Home > Destaque > 8 dicas de livros sobre surfe para enfrentar a quarentena

8 dicas de livros sobre surfe para enfrentar a quarentena

por | mar 18, 2020 | Coronavírus, Destaque, Dicas | 1 Comentário

Quarentena não é férias. Então, partindo deste princípio e se você está ilhado em alguma selva de pedras, distante do mar, esse post é pra você. 

por Janaína Pedroso

Se por um lado não há registros de contaminação pelo coronavírus enquanto se está surfando, por outro a recomendação é evitar aglomerações. E já que parte das praias do nosso litoral fica infestada de gente, passar o dia em uma delas parece uma péssima ideia. A não ser que você esteja querendo testar os limites da sua saúde e a de seus familiares, como o presidente do Brasil.

Relendo parte do meu acervo de livros sobre surfe. Foto arquivo pessoal.

Se você vive no litoral, provavelmente vai acabar surfando, mas lembre-se de evitar o crowd e aglomerações na praia. Não vá agir como se fosse um final de semana eterno, com o cooler cheio de breja e os brother’s todos amontoados no guarda-sol. 

Por incrível que pareça, as cidades litorâneas, como Ubatuba por exemplo, têm recebido turistas desde o anúncio da necessidade de isolamento! Realmente, o brasileiro é um caso a ser estudado!

Ainda não há registros de surfistas contaminados no outside, mas de novo, se optar por ir surfar (tipo: vou num pé e volto no outro), todo cuidado é pouco, afinal uma pessoa contaminada pode transmitir a doença em um raio de até dois metros.

Seja positiv@

Pois bem, partindo do princípio de que enfrentaremos um bom período reclusos, no aconchego dos nossos lares, a dica é se abastecer de coisas boas! 

E não falo de guloseimas! Aliás, não faça como eu que andei pensando em estocar comida! Ando com uma fome ridícula desde que engravidei, e para o meu desespero já engordei 10 quilos! Detalhe: estou no início do sexto mês de gestação!

Assim, o estoque a que me refiro é mais subjetivo. Preencha a mente com pensamentos otimistas, procure ler coisas leves e positivas. Porém, não deixe de acompanhar as notícias! 

O equilíbrio, como sempre, é a chave para manter nossa sanidade mental neste momento de tantas incertezas.

Bom, já “falei” demais, vamos logo às dicas!

  1. Começando pelas biografias: o maior astro do surfe nacional teve sua história contada por Tulio Brandão em “Gabriel Medina: a trajetória do primeiro campeão de surfe do Brasil” (Primeira Pessoa), que traz prefácio de Kelly Slater e foi fonte de pesquisa para a construção do roteiro de documentário lançado recentemente.
  2. “Como se tornar um campeão” (Intrínseca), da jornalista Márcia Vieira, a obra conta a vida de Adriano de Souza, a começar pela infância pobre e conflitos familiares até a batalha pelo título mundial. A leitura é leve, fácil e muito envolvente! Se você procura inspiração com histórias de superação, este é seu livro!
  3. Apesar de desatualizada, já que foi escrita em 2003, por Jason Borte, a biografia de Kelly Slater, “Pipe Dreams” (Editora Gaia),  é um clássico e sempre será! Apresentado por Paulo Lima, o livro narra em quatorze partes, o fenômeno da Flórida, 11 vezes campeão mundial.
  4. Agora, se você está prevendo o caos e acha que essa quarentena vai longe, a aposta é “Dias bárbaros – Uma vida no surfe” (Intrínseca). Vencedor do prêmio Pulitzer de biografia, o livro é a vida de William Finnegan, nos mínimos detalhes. Muito bem escrito, e rico em adjetivos, a obra é excelente para quem se interessa pelo período em que o Havaí foi tomado pelos norte-americanos, conflitos em função disso e muito mais. A paixão pelo esporte está em cada uma das 430 páginas do livro. 
  5. Para quem curte uma história de sucesso e empreendedorismo, e de quebra quer saber a origem das surf shop’s australianas, não dá pra perder “A história da Rip Curl” (Editora Gaia). Escrito por Tim Baker, com belíssima tradução de Luciano Burin, o livro esmiúça a vida dos fundadores de um dos maiores impérios do surfe, tratando-se de surfwear e afins.
  6. “Carlos Burle, Profissão surfista” o título sintetiza com exatidão o que o leitor pode esperar do livro. O atleta, que dedicou a vida ao esporte, e ainda dedica, conta as passagens da vida com momentos inusitados, que incluem o hábito de ingerir a própria urina. Leitura obrigatória para os amantes do esporte.
  7. “Blue Mind”, escrito pelo biólogo Wallace J. Nichols, e sem tradução para o português, é um mergulho literal sobre os benefícios de uma vida próxima ao oceano, à saúde humana. Ideal para treinar o inglês e se encantar ainda mais com as maravilhas da Natureza.
  8. “Let my people go surfing” (WMF Martins Fontes), essa biografia é sem dúvida uma lição de vida e resistência. No português, o título “Lições de um empresário rebelde”, conta a trajetória de Yvon Chouinard, fundador da Patagonia, umas das maiores marcas no ramo de esportes de aventura. Atualmente, a Patagonia é considerada uma das empresas mais respeitadas, quando o assunto é compromisso ambiental. Inspiração pura!

Então é isso, boa quarentena e lembre-se: NÃO estamos em férias!

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

Layback Pro Prainha é a próxima atração da WSL no Rio

O Layback Pro Prainha, quarta etapa da temporada 2024/2025 da WSL South America, ocorre de 11 a 14 de julho na Prainha, Rio de Janeiro. Com transmissão ao vivo pelo site da liga, a etapa marca o sétimo campeonato promovido pela marca Layback, desde 2021. Laura Raupp e...

1 Comentário

  1. mgwin88

    In 1991, was introduced to the people of what we call now as the WORLD WIDE WEB.WORLD WIDE WEB is the part of the Internet that most users see and use and which has made it so popular. This gave birth to a big boom in web usage. The web continuous its growth in a very incredible way. There are now a billion of pages of the web and thousands more.
    .
    .
    .

    https://mgwin88tm.com/

inscrição feita!

Pin It on Pinterest