Home > Notícias > Surfista flagra água-viva ‘gigante’; vídeo

Surfista flagra água-viva ‘gigante’; vídeo

por | jun 26, 2019 | Ambiente, Notícias, Vídeo | 10 Comentários

O surfista e fotógrafo de surfe, Rodrigo Nattan Guimarães, 29, flagrou, na última segunda-feira (24), um enorme indivíduo da espécie Phyllorhiza punctata, também conhecida como Australian spotted jellyfish.

A água-viva foi avistada enquanto o surfista fazia uma sessão de SUP (stand up paddle) na Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP).

“Parecia uma bola de futebol. A água estava bem clarinha, deu para ver de longe a medusa”, diz Rodrigo.

“Estou sempre no mar e nunca tinha visto uma medusa desse tamanho”

Rodrigo Nattan, fotógrafo de surfe e surfista.

Mais sobre as águas-vivas

Temida por alguns e adorada por outros, a água-viva pode ser considerada, no mínimo, intrigante.

A consistência gelatinosa dos corpos deve-se ao fato de serem compostos por água em 98% de sua totalidade.

Algumas espécies, como a Pelagia colorata, oferecem perigo ao homem. Não é à toa que são conhecidas como “medusas mortais”.

Mas, esse não é o caso da água-viva encontrada por Rodrigo. De acordo com o site Sea Life Base, a Phyllorhiza punctata, além de ser nativa do Brasil, é inofensiva.

Medusa e água-viva são sinônimos. Diferente do que muita gente imagina, o termo “medusa” pode ser usado para identificar inúmeras espécies.

Inclusive, em espanhol, “medusa” significa, literalmente, água-viva.

Assista ao vídeo

Imagens feitas por Rodrigo Nattan.

Assim como nós, Rodrigo também é um admirador da água-viva.

Tanto é que tatuou na perna a figura do animal. “Você acredita que eu já fui queimado? A água-viva agarrou minha perna!” Conta o surfista.

Eu acredito! Seria a “lei da atração” ou pura fatalidade?!

E você, já teve algum encontro inesperado com uma água-viva?

por Janaína

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Limpeza de Praia em Guarujá nesse sábado

Projeto Ondas, de Jojó de Olivença, realiza no dia 6 de julho, sábado, no período da manhã, o “Mutirão de Limpeza de Praia”, na Enseada, em Guarujá, em frente ao Delphin Hotel - na altura do número 1295 da Av. Miguel Estefano. “É uma ação muito importante para...

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

“Habitat em Ameaça” resgata luta de Regência

Programa “Habitat em Ameaça”, em Regência, é produzido pela Hdaniel Studio conecta Esporte e Natureza para inspirar a salvar paraísos naturais. Na agitação da vida moderna, muitas vezes estamos distantes da Natureza, perdidos em nossas rotinas urbanas, cercados por...

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

Shark Coat: tubarão pode revolucionar alta performance

A natureza vem sendo observada há séculos para evolução da ciência aplicada, com a biomimética. Mas talvez pele primeira vez, o surf, segundo esporte mais praticado no Brasil, pode ser beneficiado. Isso porque a BASF criou uma pele de tubarão sintética, e quatro...

10 Comentários

    • origemsurf

      nossa, nem fala Maria Helena, um baita susto <3

  1. Marcio

    Pelas bandas do Guarujá, não somente água viva estão literalmente vivas(apesar da terrível poluição). Mas presencio sempre tartarugas. Em especial em Tortuga e mais ainda Sorocotuba.

    • origemsurf

      Pois é, Marcio, esses animais são ‘guerreiros’! Um grande abraço e obrigada por contribuir e somar com a gente!

      • Gabriela

        CORREÇÃO: Phyllorhiza punctata É INVASORA e queima. Não é nativa do Brasil e pode causar desequilíbrio ambiental. Tem que avisar as autoridades ambientais quando encontra.

  2. Uribes

    Era pra ser estranho ver um plástico na água não a água viva kkkkk

    • origemsurf

      hahaha pior que é. e parece que com plástico ninguém se surpreende muito…quem sabe um dia alguém inventa uma receita deliciosa: Ragu de Polipropileno, ao molho de Policloreto de Vinila, com crispy de plástico bolha… aí a gente pode comer plástico sem culpa

  3. Waldyr Bertolacini Júnior

    Eu tbm prático Sup e filmei uma na praia da Baleia em São Sebastião muito parecido com a sua, ela é linda com peixinhos em volta

    • origemsurf

      Conte-nos mais sobre isso, Waldyr 🙂

  4. qayu

    เว็บยิงปลา

    is a promotion, online slots, deposit 10, get 100 new Popular for people with small capital, really suitable for investors. With a small budget to play

inscrição feita!

Pin It on Pinterest