Há algumas semanas, um surfista da costa oeste australiana foi atacado por um tubarão-branco. As imagens do que restou da prancha de surfe, são assustadoras, e o que vem à cabeça é: puta merda, como esse cara tá vivo?!

por Janaína Pedroso

Já em Sydney, um homem esbofeteou um tubarão para salvar a vida de sua companheira, que surfava em uma praia, ao norte da cidade. A vítima ainda teve tempo pra fazer piada. “Só peso 60kg, vamos lá, vocês levantam mais peso que isso na academia”, contou um local que participou do resgate e carregou a mulher por mais de 50m.

Durante os anos em que estive morando em Perth, foram raras as vezes em que surfei tranquila. Era difícil não imaginar um monstro de cinco ou seis metros de comprimento e três de largura vindo me estraçalhar, enquanto eu aguardava a série entrar. Assim que mudei para Sydney, passei a surfar mais tranquila, porém, nem tanto…

A verdade é que os australianos estão tão habituados com ataques de tubarão, como um brasileiro está com a violência urbana; cada um com seus problemas. Honestamente, acho o nosso incomparavelmente pior…

Fascínio e pavor…

Mas a relação surfista x tubarão sempre foi uma questão. Nós, sem dúvida alguma somos os invasores e, por isso, reações como a de Kelly Slater, sobre abater tubarões nas Ilhas Reunião, por exemplo, me causam tremendo mal estar.

Sem dúvida, há um mundo sob nossas pranchas. Fascinante, por sinal.

Hoje em dia, com a tecnologia, imagens feitas por drone e até transmissões ao vivo, tornam possível, vez ou outra, ver o que se passa sob nossas pranchas. Alguns encontros são lindos e muitas vezes imperceptíveis até para os envolvidos, outros nem tanto…

  • Não dá pra começar essa lista sem antes falar de Mick Fanning e seu “encontro”…
Credito: Caters News Agency
  • Tudo em casa: de animal para animal. Essa reunião foi celebrada em Huntington Beach. Doguinho de sorte, nada além de um breve olá 🙂
  • “Temi pelo pior”. Estas foram as palavras do garoto de 14 anos, Zach Berman, que pilotava o drone e capturou o encontro entre um enorme tubarão-branco e um punhado de surfistas.
  • Por fim, mais uma reuniãozinha daquelas de arrepiar.

Apesar de achar tubarões animais incríveis, dou graças a Deus por não precisar conviver com esses queridos…