Home > Destaque > Em busca de equilíbrio: como uma ‘balance board’ pode ajudar a surfar melhor

Em busca de equilíbrio: como uma ‘balance board’ pode ajudar a surfar melhor

por | out 2, 2020 | Destaque, Entrevistas, Lifestyle | 20 Comentários

Surfar é maravilhoso. Ponto final. Mas, surfar também é difícil. Se você não começou a surfar com 6 anos de idade e também não é a Julia Santos, então meu amigo: você sabe bem do que eu estou falando! A verdade é que quanto mais velho se começa a surfar, mais difícil é.

por Janaína Pedroso

E o que faz do surfe um esporte tão complicado? Bem, são algumas variáveis, obviamente. Mas se eu puder escolher apenas um ponto, que torna essa modalidade tão desafiadora, eu diria: o equilíbrio, ou neste caso, a falta dele.

Prancha de equilíbrio Pine Boards. Foto Guilherme Brito.

Resumindo: sem equilíbrio, você simplesmente não fica em pé na prancha. É isso. Depois, há infinitas outras razões que tornam o surfe um dos esportes mais difíceis do mundo: medo de correnteza, pavor de quilha, falta de aptidão pra coisa, inconstância da natureza, vergonha de passar carão, equipamento errado, pânico de afogamento (haha, que exagero).. 

Enfim, por isso, yoga e outras atividades que trabalham com equilíbrio (físico e mental) são tão benéficas para quem surfa, ou para os que ainda sonham surfar um dia…

Uma Balance Board pra chamar de sua

Sempre quis ter uma balance board. Via vídeos e gente super equilibrada fazendo, achava aquilo lindo. De um domínio, uma destreza, que talento! 

Finalmente hoje tenho minha prancha de equilíbrio! Além de linda, estilosa, a danadinha vai me ajudar a voltar pro mar. 

Depois de meses longe da água por conta da gravidez, planejo minha volta! E será triunfal, de prancha nova e tudo!

Porém, além de quilos a mais, a gestação mexeu com meu equilíbrio. Assim, pensei que uma prancha de equilíbrio pudesse acelerar meu processo para voltar a surfar.

Mas, por que a balance board ajuda no surfe?

Para Caio Zurita, surfista e educador físico, formado na UNESP, (e meu vizinho!) a prancha de equilíbrio ou balance board faz parte da gama de atividades recomendadas por ele.

Fiz uma breve entrevista com Caio sobre o assunto:

Você indica a balance board para quem surfa? Sim, indico, porque ajuda bastante no equilíbrio propriamente dito porque a balance board trabalha os músculos que chamamos de estabilizadores, são músculos que ficam entre as articulações, mais profundos, joelhos, tornozelos. Então ao praticar a balance board trabalha-se a propriocepção, fortalecendo esse tipo de musculatura. Consequentemente, fortalecendo essa musculatura, ganha-se mais equilíbrio durante o surfe, maior estabilidade na prancha e, finalmente, surfar-se melhor.

Quais os benefícios da prancha de equilíbrio pra quem surfa? Um dos principais benefícios fora o próprio equilíbrio, é a questão da concentração. Porque durante o exercicio de equilibrio com a balance board vai exigir bastante concentração para iniciantes com a prancha de equilíbrio, vai ter que se concentrar bem pra começar a se equilibrar e não encostar a prancha no chão no começo. 

Então tem essa parte também psicológica e além da concentração, trabalha-se o tempo de reação, que é muito importante no surfe, pois os surfistas têm que ter esse tempo de reação mais apurado E além de tudo isso a prancha de equilíbrio ajuda na parte da musculatura, como frisei na pergunta anterior.

Quais grupos musculares são mais trabalhados durante a prática com a balance board? Com certeza grupo muscular do quadríceps, pernas. Mas não que não vá trabalhar outros grupos. O core, por exemplo, é um grupo muscular muito trabalhado porque na estabilidade, achando o equilíbrio trabalha-se também o core. Mas, a musculatura das pernas é, com certeza a mais exigida, em função também do trabalho de isometria pra conseguir manter o equilíbrio, a estabilidade na prancha. 

Para quem está começando com a prancha de equilíbrio, alguma dica?A dica que eu dou é para aproveitar também a prancha para fazer outros exercícios, como abdominal, a própria remada, flexão, essenciais para aprimorar o surfe. 

Pine Boards foi minha eleita

A beleza me chamou a atenção, não vou negar! Mas quando soube da história por trás da Pine, fiquei ainda mais convencida de que minha escolha foi acertiva. 

Afinal de contas, a Pine Boards nasceu durante a quarentena, época em que os três amigos de Atibaia, Caio, Victor e Luca se viram incapazes de praticar os esportes pelos quais são apaixonados: surf, skate e crossfit.

Sócios da Pine Boards, da esquerda para direita, Victor Kenji, Caio Trench e Luca Trench. Foto Guilherme Brito.

Dispostos a oferecer uma válvula de escape palpável a atletas independentes, reféns da aparente interminável pandemia, decidiram investir tempo para criar uma marca que fosse fonte de equilíbrio e qualidade de vida para pessoas forçadas a permanecer dentro de casa.

A iniciativa veio de encontro à uma antiga aptidão de Luca Trench, um dos sócios, que atraiu o investimento de seu irmão mais velho, Caio. “Resolvi apostar no talento do meu irmão por acreditar no potencial desse projeto”, disse.

