filipe Toledo

Ondas perfeitas e pesadas da Barrinha, o sol brilhante, o céu azul, a igreja de Nossa Senhora de Nazareth ao fundo e finalmente, o público.

Depois do brilhantismo na água, com performances de tirar o folego, tanto dos homens quanto das mulheres, a “plateia” foi o show a parte.

O público que, depois de Toledo, foi a “estrela” do evento. Foto Damien Poullenot/WSL via Getty Images.

Como agradar a Gregos e Troianos?

A Liga Mundial errou ao decidir tardiamente pelos tubos mágicos da Barrinha? Muito provável. A janela da etapa brasileira é menor? É. Existem etapas em locais mais seguros e “civilizados”? Certamente.

Porém, dificilmente, haverá outro lugar em que a emoção e a energia sejam tão contagiantes como no Brasil.

Kelly Slater felizão

Não tem preço ver o todo-poderoso feliz da vida.

Obrigado Saquarema / Brasil. Chegando aqui eu não sabia o que esperar, mas a alegria, o surf e a hospitalidade tem sido “outro nível”. Eu queria que houvesse outro de mim para que eu tivesse mais tempo com todos.

Kelly Slater
https://www.instagram.com/p/BzDb44WhL6X/

Finais

Filipe Toledo ganhou e ganhou bonito. Deixou o adversário, Jordy Smith, da África do Sul, na combinação. O que, trocando em miúdos, pode ser equiparada a uma bela goleada.

Aos gritos de “Filipe, Filipe” não há dúvidas de que após o fenômeno Medina, o Ubatubense radicado na Califórnia caiu de vez nas graças da massa e passando a ser adorado, literalmente, pela multidão.

Com a vitória, o brasileiro ocupa a terceira colocação do ranking mundial.

Entre as mulheres, uma final de peso. A experiência foi a bola da vez com Sally Fitzgibbons e Carissa Moore defendendo o título.

A vencedora da etapa em Saquarema, Sally Fitzgibbons. Foto: Damien Poullenot/WSL via Getty Images.

Oi Rio Pro 2019 tem o patrocínio da Oi, Corona, Jeep, Harley Davidson, Polo Blue, Red Bull, Subway, Havaianas e apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema e do Governo do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), por meio da Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte.

O evento da World Surf League também conta com o apoio institucional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), Associação de Surf de Saquarema (ASS) e foi transmitido ao vivo pelo Facebook, aplicativo e pelo site da Liga Mundial de surfe www.worldsurfleague.com

por Janaína

Filipe conectado aos tubos da Barrinha. Foto WSL / Poullenot.
Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Revolução do surf feminino a partir de igualdade nas ondas

Revolução do surf feminino a partir de igualdade nas ondas

Definir este momento na história do surf feminino é desafiador. As recentes competições em Pipeline e Sunset deram ao público uma visão significativa do que esperar do futuro do surf feminino de competição. Por muitos anos, a superioridade masculina foi a norma,...

Quais são os principais tipos de surfistas

Quais são os principais tipos de surfistas

Do local raíz à mulher machista; saiba quais são os tipos de surfistas mais "inusitados". O universo do surf é vasto, um caldeirão de personalidades que compõem uma teia complexa, moldando a dinâmica do outside com certa diversidade e controvérsia. Desde os secret...

A miopia social e os questionamentos sobre o surf feminino no Brasil

A miopia social e os questionamentos sobre o surf feminino no Brasil

Sobre uma certa miopia social que acomete parte de surfistas que acreditam aque as ondas artificiais estão ao alcance de todos. Recentemente, o surfista, apresentador de TV e ex-competidor Marcelo “Trekinho” falou que “piscinas de ondas favorecem todo mundo. Você só...

20 Comentários

  1. Luzy

    Parabéns pela matéria. Por mais espaço para o surfe na mídia brasileira.

  2. ahansaze

    AhanSaze Company with more than 30 years of experience and more than 12,000 successful projects implemented in the country in the field of construction and installation of fences for wall: deer antler protection, shrub protection, lilium protection, reed protection, spear head protection and also Simple and wrought iron guardrail for windows and sliding accordion door guards … with an experienced staff and the best materials in the world. Manufacturer and exporter of more than 100 models of simple and wrought iron modern fences for windows and doors of houses and yards, gardens, villas, residential complexes, factories and …

  3. ahansaze

    ahansaze Company with more than 30 years of experience and more than 12,000 successful projects implemented in the country in the field of construction and installation of fences for wall

  4. antler

    the price of deer antler wall guard is one of the most important factors in choosing a wall guard

  5. door

    the best courtyard door of model

  6. imensazeh

    best metal of model

  7. imensazeh

    best guard fence of model

inscrição feita!

Pin It on Pinterest