O projeto é tocado no Instagram @pineboardsco e promete seguir crescendo e se fortalecer com o fim do confinamento. 

Com a mesma relevância, está a habilidade de Victor Kenji no marketing. Amigo antigo de Caio Trench e membro valioso da empresa.

Com diferentes modelos, a Pine Boards é puro estilo! Foto Guilherme Brito.

Vida longa à Pine!

Eu sigo com fé e foco na minha volta, e que a Deusa do equilíbrio esteja comigo!!

Beijos e boas ondas 🙂

Sobre o autor

Origem Surf

Janaína Pedroso surfa há 21 anos. É formada em Comunicação Social/Jornalismo, com especialização em Roteiro para TV, Teatro e Cinema. Já atuou como apresentadora com passagens pela Globo, Band e CNT e como repórter para Editora Trip. Atualmente divide seu tempo entre a maternidade, o surfe, a produção de textos e à frente da empresa de comunicação Origem Press.

Postagens relacionadas
Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

Surf de Yago faz Brasil retomar esperança de título mundial

O surf de Yago brilhou em El Salvador. A etapa Surf City El Salvador Pro finalizada ontem, 09, mostrou que o Brasil está na briga por mais um título mundial. Apesar da vitória de John John Florence, os brasileiros Yago Dora, vice-campeão, e Gabriel Medina avançaram no...

A história por trás de um viral emblemático do surf

A história por trás de um viral emblemático do surf

A internet trouxe com ela alguns fenômenos e um deles é sem dúvida o viral, aquele vídeo ou foto que viraliza, e alimenta o algorítimo em escalas montanhosas; e o surf também surfa a onda. Quanto mais visualizações, mais o bicho ganha tração. No surf há inúmeras...

20 Comentários

  1. Diego

    Ideia e produto top, de qualidade! Essa atividade ajuda a melhorar muito a concentração além de ser muito gostoso praticar!

    • Julian Felicio

      Produto de excelente qualidade! Como personal trainer uso muito com meus alunos para desenvolvimento de propriocepção e aumento de performance esportiva. Sucesso!!

  2. Cristina Sanches Ferrari

    Me falta o tal equilibrio para o surf…rs

  3. Clarisse Lemos

    Boa tarde! Acompanho as matérias do Origem Surf. Achei bem interessante os benefícios do Balance Board, até porque meu sobrinho fabrica balance board, aqui no Rio Grande do Sul, com a marca OSNÓS (site http://www.osnos.com.br) O produto é fabricado com matéria prima de bambu, primando pela questão da sustentabilidade.

  4. Ricardo

    As balance Boards realmente ajudam muito, não só no surf como em vários outros esportes de prancha.
    Prático wakeboard e me ajuda muito não só no equilíbrio como no posicionamento correto do meu corpo.
    Tenho um balance da Pine Boards e recomendo muito.
    Além do produto ser de altíssima qualidade o acabamento é primoroso.

  5. Jeferson

    Excelente produto. Faço Karatê e preciso treinar mto a parte do equilíbrio. Material de boa qualidade. Parabéns.

  6. Roberto teixeira mendes

    Corrigindo seu texto, onde você usa “vai de encontro”, o correto seria “vai ao encontro”. Não precisa publicar o comentário…
    Abraços

  7. tur6th

    By the mid 20th century, humans had achieved a mastery of technology sufficient to leave the atmosphere of the Earth for the first time and explore space.Technology deals with human as well as other animal species’ usage and knowledge of tools and crafts, and how it affects a species’ ability to control and adapt to its natural environment. https://mgwin88tm.com/ The word technology comes from the Greek technología (τεχνολογία) — téchnē (τέχνη), ‘craft’ and -logía (-λογία), the study of something, or the branch of knowledge of a discipline.[1] A strict definition is elusive; technology can be material objects of use to humanity, such as machines, but can also encompass broader themes, including systems, methods of organization, and techniques.

  8. mgwin

    An e-mail was developed through ARPANET as did the bulletin-board system. It has now different qualities; here are some of them; yahoo.com, yehey.com, mail.com, hotmail.com and more. People knew that it was a modern way in sending their mails to their families, friends, loved ones, and other relatives.

    https://mgwin88tm.com/

  9. NicK

    Você esqueceu de falar que o Caio Zurita é embaixador da MOOSSE, uma marca de balance board / prancha de equilíbrio, que foca seus treinamentos para o surf, por sinal eles tem muitos materiais bacanas de treino, que juntos desenvolveram. Vale a pena conferir!

  10. สมัคร joker slot

    Nice post with valuable information. thanks for sharing the post. keep posting.

  11. satta matka

    It was a very good post indeed. I thoroughly enjoyed reading it in my lunch time. Will surely come and visit this blog more often. Thanks for sharing.

  12. 123win

    While it may be true that the potential for such gambling activity is evident, the question that arises about it is whether or not it is called for. With gambling done all around the world everyday,

  13. พลิงโกะ

    people will be reintroduced to casino betting from time to time with variations here and there. With respect to casino betting

  14. 3xbet

    Do you gamble? If so, then stop! You can take care of your gambling needs at our slot casino. We have a wide selection of games

  15. 3xbet

    With a bonus for starting off, weekly prizes, and promotions, it’s no wonder that Spinland is the best place to go for your casino game needs.

  16. 3xbet

    If you’re curious to try something new or just want a change of pace, we have a game for you!

inscrição feita!

Pin It on Pinterest